Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

É com muito prazer que me inicio neste fórum. Chegou a hora de finalmente montar o meu aquário que está na garagem há cerca de 6 anos (novo em folha) à espera da sua oportunidade. Para tal falta-me a luz e queria fazer algo tipo DIY mas que fosse adequado ao nível de plantas que pretendo ter. Já pesquisei por aqui mas, confesso, não estou nada esclarecido. Assim sendo, gostaria que me dessem umas dicas sobre o tipo de iluminação (tipo de lampadas, numero de lampadas, potencia e outros detalhes que considerem improtantes) a montar para um áquario de 80 cm em que pretendo ter plantas Low-tech mas que vivam felizes e saudáveis!!!

Abraço

Publicado:

falta-te dizer uma coisa importante. qual a altura do aquário.

Publicado: (editado)

Boa noite,

Ora aqui vai a informação das dimensões do aqua:

Medidas: 81 x 31 x 45cm

Capacidade: 81L

Volume: 98dm3

Espero que me possar ajudar. Obrigado!

Editado por DanRocha
Publicado:

Viva,

O meu é quase igual, 2 cm de diferença :D

Eu comprei a iluminação aqui a um dos anunciantes no fórum, uma calha t5 3 x 24W, estou muito satisfeito.

Se queres fazer uma coisa tu mesmo, sugiro-te isso mesmo, t5 3 x 24W ou mesmo 4 x 24W, com opção de ligarem 2+1 ou 2+2.

Abraço,

que plantas queres manter? Também recomendo um minimo de 40W total para as plantas mais simples.

plantas low tech para o teu aqua

com 30W podes manter toda a variedade de anubias sp. (recomendo), fetos de java, cryptocoryne sp.

com 40W vallisneria sp., sagittaria sp.

com 70-80W bacopa sp., algumas espécies de hygrophilas, echinodorus sp. eleocharis parvura/accicularis/vivipara, etc

são tantas... fora as que não lembrei. :)

Editado por Quo
Publicado:

Recomendo-te vivamente a fazer uma calha com lampadas T5 3 x 24w que ficas com um total de 72w ja da para manteres uma grande variadade de plantas. Também necessitas de CO2. Vais fazer caseiro ou vais utilizar sistema pressurizado??

Cumprimentos.

Mais que um hobby, uma vida <3

Publicado:

Recomendo-te vivamente a fazer uma calha com lampadas T5 3 x 24w que ficas com um total de 72w ja da para manteres uma grande variadade de plantas. Também necessitas de CO2. Vais fazer caseiro ou vais utilizar sistema pressurizado??

Cumprimentos.

Publicado:

Estão a esquecer que o rocha quer fazer um lowtech, por isso muita iluminação e co2 não fazem parte da designação de um low-tech, nem grandes fertilizações. 40w é o que te recomendo para manteres plantas de fácil manutenção e que não carecem de muita luz. Podes jogar com as varias espécies de musgo e até podes fazer tapete de riccia, anubias (claro), no fundo fica porreiro rotala indica ou valisnerias nana. Já vi certos lowtwch que metem inveja a qualquer um , principalmente pensado que não foi gasto nem metade do dinheiro. Podias pensar em fazer com plls, talvez podias colocar só uma de 55w que ficava mais económico vai ao site da aquaeden que tens tudo para um projecto diy.

Boa sorte

Publicado:

Pois esqueci-me do promenor de se Low Tech então retiro o que disse em relação ao CO2. E na iluminção nao podia concordar mais contigo geada. Acho que compensa muito mais.

Publicado:

Pois esqueci-me do promenor de se Low Tech então retiro o que disse em relação ao CO2. E na iluminção nao podia concordar mais contigo geada. Acho que compensa muito mais.

Publicado:

Obrigado pelas preciosas dicas.

Quero algo que me permita evoluir no futuro. Entendo que tendo a calha preparada para 4 lampadas, poderei aplicar a potencia em função da flora a manter. Começo pro Low-tech mas se a coisa me correr bem quem sabe evoluo para outros voos. O que quero é se possível comprar desde já material que me permita dar o salto sem investimento ou com gastos mínimos.

Já cá voltarei!

Publicado:

Viva,

Realmente não tinha lido o "low tech"... raio de estrangeirismos...

Há balastros electrónicos que dão para 3 x 24W por exemplo, é capaz de ser vantajoso comprar logo um desses mesmo que não ligue logo todas as lâmpadas.

Abraço,

• 4 semanas depois...

Boa noite a todos...

Regressado das férias e ainda com uns diazitos para gozar, quero meter mãos à obra e começar por montar algum dos aquas que tenho por cá parados!!

Estive a pensar melhor e dado que para o de 80 cm ainda me falta algum material, vou de imediato começar por montar o (nano) de 50x28x25 cm.

Começo por este e aproveito para ganhar alguns conhecimentos e embalagem para o de 80 cm.

A minha ideia será ter um aqua com plantas bonitas, se possível bem decorado e dois ou três peixitos pequenos!

Esse aqua tem uma calha antiginha da Anivite com uma lampada T8 Grolux de 15 W.

A minha questão é a seguinte: Serve? Posso ou devo adaptá-la, substituindo a lampada, alterando a calha, ou não serve para o que pretendo?

Editado por DanRocha
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!