anonymopt Publicado Julho 15, 2011 Publicado Julho 15, 2011 Boas o meu a1quario de 230L ja tem quase 1 ano e nas ultimas 2 semanas estive fora de casa e quando cheguei o aquario estava assim http://farm7.static.flickr.com/6024/5940363206_62a0ea13f6_m.jpg http://www.flickr.com/photos/hugocastano/5940296368/in/photostream um cenario bastante assustador.. fiz os testes e o nivel de nitratos está baixo (tenho um material no filtro que tenho vindo a renovar de tempo a tempo que trata dos nitratos) não percebo o que terá sido não tenho adicionado nada.. e o ano passado o aquario ficou 1 mes assim e não houve qualquer problema de algas :S Ambiance 120 Finalmente de volta do Mini Travel Guides
RicSilva Publicado: Julho 15, 2011 Publicado: Julho 15, 2011 Boa tarde Como é que deixas-te o aquário durante estas duas semanas? em termos de luz, comida, etc Fazias fertilização?
anonymopt Publicado: Julho 15, 2011 Autor Publicado: Julho 15, 2011 Boa tarde Como é que deixas-te o aquário durante estas duas semanas? em termos de luz, comida, etc Fazias fertilização? não fazia fertilização, em termos de luz deixei igual a como deixo quando estou em casa... a unica diferença foi o o estore da janela estar para baixo.. comida foi o alimentador que é de qq maneira o que o costuma alimentar mesmo quando estou cá Ambiance 120 Finalmente de volta do Mini Travel Guides
RicSilva Publicado: Julho 15, 2011 Publicado: Julho 15, 2011 (editado) Visto que deixas-te tudo normal, as algas apareciam mesmo que não tivesses ausente. Podes indicar um valor do nitratos? Nitratos demasiados baixos também provocam algas e quando aliado a um excesso de fosfatos melhor ainda para o apareciemnto de algas. A razão é simples, as plantas não conseguem absorver o fosfato se não tiverem nitratos suficientes na coluna de água. Neste caso quem aproveita o fosfato são as algas. Mas isto é só uma hipótese, o que tens a fazer, independente de tudo, é limpares os vidros, podes usar lá filtrante, e com o tubo, enquanto fazes uma TPA, sugar as algas que estão no tronco/material decorativo. Caso queiras e para completar a informação podes sempre fazer outros teste. Editado Julho 15, 2011 por RicSilva
anonymopt Publicado: Julho 15, 2011 Autor Publicado: Julho 15, 2011 Visto que deixas-te tudo normal, as algas apareciam mesmo que não tivesses ausente. Podes indicar um valor do nitratos? Nitratos demasiados baixos também provocam algas e quando aliado a um excesso de fosfatos melhor ainda para o apareciemnto de algas. A razão é simples, as plantas não conseguem absorver o fosfato se não tiverem nitratos suficientes na coluna de água. Neste caso quem aproveita o fosfato são as algas. Mas isto é só uma hipótese, o que tens a fazer, independente de tudo, é limpares os vidros, podes usar lá filtrante, e com o tubo, enquanto fazes uma TPA, sugar as algas que estão no tronco/material decorativo. Caso queiras e para completar a informação podes sempre fazer outros teste. os nitratos tao a volta de 25 ou menos Ambiance 120 Finalmente de volta do Mini Travel Guides
RicSilva Publicado: Julho 15, 2011 Publicado: Julho 15, 2011 Nesse caso o valor de nitratos não está baixo! Está alto.` É aceitavel um máximo 20mg/l de NO3. Mas o valor ideal é entre os 5 mg/l e os 10 mg/l. Para acabares com as algas é só fazeres o que disse. TPA e remoção manual das algas.
anonymopt Publicado: Julho 15, 2011 Autor Publicado: Julho 15, 2011 Nesse caso o valor de nitratos não está baixo! Está alto.` É aceitavel um máximo 20mg/l de NO3. Mas o valor ideal é entre os 5 mg/l e os 10 mg/l. Para acabares com as algas é só fazeres o que disse. TPA e remoção manual das algas. pois mas é esquisito que os nitratos andam sempre entre os 10 e 25 e agora em menos de 2 semanas isto explodiu.. e eu nem tinha algas antes.. e ha perto de 1 ano atrás teve 1 mes sem eu fazer TPAs porque tava no estrangeiro e não houve complicações.. Ambiance 120 Finalmente de volta do Mini Travel Guides
RicSilva Publicado: Julho 15, 2011 Publicado: Julho 15, 2011 (editado) Não quer dizer que tenha sido só os nitratos. É um conjunto de factores que desencadeiam o aparecimento de algas. O facto de ter surgido agora tem uma explicação: À um ano atrás não tinhas a quantidade de nutrientes que tinhas agora. Visto que não fazes fertilização, parto do principio que a quantidade de nutrientes disponíveis na coluna de água diminuiu e isto leva a uma diminuição da velocidade de absorção das plantas. Por ultimo, as plantas para consumirem determinado nutriente precisam de outro primeiro, logo quando há falta de nutrientes essências a absorção dos restantes origina-se uma acumulação de nutrientes que não são absorvidos que as algas aproveitam. Editado Julho 15, 2011 por RicSilva
RicSilva Publicado: Julho 15, 2011 Publicado: Julho 15, 2011 (editado) edit Editado Julho 15, 2011 por RicSilva
Recommended Posts