Recommended Posts

Publicado

Preciso de uma ajudinha...

Estou FARTO dos caracóis nos meus aquários. O método de combate que uso é a remoção manual, mas os malditos não têm fim e já estou a ficar um bocadinho farto.

Disseram-me que as Ampularias controlavam esta praga de caracóis pequenos, porém já tenho duas em cada aqua há mais de 2 meses e ... NADA.

Alguém me pode dar uma ajuda? Que posso fazer?

Não queria fazer nenhum tratamento químico, uma vez que os aquas são populados por Crystal Red Shrimps e não queria arriscar-lhes a vida.

Obrigado!

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Publicado:

quando te disseram ampulárias,não terão dito helenas?

pois a única coisa que as ampulárias ajudam é a comer e assim desenvolvem-se menos.

as helenas comem mesmo os caracóis.

tenta moderar mais um bocado a alimentação, sempre crescem menos e se reproduzem menos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

a sugestão é boa, mas o aquário tem camarões.

sugiro as helenas e o controlo da comida para não se reproduziem tanto.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

boas

sim,se tens camaroes mete aí umas helenas.

nao esperes é que elas comam os caracois de um dia para o outro.

ainda vai levar algum tempo.

cumprimentos

Publicado:

Boas,

uma tecnica de remoção manual é colocaraes uma folha de alface á noita e retira-la cheia de caracóis logo pela manhã antes de acender as luzes

cumps

Publicado:

Ja tive essa praga tentei de tudo alface helenas ja ta ficar desesperado ate que encontrei um produto da jbl que arrumou com eles todos.

Publicado:

boas

nao,nao conseguem mesmo comer os camaroes,sejam eles bebes ou nao.

quanto a tecnica da folha de alface,comigo nao deu em nada.

o que fiz foi mesmo meter umas helenas,elas nao os eliminaram todos,mas esta controlado e alem disso ainda fizeram criaçao.agora tenho helenas bebes a ajudar a papar os caracois.

cumprimentos

Publicado:

boas

nao,nao conseguem mesmo comer os camaroes,sejam eles bebes ou nao.

quanto a tecnica da folha de alface,comigo nao deu em nada.

o que fiz foi mesmo meter umas helenas,elas nao os eliminaram todos,mas esta controlado e alem disso ainda fizeram criaçao.agora tenho helenas bebes a ajudar a papar os caracois.

cumprimentos

Obrigado. Alguém tem helenas para vender? (PM me)

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

• 2 meses depois...
Publicado: (editado)

Boas

Eu tenho tentado controlar com CO2 caseiro, pois parece que o CO2 na àgua deixa as cascas moles e assim será mais facil os peixes paparem-los, mas atenção aos camarões e ao PH.

secalhar a alface é o melhor.

cumps

Editado por rgbyte
Publicado:

Viva,

As Anentome helena alimenta-se de caracóis e peixes mortos. Coloca Helenas.

Nos primeiros dias não vais notar nada mas passado uns dias começas a ver as carapaças vazias no fundo do aquário. Deves ir removendo as carapaças vazias para não ficarem dentro do aquário.

Se vires que as helenas não estão a dar conta do recado, não aumentes o número de helenas. Ainda te arriscas a ter uma praga de helenas. Compra uma armadilha para caracóis da Sera.

Cmps,

OBM.

OBM

• 2 semanas depois...
Publicado:

sem duvida uma ou duas helenas vai resolver-te o problema em 3 tempos,

a minha experiência de vida com caracóis foi que também tinha uma praga de caracóis que vem com as plantas que compramos nas lojas, são uns pretos, conforme a comida que os peixes não digeriam iam para o fundo do aquário eles aproveitavam e multiplicavam-se eu já tinha pari uns 10 caracóis para cada peixe e olha que não tenho grande numero de peixes, comprei uma helena e quando a meti no aquário vi o tamanho dela em relação aos caracóis pensei que ela e que ia ser comida mas passados poucos dias não ficou nem 1 caracol para amostra. e ela ainda la continua com saúde para comer mais caracóis se eles aparecerem.

pensa nisto.

notle avlis

Publicado:

boas

queres acabar com eles todos usa eshas gastropex

retira os camaores pa outro sito, iras ver os resultados uma hora despois.

começam a cair que nem moscas

Publicado:

Boas,

Tive até há pouco tempo uma praga de caracóis e com uma 'helena' apenas resolvi o problema!

Tive sorte pois fez postura no nano de 30L onde foi fácil apanhá-las e pôr no aqua de 200L

Alimentei a 'helenas' bébés com spirulina e comida em pó para alevins. Passado 4 ou 5 semanas já tinha bastantes e fui passando para o aqua grande.

No entanto só passados cerca de 2 meses e após ter cerca de 30 'helenas' no aqua grande é que a praga desapareceu (quase de repente), foi preciso atingir a massa crítica!

Entretanto as 'helenas' lá vão limpando o substrato e sempre que faço tpa's aspiro os ovos delas e o número já começou a diminuir

Acho que sem caracois para comer, ou morrem à fome ou comem-se uns aos outros, seja como for é fácil reduzir o numero.

Aconselho vivamente alguma paciência e o resultado é garantido.

Abraço

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Publicado: (editado)

No meu plantado(200L) tive tamanha praga que larguei um regimento de helenas(5 helenas) e em menos de 2 meses limparam toda a caracolada.

Aconselho a arranjares umas minis porque eles vão pedir.. :)

Editado por miltonleopoldo
Publicado:

boas. tentanaodar muita comida. eu tive o mesmo problema e começei a alimentar uma vez por dia e elesforam desaparecendo. hoje nem um se ve... acontece muito com os aquas dos camaroes porque a comida fica depositada no fundo e eles n comen toda. dai haver uma grande quantidade de caracois no teu aqua.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

• 2 meses depois...
Publicado:

boas,

também já tive uma praga dessas e aconselharam me uma botia palhaço. foi remedio santo em menos de uma semana acabaram-se os caracóis no aqua, só restam as carapaças!

Publicado:

Boas,

Pessoal, estar a aconselhar meter botias ou produtos quimicos a alguém que já referiu que tem camarões é estar a enganar a pessoa que pede ajuda.

Botias só se for para comer caracois ao lanche e marisco ao jantar, só falta mesmo a cerveja...

Quanto a produtos quimicos, eu não aconselho, até porque pelo que já andei a pesquisar, eles realmente até matam os caracois adultos, mas e os ovos?

Passado um mês têm outra vez a praga em força.

Os caracois ao contrário do que se pensa, não se alimentam de plantas, eles comem sim a quantidade de alimentação que sobra.<p>Começa a meter bem menos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Eu faço criação de Helenas, Planorbis Corneus, Melanoides tubercularia e Tylomelanias, como não tenho nenhuma praga de caracóis indesejados, alimento elas com o granulado dos camarões e pinhas de amieiro, elas adoram aquilo, eu pessoalmente não removo os ovos, porque nem todos eclodem e assim não sei quais nascem ou não. Não aconselho o uso de qualquer tipo de produto químico quando o aquário em questão tem invertebrados.