Recommended Posts

Publicado

Gostaria que me ajudassem a descobrir que planta é esta.

Pelo que vi no site da tropica é parecida com a cabomba mas não sei se será mesmo esta.

No entanto o que eu gostava de saber mesmo é como posso podá-la.. é que já chegou ao topo do aqua (40 cm)

Obrigado

Pic_3841_1.jpg

Publicado:

Limnophila sessiflora...

Podes podar assim... pegas numa tesoura... e tipo.. cortas por onde queres! :wink: se quiseres plantar convem deixares alguma altura para pegar bem no areão! :D

Publicado:

boa :wink: obrigado pela resposta.

Então e a parte que é cortada volta a rebentar ou vai ficar sempre daquele tamanho e acaba por secar? ou rebenta por outros lados?

Quanto ao nome as fotos q encontrei no google são parecidas mas realmente a foto que aparece na tropica não está lá grande coisa.

Publicado:

Pois essa era a ideia que eu tinha tembem pelo aspecto.

Mas quando me venderam disseram que não era mas tambem não sabiam explicar o nome...

Pelas fotos que vi no google a minha não parece ter tantas pequenas folhas como a cabomba tem..

Qual é o nome cientifico da cabomba?? é mesmo cabomba não é?

Não tem nada a ver com a que o MigL disse pois não?

A ver se mais alguém opina para comparar.

Obrigado

Publicado:

pois.. há uma imagens que parece mesmo e outras que nem por isso, mas está lá uma tal e qual.

Por acaso numa dela até tem flores a nascer já no topo fora de água.

A que eu tenho tb já tá a nascer mas ainda dentro.

Obrigado pelas respostas até agora

Publicado:

Tendo ainda por cima já ido ao ´tropica.com`, percebe-se que isto é a cabomba caroliniana:

varenr015.jpgcabomba_caroliniana.jpg

e isto:

varenr047.jpgLimnophilaSessiflora.jpg

é limnophila sessiflora.

As imagens no tropica são verdadeiramente uma porcaria por serem desenhos,e o que aí tens não faço a minima se é uma ou outra, mas aposto na limnophila, tambem passei por essa duvida quanto às minhas limnophilas. Nas lojas, ou vais a uma especializada em aquariofilia, ou entao é para esquecer,porque ou apontas com o dedo o que queres, ou entao não sabem o que queres.

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Agora fiquei confuso de novo é que numas partes parece uma e noutras a outra :P

Quanto ás lojas é verdade, mesmo as de aquariofilia não são muito especializadas em plantas.. ou apenas conhecem as mais vulgares.

De qualquer maneira obrigado pela resposta e a ilustração :roll:

Publicado:

ok embora parecidas isso que tens é uma Cabomba sem sombra de dúvidas.....

Eu tenho ambas e a Limnophila não fica tão "arredondada" na copa nem tem esse tipo de folha.

Abraços

Posted Image
Publicado:

Olá!

Sem sombra de duvidas se trata de uma Cabomba! Só não sei ao certo qual especie... mas me parece mais uma Cabomba caroliniana mesmo, por ser a mais difundida... e pelo aspecto de coloração! Em tanques ou em caixas d'gua elas ficam bem verdes e com folhas bem largas e fechadas!

Quanto a poda.. o melhor seria podar a planta bem em baixo deixando uns 3 a 4 nós e o restante replante! A parte cortada fica um pouco feia.. por isso é melhor cortar mais embaixo...

Saudações

Fabricio

Publicado:

Boas,

faz o seguinte:

Deixa ela crescer não a podes, e depois se deitar uma flor para fora do aquario e cabomba se não deitar e limnophila....

Eu aposto que e uma cabomba por causa da cor e do aspecto... :wink::wink:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:
Essa planta é vulgarmente conhecida por Cabomba

Sim, é uma cabomba, mais precisamente uma Cabomba caroliniana, mas isso não é o nome vulgar da planta mas sim o nome científico :) o que quer dizer que porque se trata de uma Cabomba, não se trata de Limnophyla sessiliflora.

se deitar uma flor para fora do aquario é cabomba, se não deitar é limnophila.

Onde é que foste buscar essa ideia? Claro que florescem, tanto uma como a outra, porque é que não haveria de florescer?

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Quanto à ultima ideia da flor.. ela já tem lá a sair sim mas não para fora do aquário. A que tem flor tem uns 20 cm e o aqua tem 40cm de altura.

Bem acho q vou ter que fazer uma contagem para ver quem está a ganhar :wink: (tou a brincar!).. não quero menosprezar as opiniões de ninguem e volto a agradecer as respostas até agora.

Publicado:

Se tem flor é fácil, a flor da Cabomba caroliniana é branca e a da Limnophyla sessiliflora tens tons de violeta.

Mais, pelo menos no caso da Cabomba caroliniana a floração não se dá antes da formação de folhas de superfície, que a planta usa como pendão de equilíbrio para o lançamento da haste floral para fora de água, pelo que se dizes que tens uma flor, ou já vinha com a planta, ou não é uma Cabomba caroliniana, ou em último caso, tens aí uma degeneração qualquer.

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Agradecido pelas explicações Pedro.

Já agora quando fiz a pergunta sobre a poda.. a resposta foi simples mas eu tinha coocado outra dúvida... a planta volta a rebentar no sitio onde foi cortada?

è que se não rebentar tenho que escolher bem onde a cortar para não ficar feio.

Quanto à flor não sei se é normal mas não me parece ter evoluido muito.. só vejo uma coisa q parece um tufo branco pequeno.

Publicado:

Olá!

a planta volta a rebentar no sitio onde foi cortada?  

Sim, ao cortares no caule da planta, daí sairá dois novos rebentos :lol: Ao outro pé que resultou da poda, podes replantar.

Abraço spammer

Diogo Oliveira