Recommended Posts

Publicado

Boas,

Preciso de ajuda com as minhas plantas…

Tenho cabombas e anubias no meu aquario há cerca de 2 meses (iniciei-me agora com as plantas), tenho um oto, e caracóis que me ajudam a combatar as algas indesejaveis que se alojam nelas…

Reparei agora que na ponta das folhas das anubias começa-se a formar uma zona verde escura.

Penso que seja algas… passei a mão para ver se com os dedos conseguia limpar, mas aquilo está mesmo agarrado à planta…

Será que a folha fica assim?

na ultima semana reduzi de 10 horas de iluminação, pra 8... poderá estar relacionado?

Obg desde já pela ajuda

Publicado:

Olá.

Não sei as dimensões do teu aquário, nem a iluminação que tens, mas digo-te que isso é perfeitamente normal...

É muito complicado manter um aquário perfeitamente sem algas. Seja através de controlo de nutrientes, introdução de animais algívoros, etc... conjugando estas maneiras, é possível conseguir ter resultados óptimos, e em que a proliferação de algas fica bastante controlada. Mas as algas existirão sempre... podem é não ser em grande número. Para os chamados aquários de alta manutenção, torna-se difícil ter plantas de crescimento lento expostas directamente à luz. As algas greenspot gostam disso. Por isso é que mesmo nos aquários com poucas algas, essa é das únicas que se mantém mais visível.

O que aconselho é a colocar a anúbia numa zona mais sombria. Seja por debaixo de plantas mais altas que façam mais sombra, ou nos cantos do aquário, que regra geral, é onde há menos luz.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Se forem mesmo greenspot e também começarem a aparecer nos vidros e inertes, experimenta reduzir a fertilização de micro nutrientes, em especial de ferro.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

Tb tinha umas anubias com esse tipo de algas, isto devesse ao facto de receberem muita luz.

Há talvez umas 3 semanas comecei a utilizar o Flourish excel da Seachem aplicado com uma seringa diretamente nas folhas das anubias e as algas já desapareceram talvez a 80% utilizo conforme a burla, 5*.

Cumpr.

Publicado:

Desde já mt obg pela vossa ajuda.

por acaso não conhece nenhum peixe que coma este tipo de algas?