Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho 11 discus num tanque de 340 litros e tenho alguns discus a respirar lá em cima. A amónia está a 0 e nitritos 0.25ppm.

De dois em dois dias tenho mudado 30% agua eles ficam melhor e depois de 1 dia voltam ao mesmo.

Tenho 1 bomba interna com UV e que mistura oxigenio,tenho 1 bomba de ar e 2 filtros, 1 filtro Rena XP3 1200 L/h e um Eheim 2213.

As tpa são feitas a passar por um filtro/copo com cartuxo de carvão ativado mas já tentei tambem com agua repousada 3 dias e não consigo saber o que é.

Já fiz ao longo destes ultimos 8 meses, tratamentos para parasitas de guelras mas não consigo parar de ver os peixes ofegantes.

Não tenho plantas só 1 anubia que está maltratada.

Estou a pensar tirar tudo do aquario, desinfectar tudo e começar de novo.

O que mais me chateia nisto é que não é por falta de dedicação (tratamentos, tpa, sifonagens, etc)e não consigo ver fim aos problemas da respiração.

Será falta de oxigénio?

Alguém entendido pode dar uma ideia do que falta fazer?

Desde já obrigado por possivel ajuda

Cumprimentos

António

Publicado:

Olá

Tens aí um problema bicudo. Considerando que já despistaste a hipotese dos parasitas nas guelras, só encontro um motivo. Se os peixes melhoram a seguir aos TPA's há qualquer coisa que se dissolve na agua e que é toxica. Dizes que estão num tanque! O material de que é feito a tanque pode ser tóxico, ou então qualquer outro componente (juntas, tintas, etc.).

Também pode ser qualquer dos componentes do filtro que esteja estragado (já me constou que carvão velho no filtro, faz mais mal que bem). Os discos não gostam de aguas muito mexidas, mas aguas paradas não absorvem o oxigenio. Nos aquarios maiores eu tenho motores que fazem circular a agua. Se estas dicas não te ajudarem, não vejo mais alternativas.

Boa sorte.

Luis Lara

Publicado:

boas!

acho que devias comprar desde ja o teste de oxigenio para medires o nivel de oxigenação existente na agua e só depois se pode começar a tirar conclusões.

mas para termos uma ideia a entrada do filtro esta completamente submersa ou esta fora de agua ?

se estiver submersa coloca-a fora de agua para que ela possa romper a pelicula que se forma na parte de cima da agua e assim se dar as trocas gasosas.

e tenta dar-lhe um pouco de mais movimento a agua

vai dando novidades

cumpr

abraços

joao santos

Publicado:

Boas

Então é assim, o tanque que me refiro é 1 aquario em vidro com 150Compr. x 70 Alt. x 50Profund.

Como não tinha plantas ontem comprei 1 grande molho de fetos de java agarrados a 1 tronco e 1 vaso com uma grande anubia (assim é mais fácil quando quiser fazer sifonagem) passadas no pp antes de por no aquario.

Vamos ver no que dá.

Para já estão menos ofegantes, logo à noite logo se vê.

Cumprimentos e obrigado

Publicado: (editado)

11 discus num tanque de 350 litros ai so devias ter 6 discus no maximo

Editado por hugo madalena