Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal

Hoje ao chegar a casa deparei-me com o meu betta (dualtail) muito sossegado no fundo do aquario. Após uma segunda olhadela reparei que tinha o olho esquerdo muito "inchado" e esbranquissado, digo inchado para não dizer a sair da órbita. O que é certo é que o bicho não me parece nada bem. A questão é saber se se trata de alguma doença, acidente ou até uma luta (provavelmente com o ancistrus), e se é possivel tratar.

Não consigo tirar fotos :(

Desde já agradeço a vossa disponibilidade

SETUP:

Aqua: 35lts uteis

Filtro: Eheim 2211 com ceramicas

Areão: Pro-soil da aquatic nature

CO2: Caseiro

FAUNA:

Neons

Coridoras Paleatus e Panda

Kuhli

Ancistrus

Ampulária dourada

FLORA:

Vários pés de egeria najas

Anubia aplicada em casca de coco

Feto de Java aplicado em tronco

Criptocorine Ondulata Brown

TESTES:

Temp. +/- 26.º

pH entre 6.5 e 7

Amónia 0

Editado por hermosilha
Publicado:

Boas, recentemente tb tive uma femea betta com o olho inchado, cá vai o que fiz.

Isolei a femea num cubo sozinha (no teu caso poe um recipiente a flutuar no teu aqua), coloquei um pouco de sal (meia colher de chá), uma folha de amendoeira e fiz um tratamento com esha 2000 (em pequena quantidade).

Fiz TPA de 50% do recipiente 30 minutos após cada administração do esha 2000.

Em 5 dias ficou cmo nova !

Vai ficando atento ao apetite dele e às fezes.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

OK sHaDe,

Agora as perguntas de rookie:

1- Essa quantidade de sal é para quantos litros?

2- O tratamento com o eSha2000 é durante quanto tempo?

3- Tenho o Betta num balde pequeno, não é necessário nenhum de "vegetação/decoração"?

4- A "doença" será pop-eye?

Desculpa as perguntas, mas como disse sou rookie. ;)

Publicado:

Boas.

1 - Para mim a quantidade é a olho, meia colher de chá para cada 5L

2 - Tratamento do esha 2000 como vem nas instruções, não me lembro agora de cor.

3 - Uma vegetação é bom, para ele dormir mais perto da superfície da agua, mas so coisas NATURAIS, nada artificial.

4 - É muito provável que sim, seja Pop-Eye

Força, vai perguntando, se o ppl souber vai responder com certeza :)

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Boa noite ,

1-O sal que deve colocar na agua é uma colher de chá para 20 L, evita assim fungos e bacterias.

2- Tratamentos com químicos apenas aconselho em último caso, isso pode baixar o seu sitema imunitario , aconselho -o sim a baixar o nível da água e colocar uma folha de amendoeira, e ir verificando a evolução.

3- O aquario mínimo para um Betta deveria de ser de pelo menos 5L , sendo o ideal 10 L, com plantas , tais como anúbias , fetos de java e troncos.

4- Muito posivelmente sim , as fotos ajudavam bastante na identificação , no entanto passe no forum wwww.bettaportugal.com , onde se pode familiarizar mais com esse tipo de doença, entre outros assuntos

Espero ter ajudado e que ele recupere rápido ;)

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Publicado:

Olá k2o3,

Desde já agradeço a disponibilidade, e vou ver se consigo obter uma foto razoavel para postar.

Publicado:

Sempre a disposição.

Já tive alguns casos dessa doença e foi sempre assim que iniciei os tratamentos.

boa sorte

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Publicado:

Bom dia

Deixo duas fotos do rapaz tiradas esta manhã. Desculpem a qualidade, ou falta dela, mas foi o melhor que consegui.

dscf5760z.jpg

dscf5761x.jpg

Publicado:

Boas

Segundo dia de tratamento com sal, folha de amendoeira e eSha2000, e não há nenhuma alteração.

Já me falaram no Sera Baktopur, será que ajuda?

Publicado:

Não mistures medicamentos de marcas diferentes.

Leva o tratamento com esha 2000 até ao fim, se não houver melhorias, entao sim tenta o bactopur (eles são muito semelhantes).

assbettaportugal-1.png
Publicado: (editado)

Bom dia,

sHaDe quando dizes "até ao fim" refereste aos três dias conforme indicado nas instruções?

Hoje reparei que o betta tem um pequeno inchaço no corpo na zona da barbatana caudal no lado oposto ao do olho doente e, parece ter o corpo um pouco descolorado.

Serão outros sintomas de doença????????????

Editado por hermosilha
Publicado:

Vai ficando atento ao apetite dele e às fezes.

Quando dizes para estar atento ás fezes, ao que te referes exactamente?

Publicado:

Bom dia,

sHaDe quando dizes "até ao fim" refereste aos três dias conforme indicado nas instruções?

Sim

Hoje reparei que o betta tem um pequeno inchaço no corpo na zona da barbatana caudal no lado oposto ao do olho doente e, parece ter o corpo um pouco descolorado.

Serão outros sintomas de doença????????????

Normalmente não

Quando dizes para estar atento ás fezes, ao que te referes exactamente?

Cor e aspecto, basicamente se é fora do normal, tipo sacos vazios, sem as fezes lá dentro.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Boas noites

Após o tratamento com o sal, folha de amendoeira e eSHa2000, não verifiquei grandes alterações ao nivel do olho, por isso resolvi dar inicio ao tratamento com o Sera Baktopur, vamos ver o que dá.

O que é curioso é que o bicho hoje fez um ninho (penso eu), será sinal de melhorias, ou apenas instinto?

Publicado:

Normalmente o ninho é sinal de saúde, mas tb ja vi 1 betta à beira da morte a fazer ninho.

A boa noticia para ti é que sobreviveu.

Vai tentando, aconselho-te a fazer MUITAS TPA's (tipo 2 ou 3 por dia), mas isto é concelho pessoal, por uma experiência pessoal, bem sucedida.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Vai tentando, aconselho-te a fazer MUITAS TPA's (tipo 2 ou 3 por dia), mas isto é concelho pessoal, por uma experiência pessoal, bem sucedida.

Mesmo com o Baktopur a actuar?

É que as instruções dizem para colocar o produto um dia e não colocar no segundo e voltar a colocar no terceiro.

Publicado:

Não te esqueças que nesse aquario não tens filtragem quimica, por isso o quimico do medicamento acaba por ficar muito concentrado.

Ja me morreu um peixe devido a isso, daí eu aconselhar as TPAs.

Mas não há nada como a experiencia propria !

Boa sorte e vai actualizando o post para ver se consegues as melhorias.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Boas pessoal,

Após quase uma semana a tratar o betta, não vejo qualquer sinal de melhora relativa ao olho. Quanto ao comportamento parece-me normal apesar de estar mais parado do que era habitual.

Hoje coloquei a ultima dose de Baktopur e vou esperar dois ou três dias para ver se há alguma melhoria ou agravamento.

Agora deixo umas perguntas:

1.ª O que pode acontecer ao olho no caso de não melhorar?

2.ª Rebentar?

3.ª Caso rebente existe algum perigo de contaminação da água?

4.ª Caso não aconteça nada devo repetir o tratamento?

Obrigado pela ajuda!!!!

Publicado:

Boas noites pessoal,

Acabou o tratamento com o Baktopur e para ser sincero apenas noto o olho um pouco menos esbranquiçado e menos saliente. Agora não sei se devo repetir o tratamento ou aguardar mais uns dias, uma vez que a nivel comportamental penso que esteja bem.

Assim sendo, aceito sugestões/dicas, etc....

Obrigado a todos

Publicado:

Boas pessoal,

Após quase uma semana a tratar o betta, não vejo qualquer sinal de melhora relativa ao olho. Quanto ao comportamento parece-me normal apesar de estar mais parado do que era habitual.

Hoje coloquei a ultima dose de Baktopur e vou esperar dois ou três dias para ver se há alguma melhoria ou agravamento.

Agora deixo umas perguntas:

1.ª O que pode acontecer ao olho no caso de não melhorar?

Cair, tenho um peixe so com 1 olho, nada uma beca torto, mas é saudavel !

2.ª Rebentar?

Sim,pode ele sobreviver, ou morrer.

3.ª Caso rebente existe algum perigo de contaminação da água?

Não sei

4.ª Caso não aconteça nada devo repetir o tratamento?

Aposta nas TPA's diárias, é o meu concelho !

Obrigado pela ajuda!!!!

----------------------------------------------

Boas noites pessoal,

Acabou o tratamento com o Baktopur e para ser sincero apenas noto o olho um pouco menos esbranquiçado e menos saliente. Agora não sei se devo repetir o tratamento ou aguardar mais uns dias, uma vez que a nivel comportamental penso que esteja bem.

Assim sendo, aceito sugestões/dicas, etc....

Obrigado a todos

Espera uns dias fazendo so TPA's, sal e folha de amendoeira da india, e vê como a coisa evolui

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Bom dia pessoal

Após 12 dias de "internamento" eis que chegou a hora da reintrodução no aqua comunitário. Aparentemente curado, vou hoje transferir o betta do "aquário hospital" (balde) para o comunitário. Espero que a nova adaptação corra bem. Queria deixar os meus agradecimentos a todos os que se disponibilizaram em ajudar e tiveram a paciência necessária para satisfazer as dúvidas de um rookie.

Deixo o tratamento que fiz esperando que seja util a alguém no futuro.

Dia 1:

- Detecção do betta com o olho saliente e baço (esbranquiçado), isolamento do peixe em espaço diferente;

- Colocção do presente post (passo importantissimo na obtenção de ajuda);

- Inicio do tratamento com o eSHa2000 (conforme as instruções do produto), com a introdução de uma infima quantidade de sal na água

Dia 2:

- Continuação do tratamento com o eSHa2000, sal e cerca de três TPAs diárias à razão de cerca de 25% a 30%

Dia 3:

- Ultimo dia de tratamento com o eSHa2000, sal e cerca de três TPAs diárias à razão de cerca de 25% a 30%.

Dia 4:

- Não foram detectados nenhuns sinais de melhoria, pelo que o tratamento continuou basicamente com as TPAs e sal

Dia 5:

- Inicio do tratamento com o Sera Baktopur (conforme instruções do produto), a mantendo as TPAs deixando de usar sal

Dia 6:

- Apenas TPAs

Dia 7:

- Continuação do tratamento com o Sera Baktopur, e TPAs

Dia 8:

- O olho voltou ao normal apesar de ainda estar um pouco baço (esbranquiçado), continuação das TPAs

Dia 9:

- Apenas TPAs

Dia 10:

- Novo tratamento com o Sera Baktopur mas com a dose reduzida a metade, e TPAs

Dia 11:

- Apenas TPAs

Dia 12:

- Ultimo dia de tratamento com o Sera Baktopur e TPAs.

Comigo o tratamento foi assim e consegui recuperar o betta, alias, este foi o primeiro peixe que onsegui recuperar em situção de doença. Não quer dizer que seja o melhor ou mais eficaz, mas felizmente resultou, apesar de ter o peixe num balde, sem termostato, e sem filtro. A única coisa que tinha no balde eram algumas folhas de feto de java que tinha podado no dia em que detectei a doença e que se mantiveram até hoje, o facto de ter efectuado todas as TPAs com água engarrafada com um pH de 6.7.

Agora que reparo quase chego à conclusão que a recuperação foi um golpe de sorte. Ainda assim não consigo disfarçar o meu contentamento por tudo ter corrido bem.

Como já referi espero que este tópico venha a ser util a alguém com um problema similar.

No caso de havr alguma contrariedade actualizo.

Mais uma vez deixo o meu agradecimento a todos os que disponibilizaram a sua ajuda em especial ao sHaDe.

Publicado:

É sempre bom ouvir boas noticias :)

Agora so falta uma foto do teu betta a 100% :)

assbettaportugal-1.png
Publicado: (editado)

É sempre bom ouvir boas noticias :)

Agora so falta uma foto do teu betta a 100% :)

A 100% não direi, talvez na volta dos 99%.

Como já não consigo tirar nenhuma foto que se aproveite por estar no aqua maior, deixo um pequeno video.

Video (desculpem ser assim mas não sei postar o video directo)

Editado por hermosilha