Recommended Posts

Publicado

Viva,

Olá a todos, solicitava uma opinião ao pessoal mais batido sobre se estarei a proceder bem ou nem por isso :shocked028:

O meu objectivo é ter um aquário com as plantas o mais saudáveis possíveis.

O áqua é de 90 litros brutos, portanto cerca de 75/80 reais, tem iluminação t5 3 x 24 W (6500K + 8000K + 10000K), injecção de CO2 caseiro (não go$$$to do de botija :Fade-color ) tem substrato fértil à base de humus de minhoca e comecei a fertilizar com o tropica PN+, mais um pouco de potássio da Seachem (li algures por aqui que o fertilizante da tropica tinha pouco potássio) e estou a adicionar também um pouco de Flourish Excel (cerca de metade da dose recomendada) para ajudar o CO2 caseiro.

As plantas aparentemente estão a reagir bem, excepto a Staurogyne, tenho também ainda algumas algas.

Estou a proceder bem?

Foto geral do áqua:

img1895wt.jpg

Obrigado antecipadamente pela V. preciosa ajuda,

Abraço,

Publicado:

Boas tardes, para podermos ajudar melhor era necessário os parâmetros da agua do seu aquário se possível. É estranho a Staurogyne não se estar a dar bem pois é uma planta resistente que necessita de luz moderada e pode ser mantida sem injecção de co2 , como tem uma boa iluminação e faz injecção de co2 o problema será outro poderá ter a ver com a fertilização mas sem valores de no3 e po4 é difícil pensar numa causa, essa planta vem de aguas acidas se estiver o ph muito alto pode ser uma das razões. O aquário está muito bom só modificava a parte central que lhe dá um aspecto pouco natural.

Publicado:

Viva,

Ora aqui vão os valores:

kh = 7

gh = 10

no2= 0

po4= 0.25

ph = 7.25

no3, não tenho teste :sleepiness2:

Aquela zona central é uma zona a rever depois de efectuar uma poda, pois nada da montagem correu como eu pretendia :confused4:

Aqui vai uma foto de hoje.

img2022mh.jpg

A staurogyne parece-me pior... :shocked028:

Abraço,

Publicado:

Parece estar tudo ok, em principio não terá o no3 muito alto mas aconselho a adquirir o teste. Alguma coisa está a forçar o aparecimento de algas, o aquário apanha alguma luz solar directa? Poderá também ser derivado a falta de co2 apesar de que pela tabela de ph kh tem uma concentração de co2 de 21 que esta nos parâmetros ideais mas a tabela nem sempre é para levar a letra.

quantas horas de iluminação tem por dia?

Pelas fotos não dá para ver que tipo de algas está a criar cada uma tem a sua razão de aparecer mas parece que está tudo de boa saúde, as plantas até estão bem parecidas.

Publicado:

...Alguma coisa está a forçar o aparecimento de algas, o aquário apanha alguma luz solar directa? Poderá também ser derivado a falta de co2 apesar de que pela tabela de ph kh tem uma concentração de co2 de 21 que esta nos parâmetros ideais mas a tabela nem sempre é para levar a letra.

quantas horas de iluminação tem por dia?

Pelas fotos não dá para ver que tipo de algas está a criar cada uma tem a sua razão de aparecer mas parece que está tudo de boa saúde, as plantas até estão bem parecidas.

Viva,

Respondendo às suas questões:

1 - O áqua não apanha luz solar directa;

2 - Algas: tenho 2 tipos de algas, as "green spot" com essas não estou muito preocupado, pois como o áqua apenas tem 45 dias acho que são "normais", certo? a outra alga ´vinha numas plantas que adquiri e que já retirei, permanecendo apenas nas anubias petit e nas folhas mais antigas das sagitárias, também estão nos furos da flauta do filtro, coloco uma foto mais abaixo a ver se é possível identificar a dita, do que tenho lido não sei se serão filamentosas ou as BBA's;

3 - O fotoperíodo era de 6 horas, passou desde Domingo passado para 7 horas e passei também desde essa altura a adicionar diáriamente 1,5 ml de flourish excel, julgo estar a proceder correctamente.

A foto da "bicha":

img2020m.jpg

Obrigado pela sua ajuda.

Abraço,

Publicado:

O aquário como só tem pouco mais de 1 mês é normal que as algas apareçam o meu tem 2 meses e ainda tenho algumas, mas com o tempo se tudo se manter assim devem desaparecer, a iluminação de apenas 6 horas pode ser uma das razões para ter acontecido isso 8 horas acho que seria o ideal,. As algas são filaminosas e infelizmente o único peixe que as elimina são os sae ou cae, que não são muito convenientes pois atingem um tamanho considerável e tendem a tornar-se agressivos. Tente fazer uma maior movimentação da agua á superfície como eu fiz para aumentar o o2 comigo resultou pois em fim de 3 dias metade desapareceram. Também ouvi dizer que se pode colocar agua oxigenada para combater as algas mas não sei a dosagem nem como se aplica. Se o problema se manter ou agravar poderá fazer um apagão de 3 dias podendo colocar um saco de lixo preto no aquário para não apanhar o mínimo de luz possível, as plantas não irão se recentir nesse tempo.

Publicado:

Como já aqui foi dito, é normal que nos primeiros tempos apareçam algumas algas e com maturação do aquário em princípio isso deverá estabilizar. No entanto penso que o CO2 é sempre bem vindo desde que também forneças nutrientes e luz necessárias para que tu se complemente. Assim darás vantagens às plantas na competição com as algas :)

Quanto à utilização de água oxigenada, podes ver aqui - http://faao.blogspot.com/p/artigos.html - como fazer.

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Publicado:

Viva,

Obrigado pela dica.

Por acaso já tinha lido esse artigo, e muitos outros que o Filipe lá tem, mas acho que essa é uma intervenção de, quase, último recurso e mais para o pessoal mais pró, que quer mostrar o áqua "impec" após meses de trabalho nos layout's, etc...

Acho que não são o tipo de intervenções para meros aprendizes, como eu ... :shock4:

LOL

Abraço,

Publicado:

Viva,

Obrigado pela dica.

Por acaso já tinha lido esse artigo, e muitos outros que o Filipe lá tem, mas acho que essa é uma intervenção de, quase, último recurso e mais para o pessoal mais pró, que quer mostrar o áqua "impec" após meses de trabalho nos layout's, etc...

Acho que não são o tipo de intervenções para meros aprendizes, como eu ... :shock4:

LOL

Abraço,

Sim, claro que ele dá amis uso no aquascaping :P

No entanto, acho que já é uma boa ajuda para perceberes o que deves fazer. Mas já existe muita informação sobre essa técnica, basta procurar! Se tu vires bem aquilo acho que é o suficiente para perceberes bem o que fazer, pelo menos parece-me xPPP

signature.jpg

Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Publicado:

Fui pesquisar para verificar o tema da agua oxigenada, o que verifiquei foi que não é um bicho de 7 cabeças apesar de ter em atenção que mal doseada mata tudo (bactéria, algas, peixes, flora, basicamente tudo o que é vivo), nos vários artigos e tópicos que vi aconselhavam na maioria o seguinte:

1- Utilizar agua oxigenada de 10 volume

2- utilizar dosagem de 10ml para 100 litros

3- desligar o filtro e bombas para evitar perder as colónias de bactérias nitrificantes

4- aplicar com uma seringa directamente nas algas

5- após 20 a 30 min. retirar as algas que se soltam com ajuda de uma mangueira de ar ou co2 ( cuidado para não comer algas) lol, os chineses ate que apreciam.

6- fazer uma tpa de 10 a 20% quando terminar

7- voltar a ligar o filtro e bombas

8- fazer este procedimento apenas de 3 em 3 dias até ter tudo controlado

Parece ser simples eu vou experimentar já amanha, e feito desta maneira parece não haver risco para os peixes, poderá perder algumas folhas mas as algas também acabarias por as matar ou então toda a planta. Quando aplicar vai ver uma espuma nas algas mas é normal pois ela faz o mesmo numa ferida.

Espero ter ajudado

Publicado:

Já tive SAE (diferente de CAE) e não eram agressivos. Controlavam bem esse tipo de algas, mas também já li relatos de experiências menos boas.

Parece-me que tens aí peixes que também podem comer esse tipo de algas (sem certezas). Se for o caso, talvez dando menos comida eles não tenham outro remédio...

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Realmente já tinha reparado nas fotos que aquele peixe no fundo era suspeito, a. Ferreira pode-nos dizer que espécie é aquela?

Publicado:

Atenção que é frequentemente vendido um peixe como SAE e na verdade são raposas voadoras! Estes sim têm tendência a ser agressivos quando crescem ;) Tenho 5 SAE grandes no meu aqua e agressivos é coisa que eles não são xD

signature.jpg

Descontinuados:

Publicado:

Pois desculpem que juntei tudo no mesmo saco, os cae conhecidos por comedor de algas chinês é que são agressivos e territoriais principalmente entre os da mesma espécies além do mais costuma retirar a mucosa aos peixes maiores o que pode vir a mata-los, experiência própria. Os sae acho que não há problema.

Publicado:

Pois desculpem que juntei tudo no mesmo saco, os cae conhecidos por comedor de algas chinês é que são agressivos e territoriais principalmente entre os da mesma espécies além do mais costuma retirar a mucosa aos peixes maiores o que pode vir a mata-los, experiência própria. Os sae acho que não há problema.

;)

signature.jpg

Descontinuados:

Publicado:

Viva,

A fauna do meu áqua limita-se a: cerca de 8 gupies, 4 platis, 3 espadas, 1 molli e 10 neons;

Brigada da limpeza: 3 corys aeneus + 1 cory gigante aeneus (veio de um vizinho) + 2 corys albinas + 2 ottos;

Invertebrados: 3/4 Red's + caracóis (aqui no fórum identificaram-nos como Planorbis Corneus, mas não sei... estou um bocado desconfiado... :confused4:

Amigo "Geada", depois diga como correu a sua "limpeza", se possível com uma foto do "antes" e outra do "depois" eu não me atrevo ainda a enveredar por essas aventuras :Fade-color

Abraço.

Publicado:

Boas,

Já experimentei a agua oxigenada numas Algas Petecas que tinha num tronco, verifiquei uma dificuldade a agua que podemos aplicar de 1 vez é pouco só consegui tratar um espaço muito reduzido e tive de aplicar 2 vezes para as remover totalmente. Na minha opinião é uma boa solução para aquários reduzidos no meu de 375 litros não dá grandes resultados, vou atacar o problema pela raiz que pelo que vejo será do po4 que está a zero. Por isso amigo Ferreira se quiser experimentar o procedimento é seguro mas vai levar uns belos dias a retirar as algas todas.

Publicado:

Viva,

Obrigado por partilhar a sua experiência.

Eu, tal como disse atrás, ainda não me atrevo a tentar essa "aventuras"...

De qualquer forma, este FDS foi dia de poda, e embora algumas algas persistam, estou a adorar o visual, que também foi um pouco alterado.

Tomara eu, que estes sejam os meus maiores problemas :yahoo:

Abraço,

Publicado: (editado)

Comecei hoje a fertilizar com potassio em po Kcl e po4 KH2PO4 que adquiri na farmácia, uma pechincha. Vamos ver se é desta que as algas vão á vida, se resultar digo-lhe pode ser que assim tambem resolva o seu problema. Pra semana vou ver se arranjo também mais umas plantas de crescimento rápido para ver se competem com as algas, eu não me importo das algas nos troncos e rochas até gosto mas a atacarem a minha glosso é que não estão a dar-me cabo do tapete :(.

Editado por Geada
Publicado:

Comecei hoje a fertilizar com potassio em po Kcl e po4 KH2PO4 que adquiri na farmácia, uma pechincha...

Viva,

Gostei da expressão a negrito...

Estou a ver que tenho de fazer um desvio quando for visitar a Capital... :mrgreen:

Defina "pechincha" SFF, :mrgreen:

Abraço,

Publicado:

Boas

Peço desculpa em vir intrometer, apenas quero dar a minha ajuda.

Em relação à água oxigenada acho muito arriscado se correr mal, apenas traz mais malefícios

que benefícios.

Eu no meu plantado tive um problema de algas, eram filamentosas, petecas, cladophora, e outras... tudo ao mesmo tempo.

Comecei a desesperar já se entranhavam nas moitas das plantas e destruíram o meu tapete de cuba.

Foi então que encontrei aqui um tópico de um aqua em que se usou overdose de excel (5 x dose normal) durante 3 dias.

Achei curioso e no tópico viu-se uma estrondosa melhoria, por isso resolvi tentar, comprei excel e fiz a overdose,

primeiro desliguei o filtro e com uma seringa aplicava directamente sobre as algas, deixava uns 5 min. e ligava o filtro.

No dia seguinte as petecas ficaram vermelhas, as outras esbranquiçaram, isto tudo em apenas um dia, ao fim de 3 dias já não se propagavam e depois iam desaparecendo. Depois desses 3 dias de overdose é só continuar a dar a dose normal para precaver o reaparecimento.

Vou deixar o link do outro tópico onde vi esta técnica, para dares uma vista de olhos, vale a pena.

overdose excel

Cumps

Publicado:

Overdose de excel? será o Flourish Excel com certeza, da mesma maneira que a agua oxigenada é perigoso as altas concetrações de co2 são venenosas para os peixes, se já temos injecção de co2 no aquario e colocamos uma dose 5 vezes superior ao aconcelhado de fertilizante de carbono orgânico acho que os niveis vão ficar extremamente altos, e alem do mais o ph vai descer a pique. A palavra de overdose para mim de bom não tem nada, seja fertilização comida ou medicamentos. Não estou a dizer que não resulta, mas que é tão perigoso como colocar agua oxigenada lá isso é. Duplicar a dose de excel ainda se compreende, a melhor maneira de combater algas é controlar os parametros da agua.

No meu caso comecei a cerca de uma semana a fertilizar com fosforo, potássio e no3 o que está a resultar, mas no meu caso tinha carência de todos eles.

Amigo ferreira, pechicha são 2.30€ por 100g de ncl (cloreto de potassio) que dá para cerca de 500 ml de solução e rende bem, cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água banana rock.

Veja este topico para esclarecer mais duvidas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=91192

Publicado:

Overdose de excel? será o Flourish Excel com certeza, da mesma maneira que a agua oxigenada é perigoso as altas concetrações de co2 são venenosas para os peixes, se já temos injecção de co2 no aquario e colocamos uma dose 5 vezes superior ao aconcelhado de fertilizante de carbono orgânico acho que os niveis vão ficar extremamente altos, e alem do mais o ph vai descer a pique. A palavra de overdose para mim de bom não tem nada, seja fertilização comida ou medicamentos. Não estou a dizer que não resulta, mas que é tão perigoso como colocar agua oxigenada lá isso é. Duplicar a dose de excel ainda se compreende, a melhor maneira de combater algas é controlar os parametros da agua.

No meu caso comecei a cerca de uma semana a fertilizar com fosforo, potássio e no3 o que está a resultar, mas no meu caso tinha carência de todos eles.

Há aqui alguma confusão! Excel não é CO2 é carbono. O Excel não tem qualquer efeito sobre PH.

A chamada "overdose" de excel é bem conhecida e até só por exagero se chama "overdose" pq se virem os valores que a Seachem dá de referencia para a utilização do produto (que é diária) no primeiro dia a quantidade é significativamente maior que nos outros dias.

É de facto normal fazer-se essa overdose por 3 dias seguidos (ou qq coisa do género) em cerca de 2x ou 3x o normal, tendo o cuidado de não colocar directamente sobre vivos.

O problema disto é que se resolve o problema na altura mas a curto/médio prazo tudo voltará ao normal se não forem ajustadas fertilizações/co2/luz.

Outra coisa: cuidado com os pós e a teoria do não serem precisos testes. As coisas tendem a correr mal com pessoas com pouca prática em fertelização por "overdose" de alguns nutrientes.

Cumprimentos,

Pedro Rosa.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

tens razão, o excel adiciona carbono e não co2 apesar do co2 ser injectado para dar uma fonte de carbono as plantas.Mas afinal o que é prejudiciais aos peixes o dióxido ou o carbono em excesso?

Toda a fertilização que faço é controlada e nas doses recomendáveis, claro que se tem de ter cuidado com po4 e no3 em excesso mas faço testes periódicos dai saber que tenho carências, claro que ninguém deve fertilizar com estes compostos sem ter testes para fazer controlo. O único teste que não tenho é o de potássio pois além de ser caro é extremamente raro de se encontrar em portugal, mas também se desconhece que potássio em excesso seja prejudicial.

Publicado:

Srº Ferreira

A meu ver tem varios problemas:

Muita Luz, Mais luz mais nutrientes são requeridos, Macros micros e co2

CO2 caseiro, é possivel usar num aquario de 90 L mas é complicado, o co2 tem flutuações que gera mais problemas com algas e alem disso aposto que é pouco co2 para a luz que tem.

Excel, num aquario com co2 so se for para matar algas, se a intenção e ter um suplemenye extra de carbono aconselho a mudar para uma botija e deixar de fazer essa mistela :music_singguitar:

Os macros e os micros, não a volta a dar, tem de fertilizar, isso é um aquario com co2 e que tem boa luz.

As plantas funcionam como numa linha de montagem, qualquer elemento que falte para a linha de produção.

Em ultimo caso aconselho a falar com o expert daqui, o Canito e acima de tudo tem de ter calma, algas não desapaecem numa semana.