Mega Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Publicado: Novembro 6, 2012 (editado) Boas, Depois de algum tempo ausente volto para postar algumas novidades da área técnica e aquário. Ainda não recuperou totalmente depois da "insolação" que apanhou, mas já parece outro. Na áera técnica retirei a bomba de alimentação do escumador e passei a alimenta-lo por gravidade, através do retorno do aqua e pela descarga do reator das pellets. Aumentei a capacidade de filtragem biológica com a introdução de 4 litros de siporax. Introduzi um cesto ficando suspenso não acumulando detritos. O aqua está cheio de frags e alguns corais fora de sitio. Estão há espera de ir para o fragário, por isso não liguem à desarrumação. .png' alt=':biggn:'> Agora algumas fotos do aqua. Espero que gostem. Abraço Filipe Valente Editado Novembro 6, 2012 por Mega Citar
Armando Fernandes Publicado: Novembro 6, 2012 Publicado: Novembro 6, 2012 Boas Filipe, A recuperação corre a bom porto, agora com o tempo isso vai melhorar. Em relação aos Leds, estás satisfeito com os resultados? Estou a ponderar os Kessil para colocar no meu. 1 Abraço, Armando Citar
Mega Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Publicado: Novembro 6, 2012 (editado) Boas, é verdade o aquário está a recuperar bem. Em relação aos Leds não tenho dúvidas, já tive hqi e consigo melhores cores e crescimentos com os Leds. Tenho uma ampla conjugação de espetros e elevados valores de PAR, à volta dos 200 perto do fundo do aqua. Abraço Editado Novembro 6, 2012 por Mega Citar
resende Publicado: Novembro 6, 2012 Publicado: Novembro 6, 2012 (editado) Boas Mega Parabéns pelo projecto com corais brutais. Adorei os focos de leds, um investimento um pouco caro de inicio mas com o tempo compensa bastante. Uma boa continuação e que nos mostres muitas mais fotos como estas.. cumpr Editado Novembro 6, 2012 por resende Citar
Mega Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Publicado: Novembro 6, 2012 (editado) Obrigado pelos comentários Resende. O investimento ser caro ou não é relativo. Eu apenas necessitava dos 5 canhões, depois os PAR38 foi para conjugar alguns espetros e cores. Mas se contabilizar só os 5 canhões, equivale a 250W Se tivesse de por uma calha t5, necessitava de 8 lampadas t5 de 80W, o que prefaz 640W (não contabilizando a energia dissipada pelos balastros e consumo das ventoinhas de ventilação). Não esquecer que tenho uma vida útil média nos LEDs de 50.000H não necessitando de trocar de lâmpadas de 6 em 6 meses. Acredito perfeitamente que tendo em conta os valores praticados pela EDP e o acima referido, em menos de um ano pago o investimento. Grande abraço Editado Novembro 6, 2012 por Mega Citar
resende Publicado: Novembro 6, 2012 Publicado: Novembro 6, 2012 Visto as coisas em assim compença bastaste. Eu tenho hqi mas futuramente investirei nos leds também porque o que mata mesmo este hobby não é o investimento nem as pragas de algas mas sim o que temos de pagar a edp no final do mês cumpr Citar
Hugo Filipe Publicado: Janeiro 21, 2013 Publicado: Janeiro 21, 2013 Ola amigo MEGA, Tive a ler e ver este fantástico projeto do inicio ao fim e nao me arrependo nada da hora que gastei a faze-lo. Muitos parabens. Com a leitura consegui chegar a algumas conclusoes no que diz respeito a iluminaçao LED, que é a iluminaçao que prento usar no meu futuro reef de 200l brutos. Pela regra de 3 simples que fiz, baseando-me no seu projeto cheguei a conclusao que precisaria de 1.4 canhoes para o meu aqua para ter a equivalencia de w/l igual a sua... Agora arredondo para 1 (que seria a matemática correta) ou passo para 2? A teoria que 1w led equivale a 10w t5 é correta ou sao apenas mitos? No meu aquario visto precisar de menos quantidade será mais benefico 1 ou 2 canhoes ou uma calha onde estejao os 75w de leds que preciso aproximadamente?Caso seja os canhoes a melhor opçao onde posso adequirir canhoes desses? Obrigado pela atençao Citar
Mega Publicado: Janeiro 21, 2013 Autor Publicado: Janeiro 21, 2013 (editado) Boa tarde Hugo, Obrigado pelos comentários. Após leitura do teu post, verifiquei que o entusiamo pelos LEDS é visivel e desde já te digo que não terás desilusões. No entanto, importa referir o seguinte: Esquece os Watt por Litro e começa a pensar em Lumens / litro e valores PAR. Lumens é a medida internacional de fluxo luminoso ou quantidade de luz. PAR é o alcance espectral da luz solar entre 400 a 700 nanómetros, necessários para plantas e algas zooxantelas (algas unicelulares que vivem em simbiose com os corais, anémonas e alguns nudibranquios) possam promover a fotossíntese. Ou seja, basicamente precisas de um sistema de iluminação que consiga promover bastantes lumens e ao mesmo tempo garantir valores de PAR acima dos 250 para manteres sps em boas condições. Imagina dois sistemas com 75W. Mas um tem apenas 60 lumens / watt e outro tem 110 lumens /watt. Rapidamente ves que apesar de terem os mesmos watt, um dá praticamente o dobro da luz (lumens) que o outro. Os "watt" é o que pagas em eletricidade mas não corresponde diretamente à quantidade de luz emitida. No meu aquário tanto os canhões como as PAR38 têm 110Lm/watt garantindo cerca de 34100 Lm totais e valores de PAR por volta dos 260-300 a 55 cm de profundidade. Vê a mensagem que te enviei por MP. Se precisares de mais algum esclarecimento diz. Abraço Editado Janeiro 22, 2013 por Mega Citar
afonso321 Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 (editado) Olá bom dia li exaustivamente todo o tópico com prazer, aproveito para lhe dar os parabéns e agradecer a explicação não só do sistema do reef como da iluminação Led. tal como vem acontecendo sempre que me dedico á leitura deste tipo de tópicos, aprendo sempre alguma coisa, obrigado. tembém tenho há perto de um ano iliminação Led mas, artesanal "DIY" como foi uma experiencia, utilizei leds baratos "made in china", mas estou bastante satisfeito com o resultado, agora depois de mais esta leitura já faria as coisas um pouco melhor. espero que continue a postar o desenvolvimento do seu sistema. cumprimentos afonso Editado Março 28, 2013 por afonso321 Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Marco Nelson Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 está msm lindo esse aquario!! Citar os meus aquarios: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235335
Mega Publicado: Março 28, 2013 Autor Publicado: Março 28, 2013 Boa tarde, Afonso e Marco, obrigado pelos comentários e incentivos. De momento tenho a dizer que os corais duplicaram o tamanho e já andam em guerras químicas. Há aproximadamente 1 mês comecei a ter alguns branqueamentos nas bases devido a ter no3 e po4 completamente a zero. Assim que parei com as pellets, esses branqueamentos pararam e já voltaram a ganhar tecido vivo. Depois da Páscoa vou postar novas fotos para verem a evolução. Cumps Citar
André Silvestre Publicado: Março 31, 2013 Publicado: Março 31, 2013 Olá Filipe, Grande percurso que esse projecto tem vindo a percorrer. Muito bem! Sou mais um que está curioso com o desenvolver dos corais desde a última actualização, principalmente de Acroporas mais exigentes. Força com isso! Boa Páscoa Citar
miguel sequeira Publicado: Abril 4, 2013 Publicado: Abril 4, 2013 Muitos parabéns! O aquário está fantástico! 5***** Gostava de saber se a empresa de iluminação já está a funcionar? É que estou interessado em comprar umas par 38 para o meu nano. Cumprimentos Miguel Sequeira Citar
Mega Publicado: Abril 5, 2013 Autor Publicado: Abril 5, 2013 (editado) Boa tarde, Olá Filipe, Grande percurso que esse projecto tem vindo a percorrer. Muito bem! Sou mais um que está curioso com o desenvolver dos corais desde a última actualização, principalmente de Acroporas mais exigentes. Força com isso! Boa Páscoa André, Obrigado pelas tuas palavras. E como recordar é viver, a montipora capricornis laranja que se encontra do lado direito, foste tu que me deste um bocadinho em tempos do tamanho de uma moeda que dizias que no teu aqua não se estava a adaptar. Lembras-te? Também aqui está uma acanthastrea proveniente do teu aqua. Assim que tirar mais fotos vou postar para verem a nova evolução. Muitos parabéns! O aquário está fantástico! 5***** Gostava de saber se a empresa de iluminação já está a funcionar? É que estou interessado em comprar umas par 38 para o meu nano. Cumprimentos Miguel Sequeira Miguel, Obrigado pelos comentários. Sim, a empresa já está activa. Cumps Editado Abril 5, 2013 por Mega Citar
miguel sequeira Publicado: Abril 5, 2013 Publicado: Abril 5, 2013 Boas, qual é o nome da empresa? Cumps Citar
Mega Publicado: Junho 24, 2013 Autor Publicado: Junho 24, 2013 (editado) Bom dia a todos, Após algum tempo ausente venho tentar obter alguma ajuda. Dos vários corais duros que tenho, acroporas, montiporas, seriatopora, pocilopora, etc, apenas as acroporas começaram a perder tecido nas bases. Todos os outros continuam a crescer sem qualquer problema. Apenas noto que os LPS, acatastreia e caulastrea furcata têm as cabeças menos insufladas e reduziram os crescimentos. Já verifiquei se poderia ser alguma peste (AEFW) e não encontrei nada. Os parâmetros atuais são: NH4=0 NO3=0 NO2=0 PO4=0.02 MG=1280 CA=430 KH=7.8 PH=8.1 TEMP=25º Densidade=1024 TDS água reposição=0 Os testes utilizados são de grande precisão (Deltec D&D) Importa salientar que também tenho algumas cianobactérias, pelo que acho estranho uma vez que os nutrientes estão praticamente a zero. Estou inclinado para que o problema seja falta de NO3, e no presente não estou a efetuar nenhum método probiotico ou uso de pellets. Tinha alguns litros de siporax que já retirei à 3 semanas e aumentei a dose de comida mas sem resultados positivos. Agradecia que me dessem os vossos comentários para tentar perceber qual a causa. Abraço Editado Junho 24, 2013 por Mega Citar
NGOD Publicado: Junho 25, 2013 Publicado: Junho 25, 2013 Respondido por MP. Bom dia podias-me facultar tambem o nome da empresa obrigado. Citar
Mega Publicado: Junho 25, 2013 Autor Publicado: Junho 25, 2013 (editado) Boas, REEFLED Link: www.reefled.pt email: info@reefled.pt Editado Agosto 14, 2013 por Mega Citar
NGOD Publicado: Junho 25, 2013 Publicado: Junho 25, 2013 Boas, REEFLED email: info@reefled.pt obrigado Citar
Mega Publicado: Julho 9, 2013 Autor Publicado: Julho 9, 2013 Bom dia, Após algumas baixas de acroporas devido a branqueamentos, o aqua finalmente começou a recuperar. Confesso que não cheguei a perceber a causa, que de certo modo não me deixa confortável. A verdade é que agora parece ter voltado ao normal. Aqui ficam algumas fotos do aquário ainda em recuperação com alguns corais fora de sitio para despachar. Espero que gostem. Cumps Citar
JoaoRRM Publicado: Julho 9, 2013 Publicado: Julho 9, 2013 Boas Filipe, Bela actualização! O aquário está um estrondo. E tudo parece de saúde. Parabéns. Cumps. Citar
Recommended Posts