artix Publicado Julho 12, 2011 Publicado Julho 12, 2011 Saudações a todos, Como muitos devem saber, os papagaios gostam muito de "dispor a casa" conforme lhes apetece, movendo o areao de um lado para o outro. Ate hoje nunca tive problemas pois as vezes quando metem uma pedra "maior que a boca" à boca, e aparentam nao conseguir tira-la, lá acabam por cuspir. Como disse... Isso sempre foi assim ATE HOJE!!! A femea la "comeu" a pedra e nunca mais conseguiu tira-la. A pedra esta cada vez mais para o interior da boca. Ja pensei em tentar tira-la eu proprio mas nao faco ideia se devo ou nao faze-lo e muito menos como... Agradeco toda a ajuda e ideias que possam dar. A pequenita ja nao come a alguns dias e ja esta a ficar com uma cor esbranquiçada.
Daniel Almeida Publicado: Julho 12, 2011 Publicado: Julho 12, 2011 Tira a do aqua e com uma pinça tenta empurrar para fora da boca, mas pela guelra, se abordares a pedra pela boca, ela pode ir para mais fundo. Deitas o peixe num pano, levantas ligeiramente a guelra e fazes isso. Boa sorte! Daniel Almeida
artix Publicado: Julho 12, 2011 Autor Publicado: Julho 12, 2011 Viva. Obrigado pela dica, tentei tira-la do aquario mas nao consegui ver a pedra atraves da guelra, nem sei se é suposto conseguir ver. Vou ver se ate amanha ela consegue tira-la, pois vejo as tentativas dela... Caso contrario tentarei procurar um vet de peixes... Se alguem conhecer algum na zona do Porto ou alguem que esteja a vontade para fazer isto avise por favor...
Luís Filipe Matos Publicado: Julho 12, 2011 Publicado: Julho 12, 2011 Viva. Obrigado pela dica, tentei tira-la do aquario mas nao consegui ver a pedra atraves da guelra, nem sei se é suposto conseguir ver. Vou ver se ate amanha ela consegue tira-la, pois vejo as tentativas dela... Caso contrario tentarei procurar um vet de peixes... Se alguem conhecer algum na zona do Porto ou alguem que esteja a vontade para fazer isto avise por favor... Tens que tentar de alguma forma retirar a dita pedra, é estranho que a consigas ver pela boca e não a vejas pelas guelras... abre-lhe bem a boca e retira a pedra com uma pinça ou alicate de pontas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210677&hl=
artix Publicado: Julho 13, 2011 Autor Publicado: Julho 13, 2011 Vou tentar novamente. Quando lhe abri as guelras, vi montes de tecidos escuros (presumo que seja por ai que os bichos respiram) e nao me aventurei a mexer nesses tecidos que pareciam frageis. Confesso tambem que tenho medo de magoar o peixe e por isso nao me aventurei. Mas reconheco que se nao conseguir tirar a pedra ela eventualmente pode vir a morrer. Depois dou noticias... Devo usar luvas para nao afectar as escamas?
Luís Filipe Matos Publicado: Julho 13, 2011 Publicado: Julho 13, 2011 Vou tentar novamente. Quando lhe abri as guelras, vi montes de tecidos escuros (presumo que seja por ai que os bichos respiram) e nao me aventurei a mexer nesses tecidos que pareciam frageis. Confesso tambem que tenho medo de magoar o peixe e por isso nao me aventurei. Mas reconheco que se nao conseguir tirar a pedra ela eventualmente pode vir a morrer. Depois dou noticias... Devo usar luvas para nao afectar as escamas? Esquece as luvas e segura bem o peixe, se for preciso usar um pano para o segurares bem usa-o, estás perder tempo vital para a saúde do peixe... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210677&hl=
artix Publicado: Julho 13, 2011 Autor Publicado: Julho 13, 2011 Viva. Tenho actualizações... Chego a casa e a mulher tinha pegado na "peixa" e tirou a pedra pela guelra e meteu a pequena no aquario novamente.... Enfim, sem comentarios... Para ja ainda nao comeu, mas aparenta estar melhor, vamos Aguardar... Obrigado pelas sugestoes... Darei noticias brevemente para encerrar o topico.
Recommended Posts