Recommended Posts

Publicado

Olá.

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência ou conhece alguém que utilize os chamados pendentes HQI como os da foto abaixo

lt_pendant.jpg

Estou a ponderar utilizar 1 par destes (250w) para o meu novo sistema e preocupam-me algumas questões como a dispersão da luz (tem cerca de 45mm de diâmetro), aquecimento da água e o próprio tipo de lâmpada que é do tipo E40.

Uma desvantagem que apresentam em relação às calhas tradicionais é o facto de não poder complementar com actinicas, podia resolver esta situação utilizando lâmpadas de 20.000K ou colocando umas T8 nas travessas como p.ex o Diogo tinha no antigo setup.

As principais vantagens são o seu baixo custo quando comparado com uma calha e a meu ver são esteticamente mais enquadráveis numa sala.

Alguém quer comentar? Dar umas ideias?

Obrigado

Duarte

Publicado:

Olá,

Existem focos pendentes para HQI´s e pode ser colocado vidro de protecção - aliás os que conheço já têm!

Publicado:

Olá Fernando.

Posso-te confirmar que há projectores deste tipo HQI para várias potências inclusivé - 150w,250w e 400w e para várias temperaturas de cor 6500k, 10000k e 20000k.

O UV Stop penso que nestes casos é efectuado pela própria lâmpada cujo casquilho é do tipo E40.

Podes ver mais informação p.ex relativamente às BLV aqui

http://www.mega-licht.de/115725.pdf

Diogo conheces modelos que se coloca vidro UV Stop? E que tal alguma opinião relativamente às questões que coloquei no primeiro post??

Cumps

Duarte

Publicado:

Após uma excelente conversa com o Duarte (desta vez fui melgar o DURTE) fiqui com esta dúvida:

preocupam-me algumas questões como a dispersão da luz (tem cerca de 45mm de diâmetro)

Visto ser uma opção "mais em conta" fiquei com a ideia de adquirir 3 pendentes de 150W.

2x HQI 150W 10.000K + 1x HQI 150W 20.000K ( o que ia compensar o não uso de actinicas) Acham correcto?

Como o Durte disse comentem e deêm ideias......

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Olá,

Na minha opinião para compensares a falta das actinicas deverias colocar 2 de 20000 e no meio 1 de 10000

Publicado:

Viva Duarte,

Na minha opinião uma calha com tudo incluído é melhor, menos confusão de fios, furos no tecto e esteticamente fica melhor. O ramirezi não fará calhas lacadas a branco? Quanto à distribuição de luz gostei muito dos reflectores que o ramirezi colocou nas calhas do Rui Almeida.

Quanto à temp. de cor a que se aproxima mais da luz natural é sem dúvida 10.000K. Pessoalmente a luz emitida pelas lâmpadas de 14.000K e 20.000K lembra-me as zonas mais profundas dos recifes.

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Duarte podes sempre colocar 1 projector central com uma lampada de 20000k e as 2 restantes com 10000k. É assim que tenho.

Eu alem disso complemento com uma t8 actinica que ficando na parte mais atras no aquario nao interfere com os focos.

Publicado:
Na minha opinião uma calha com tudo incluído é melhor, menos confusão de fios, furos no tecto e esteticamente fica melhor.

Poies é Ricardo eu até concordo contigo mas agora o Ramirezi optou por pôr o equipamento numa caixa exterior e as calhas aumentaram 100€ :arrow:

O preço dos pendentes é muito convidativo em relação a calha e se conseguimos "substituir" o efeito das actinicas é excelente.....

Qual a melhor opção 1x 10.000K + 2x 20.000K ou 2x10.000K + 1x20.000K

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Eu prefiro projectores a calhas principalmente porque neste hobbie os aquários têm sempre uma tendência a "esticar" com os anos. Com projectores individuais é mais fácil, quando se passa para um aquário maior (ou mais pequeno), aproveitar o equipamento existente sendo menos provável a necessidade de adquirir uma nova calha de cada vez que se muda de aquário.

No entanto como já foi dito aqui, as calhas têm menos fios e podem ser feitas já com actinicas etc., simplificando a instalação.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

A L E X A N D R E eu ainda estava endeciso mas agora com essa acho que vou mesmo optar pelos pendentes....

Realmente é diferente pode-se aproveitar e com calhas se mudas de tamanho chapeu.

Agora uma duvida:

Um pendente que eu compre com 150W se futuramente quiser trocar para 250W tenho que trocar tudo ou só a lâmpada?

Publicado:
Um pendente que eu compre com 150W se futuramente quiser trocar para 250W tenho que trocar tudo ou só a lâmpada?

Normalmente não, pelo menos os modelos que conheço e isto tendo em conta apenas a "estrutura" (carcaça) do projector. Mesmo que fosse possível adaptar um projector de 150W para 250 (com muita bricolage à mistura), seria sempre necessário instalar os componentes eléctricos todos de novo por isso seguramente não vale a pena contar com isso.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Pois foi o que eu imaginei mas sendo assim... Se um dia troca-se para um maior (com maior altura) e precisa de 250W cada tinha que comprar de novo... :evil:

É a vida...