Nuno Antunes Publicado Fevereiro 3, 2005 Publicado Fevereiro 3, 2005 Bom, esta informação tem estado no tópico acerca do meu aquário mas para evitar que pessoal com menos largura de banda tenha que carregar as imagens todas, decidi copiar a info de lá para aqui. Vou também fazer quote ao Nelson que na altura me perguntou algumas coisas sobre o fundo que acho que acabam por ser relevantes. Agora o que me continua a fazer confusão é o fundo RazzEntão o material ja vem tal e qual se apresenta nas fotos...mas tu disseste que vem em latas segundo li...logo...não tou a perceber nada Smile se vem em latas presumo que venha comprimido e depois tenhamos que ser nós a ajustar a sua disposição...certo? se sim como o fazes? isso é maleavel? precisa de ser cozido ou algo assim? desculpa tanta pergunta que pode parecer ridicula mas é que realmente nunca vi tal material a minha frente...e so mais uma coisa (por agora Smile )...como é que o fixaste ao aquario? atraves de alguma cola? ou o proprio material agarra ao fundo? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 3, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2005 Oi Nelson... Estás a ver as latas de chantili? Aqueles que usamos nos morangos, bolos e afins? O principio é o mesmo. Aquilo é uma lata grandona com um aplicador. Pegas na lata, agitas, viras de cabeça para baixo e espalhas... fica como fica o chantili... tal e qual. Depois podes alisar aquilo... tens aí uns 2 minutos antes de a espuma começar a ficar mais peganhenta que cola. Uma das caracteristicas da espuma é que expande até cerca de 30 vezes o seu tamanho inicial, como podes ver é bastante. Enquanto está molhada nem penses em lhe mexeres muito... não dá pois ao fim dos tais 2 a 5 minutos cola-se a tudo menos ao que queres. Aquilo que fiz no meu fundo foi o seguinte: - Primeiro arranjei umas garrafas de plástico de fanta de litro (2 ou 3 chegam... cada uma dá na boa uns 4 a 5 tuneis). A zona onde cola o rotulo é direitinha e perfeita para o que se pretende. (as garrafas de cola de litro têm uma zona direita mais pequenita por isso não servem tão bem) - Depois peguei numa tesoura e cortei apenas a parte do rotulo (a zona direita). Como aquilo já é um cilindro, tiras o rótulo fora e cortas umas tiras no plástico, no sentido do comprimento e tens uma série de tuneis. - A seguir agarrei numa placa de esferovite para servir de base, meti-a dentro do aquário, colei-a bem com silicone ao vidro (experiencias anteriores mostraram-me que a esferovite flutua... e muito!) - Sobre a placa apliquei uma camada de espuma e alisei mais ou menos... não vale a pena tentar alisar muito pois ela expande e acaba por cobrir as zonas sem nada, ou apenas "sujas", e além disso essa camada é a base, não se vai ver... é só para os peixes não terem contacto directo com a esferovite de fundo. - Enquanto a espuma curava (vem indicação de tempo na lata mas eu só esperei 1 hora pois sou um apressado) peguei um rolo do papel higiénico e enrolei 1 folha de papel apenas sobre os pedaços de plástico... cada pedaço leva aí umas 2 a 3 folhas de papel. - No fim da espuma curada (fica um relevo muito baixinho), assentei os meus pedaços de plástico cobertos de papel sobre ela. O relevo ajuda a formar as cavernas, umas mais altas, outras mais baixas e largas, etc. É a gosto. - Depois da trabalheira com as cavernas (relembrar que a espuma não estava totalmente seca, continuando a colar-se a tudo) vem a parte divertida... espalhar espuma que nem um louco sobre o arranjo todo... a espuma cria o resto do efeito O unico cuidado é não colocar espuma muito perto das entradas para depois se tirar o plástico que fica por baixo sem problemas. O papel higiénico ajuda a que a espuma não se cole ao plástico. - Depois de acabar a parte divertida, borrifa-se com água para ajudar à cura, e espera-se tipo uma hora. Ao fim dessa hora podes sacar fora os plásticos. A espuma ainda não está completamente seca mas dá para ajeitar um ou outro pormenor. Como a água borrifada se entranha, o papel higiénico desfaz e permite soltar bem os plásticos -Nesta altura dá para baixar um pouco algum "monte" mais alto , bastando para isso comprimir um pouco. - Umas 2 a 3 horas depois (depende da temperatura ambiente), podes pegar numa faca/lamina comprida, localizar o tunel de cada caverna e abrir um buraco mais ou menos a meio com um movimento circular e ganhas uma caverna com 3 entradas possiveis... Também podes fazer redes de tuneis com os plásticos... tens é que te lembrar que tens que os tirar depois, não vais querer os teus peixes a verem o mundo em tons de verde pois não? Para um aquário com 100*50*50 com o fundo a ocupar 100*45, gastei 2 latas das grandes de espuma. Cuidados a ter com a espuma: 1 - Usa roupa velha e muito especialmente luvas de cozinha! Se te armares em "macho" que não usa luvas, vais passar pela vergonha de andares com as mãos pretas durante uma ou duas semanas Smile A espuma adere muito bem à pele humana e para a tirar é o cabo dos trabalhos... não sai. 2 - Usa uma divisão bem arejada... no processo de cura libertam-se gases nocivos e se os respiras muito tempo, no minimo ficas com uma brutal dor de cabeça! 3- Tem um rolo de papel de cozinha à mão e não te preocupes com a espuma no vidro... depois de seca sai sem problemas nenhuns. 4- Organiza o trabalho para teres tudo perto de ti... o ultimo que queres é pingar espuma de poliuretano pela casa! 5- Se quizeres "tingir" a espuma podes aplicar corante em pó, daquele que se junta aos cimentos. .. tem apenas atenção a que seja natural e sem tóxicos. como depois juntas água o corante dilui. 6- Depois de pronto (i.e, totalmente seco), lavar é essencial, quanto mais não seja para libertar os restos de papel higiénico... E pronto... um how-to de como fazer um fundo Nota final: Avisa a mãe/esposa com antecedencia, ou vai ser o cabo dos trabalhos Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 3, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2005 Entao e a nível de segurança para os peixes?ja que isso liberta gases toxicos sera que não continua a faze-lo para dentro da agua? essa montagem foi feita quanto tempo antes de encher o aquario? e o aquario ciclou quanto tempo? a avaliar pelos teus peixitos definitivamente isso não lhes faz mal nenhum mas acho que teria alguma relutancia...pelo menos ate os ver felizes ao cabo de 1 ou 2 semanas...ate la acho que ia andar sempre a espera de ver algum bichinho a passar um mau bocado... Essa é a vantagem da espuma de poliuretano... enquanto humida e no processo de cura liberta gases tóxicos, mas depois de completamente seca é totalmente inerte e totalmente inofensiva, podes cortar,pintar, o que quiseres Smile Os peixes já estão com este fundo à sensivelmente 3 meses e como verificas pelas fotos sentem-se perfeitamente à vontade para passear pelas tocas e não detecto nem agora nem nos primeiros tempos qualquer sintoma de envenenamento. Sempre comeram muito bem, estão vivaços como lhes compete e continuam doidos como sempre. As próprias algas que aparecem no fundo parecem não ter qualquer problema em se agarrarem e crescer. A espuma ao fim de 24h está totalmente curada. Neste caso coloquei água ao fim de 3 dias, porque tinha que deixar o silicone curar e esse leva 3 dias. O aquário... esse ciclou uma semana apenas porque tinha a água toda do aquário anterior... 200L dela , assim como decorações e afins. Nas primeiras semanas vais é tirar alguns pedaços de papel higiénico que se vão soltando... mas como o papel é bio-degradável não há problemas... é só pescar o gajo. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
pirum dorado Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 So mais uma coisinha acerca do poliuretano expandido; se absorver agua comeca a decompor-se (muito mau cheiro)e a desfazer-se em particulas que provavelmente irao entupir qualquer filtro! Aconselho a revestir (pintar) com resina epoxi para vedar todo e qualquer poro.Se fizerem um fundo destes sigam as instruções deste forum(a construção em poliuretano), pinte-no ao vosso gosto (tintas acrilicas, obrigatoriamente) e finalizem com resina epoxi. Citar
pirum dorado Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Desculpe-me, eu esqueci de dizer que trabalhei 12 anos com poliuretano, fibras de vidro,poliester,epoxi, carbono e kevlar a fazer desde kayaks a caixas frigorificas.Isto e que vender. Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 22, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2005 Boas. Essa informação é muito importante e obrigado por partilhares Já agora, tens ideia da taxa de decaímento do poliuretano não protegido na água? Ou seja, quanto tempo até o processo de decomposição iniciar? Nessa decomposição são geradas particulas perigosas para os peixes? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
pirum dorado Publicado: Fevereiro 28, 2005 Publicado: Fevereiro 28, 2005 O poliuretano tambem e sensivel a radiação UV. Se acontecer uma combinação destes dois factores (agua e radiação UV(lampadas de espectro total 10.000K, porque alguns tipos de lampada a emite)), pode comecar a degradar-se em seis meses. Ao pricipio,notas se esfregares o dedo(nao a unha) no poliuretano e se soltarem particulas que turvam a agua, pronto, tem tres meses para tirar aquilo fora do aquario. E por isso que eu recomendo pintura e vedar tudo com resina ( e indiferente poliester ou epoxi).As resinas podes comprar em surf-shops,decatlon,fabricas de peças em fibra de fibra.Mais uma acerca de resinas; a cura total da resina demora umas tres horas, mas o pivete a etileno demora uma semana a sair, por isso um aquario e para ser feito com calma e não ser preciso chorar pelos peixes mortos. Eu vou ao aniversario do forum, posso explicar-te detalhadamente com eu faço( sou um gajo das obras e não escritor!!!!!!!! cumps Citar
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 28, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2005 Tal como eu temia... vou ter que retirar o fundo do aquário da minha esposa também. Obrigado pela tua informação. Desconhecia essa questão da degradação e sempre pensei que era totalmente inofensivo. Fica para o restante pessoal... poliuretano na água sim... desde que 100% "impermeabilizado". Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Neptenor Publicado: Janeiro 22, 2007 Publicado: Janeiro 22, 2007 Altamente... só encontrei este post quando procurei por resinas. O que eu corri para saber que tipo de resinas podia utilizar por cima da espuma de poliuretano. Se entendi será: 1º Fazer a estrutura com espuma e outros materias (se for uma estrutura muito grande) 2º Pintar (aqui vai uma pergunta: quais as tintas mais indicadas? falou-se em tintas acrílicas... todas? quando as for comprar pergunto por tintas acrílicas e mais nada ou tenho que especificar mais algum dado; se assim for como lhes devo chamar?) 3º Impermeabilizar com resina (poliester ou epoxi) -> é por este nome? quando a for comprar pergunto por "resina epoxi"? ... outra questão: Se por ventura não quiser pintar pq quero dar um efeito de pedras coladas, areão colado, qual o procedimento? ... faço a estrutura e depois espalho essa resina para colar as pedras e o areão para depois voltar a aplicar outra camada de resina para proteger?? Ou existe alguma massa/cola especial que se aplica depois da estrutura feita e antes da resina? Por falar em massa... existe alguma massa de moldar que possa utilizar em cima do poliuretano e que não seja toxica mais tarde? Eu sei que estou a fazer muitas perguntas mas estou convicto que no meu projecto vou utilizar a arte do maquetismo para fazer os abrigos para os meus Discos e não quero fazer uma asneirada daquelas fixes e provocar uma mortandade . O projecto é um 300x60x60 de dupla face (http://novoaquario_projecto.blogs.sapo.pt/) e como é difícil recriar um plantado de duas faces vou ter que ser original e um bocado ousado para conseguir alguma coisa de jeito. Por isso mesmo agradecia a Vossa ajuda, embora que, com a informação disponível já me ajudaram bastante Espero ansiosamente por novas informações Abraço Nuno Neptenor Citar
Recommended Posts