Caracóis... caracóis... caracóis


swoosh

Recommended Posts

Preciso de uma ajudinha...

 

Estou FARTO dos caracóis nos meus aquários. O método de combate que uso é a remoção manual, mas os malditos não têm fim e já estou a ficar um bocadinho farto.

Disseram-me que as Ampularias controlavam esta praga de caracóis pequenos, porém já tenho duas em cada aqua há mais de 2 meses e ... NADA.

 

Alguém me pode dar uma ajuda? Que posso fazer?

Não queria fazer nenhum tratamento químico, uma vez que os aquas são populados por Crystal Red Shrimps e não queria arriscar-lhes a vida.

 

Obrigado!

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando te disseram ampulárias,não terão dito helenas?

pois a única coisa que as ampulárias ajudam é a comer e assim desenvolvem-se menos.

as helenas comem mesmo os caracóis.

tenta moderar mais um bocado a alimentação, sempre crescem menos e se reproduzem menos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a sugestão é boa, mas o aquário tem camarões.

sugiro as helenas e o controlo da comida para não se reproduziem tanto.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim,se tens camaroes mete aí umas helenas.

nao esperes é que elas comam os caracois de um dia para o outro.

ainda vai levar algum tempo.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao,nao conseguem mesmo comer os camaroes,sejam eles bebes ou nao.

quanto a tecnica da folha de alface,comigo nao deu em nada.

o que fiz foi mesmo meter umas helenas,elas nao os eliminaram todos,mas esta controlado e alem disso ainda fizeram criaçao.agora tenho helenas bebes a ajudar a papar os caracois.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao,nao conseguem mesmo comer os camaroes,sejam eles bebes ou nao.

quanto a tecnica da folha de alface,comigo nao deu em nada.

o que fiz foi mesmo meter umas helenas,elas nao os eliminaram todos,mas esta controlado e alem disso ainda fizeram criaçao.agora tenho helenas bebes a ajudar a papar os caracois.

 

cumprimentos

 

Obrigado. Alguém tem helenas para vender? (PM me)

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

Eu tenho tentado controlar com CO2 caseiro, pois parece que o CO2 na àgua deixa as cascas moles e assim será mais facil os peixes paparem-los, mas atenção aos camarões e ao PH.

secalhar a alface é o melhor.

cumps

Editado por rgbyte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As Anentome helena alimenta-se de caracóis e peixes mortos. Coloca Helenas.

Nos primeiros dias não vais notar nada mas passado uns dias começas a ver as carapaças vazias no fundo do aquário. Deves ir removendo as carapaças vazias para não ficarem dentro do aquário.

 

Se vires que as helenas não estão a dar conta do recado, não aumentes o número de helenas. Ainda te arriscas a ter uma praga de helenas. Compra uma armadilha para caracóis da Sera.

 

Cmps,

OBM.

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

sem duvida uma ou duas helenas vai resolver-te o problema em 3 tempos,

a minha experiência de vida com caracóis foi que também tinha uma praga de caracóis que vem com as plantas que compramos nas lojas, são uns pretos, conforme a comida que os peixes não digeriam iam para o fundo do aquário eles aproveitavam e multiplicavam-se eu já tinha pari uns 10 caracóis para cada peixe e olha que não tenho grande numero de peixes, comprei uma helena e quando a meti no aquário vi o tamanho dela em relação aos caracóis pensei que ela e que ia ser comida mas passados poucos dias não ficou nem 1 caracol para amostra. e ela ainda la continua com saúde para comer mais caracóis se eles aparecerem.

pensa nisto.

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tive até há pouco tempo uma praga de caracóis e com uma 'helena' apenas resolvi o problema!

 

Tive sorte pois fez postura no nano de 30L onde foi fácil apanhá-las e pôr no aqua de 200L

Alimentei a 'helenas' bébés com spirulina e comida em pó para alevins. Passado 4 ou 5 semanas já tinha bastantes e fui passando para o aqua grande.

 

No entanto só passados cerca de 2 meses e após ter cerca de 30 'helenas' no aqua grande é que a praga desapareceu (quase de repente), foi preciso atingir a massa crítica!

 

Entretanto as 'helenas' lá vão limpando o substrato e sempre que faço tpa's aspiro os ovos delas e o número já começou a diminuir

Acho que sem caracois para comer, ou morrem à fome ou comem-se uns aos outros, seja como for é fácil reduzir o numero.

 

Aconselho vivamente alguma paciência e o resultado é garantido.

 

Abraço

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu plantado(200L) tive tamanha praga que larguei um regimento de helenas(5 helenas) e em menos de 2 meses limparam toda a caracolada.

Aconselho a arranjares umas minis porque eles vão pedir.. :)

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. tentanaodar muita comida. eu tive o mesmo problema e começei a alimentar uma vez por dia e elesforam desaparecendo. hoje nem um se ve... acontece muito com os aquas dos camaroes porque a comida fica depositada no fundo e eles n comen toda. dai haver uma grande quantidade de caracois no teu aqua.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Pessoal, estar a aconselhar meter botias ou produtos quimicos a alguém que já referiu que tem camarões é estar a enganar a pessoa que pede ajuda.

Botias só se for para comer caracois ao lanche e marisco ao jantar, só falta mesmo a cerveja...

Quanto a produtos quimicos, eu não aconselho, até porque pelo que já andei a pesquisar, eles realmente até matam os caracois adultos, mas e os ovos?

Passado um mês têm outra vez a praga em força.

Os caracois ao contrário do que se pensa, não se alimentam de plantas, eles comem sim a quantidade de alimentação que sobra.<p>Começa a meter bem menos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço criação de Helenas, Planorbis Corneus, Melanoides tubercularia e Tylomelanias, como não tenho nenhuma praga de caracóis indesejados, alimento elas com o granulado dos camarões e pinhas de amieiro, elas adoram aquilo, eu pessoalmente não removo os ovos, porque nem todos eclodem e assim não sei quais nascem ou não. Não aconselho o uso de qualquer tipo de produto químico quando o aquário em questão tem invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais