Recommended Posts

Publicado

Olá,

Nas lojas de peixes os aquários sempre costumam-se ficar com água neutra, certo?

Este fato afeta os peixes realmente a ponto de deixá-los doentes por não estarem vivendo em PH ideal?

Ou a maioria das lojas faz controle de PH?

Grato,

===================

Vilmar Brazão de Oliveira

São Paulo/SP/Brasil

http://www.vilmarbro.com.br

Publicado:

Em Portugal a legislação obriga a que o ph seja o correcto para a espécie.

Posso-te dizer que a grande maioria das lojas faz controle de parametros da água tal como nós em nossa casa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Posso-te dizer que a grande maioria das lojas faz controle de parametros da água tal como nós em nossa casa.

Era bom que isso fosse verdade, Nuno :roll:

Infelizmente, só as boas lojas o fazem, muitas são as que o ph é o que sai da torneira, independentemente do tipo de peixes que lá tenham.

O ideal é medirmos o ph da água que vem no saco e, se a diferença em relação ao nosso aquário for muita, devemos fazer uma aclimatização mais cuidada e mais lenta. Claro que é sempre preferível comprar os peixes em lojas de confiança, vocacionadas para a aquariofilia

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas,

quando eu fui comprar a uma loja os meus Apistograsmas, preguntei qual o ph da agua em que este se incontrava para não haver uma grande mudança de ph...e o senhor foi buscar uma folha enorme...com os parametros todos de todos os aquarios...e era uma loja grande...

Disseme ºC, pH, gH, kH e amonia...

Por tanto uma boa loja...e BARATA! :roll:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:
Era bom que isso fosse verdade, Nuno  :roll:  

Infelizmente, só as boas lojas o fazem, muitas são as que o ph é o que sai da torneira, independentemente do tipo de peixes que lá tenham.

O ideal é medirmos o ph da água que vem no saco e, se a diferença em relação ao nosso aquário for muita, devemos fazer uma aclimatização mais cuidada e mais lenta. Claro que é sempre preferível comprar os peixes em lojas de confiança, vocacionadas para a aquariofilia

Bom, todas as lojas verificam os parametros... agora estes estarem de acordo com a espécie tal como manda a lei é que és capaz de ter razão.

Mas isso... também, conhecendo as nossas inspecções em portugal às tantas a loja era multada por ter peixes de ph ideal 8 , em ph 8,2...

E sabemos bem que a maioria das espécies que se vende nas lojas aguenta perfeitamente ph's entre 6 e 8 sem grandes problemas, por isso estarem em ph 7 não é de todo mau.

Excepto os ciclideos africanos dos lagos que querem no minimo 8, quase todos os peixes vivem bem em ph 7, por isso não acho que venha grande mal por aí.

Pessoalmente prefiro que as lojas mantenham os parametros de água estáveis e me digam logo "o ph deste aquário é X" do que tentem manter um ph mais correcto e este ande depois a variar um bocado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Numa loja de bairro perto de mim, onde havia desde Discus (juntamente com peixes de água fria) a mbunas, dizia-me o lojista: "o ph aqui é todo alcalino". De facto, o ph nessa zona ronda os 8! Uma vez ouvi o seguinte comentário entre os empregados: "os neons estão a ficar com as barbatanas desfeitas, o ph está muito alto..." e lá foram eles espetar com ácido na água...

Não quero dizer com isto que este é o comportamento generalizado, apenas que, como em tudo na vida, há bons e maus. Cabe-nos a nós ter essa percepção e escolher as lojas que nos dêm garantias de qualidade dos seres que lá têm.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas,

queres que eu te diga porque e que os Discus tavam em agua fria?Para poderem vender juntamente com os de agua fria, porque na tua zona as velhinhas decerteza que compraram discus... :roll::lol:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:

Não, os peixinhos vermelhos é que estavam em água quente. Questões de gestão de espaço...

Cumprimentos,

Paulo Duarte