Recommended Posts

Publicado

acho que as minhas crias de discus têm parasitas nas guelras. como é que se faz o tratamento com praziquantel? é que persiste uma dúvida. são 4 comprimidos para 100l de àgua, e tem que ser 4 comprimidos durante os três dias seguintes e só depois e que faço a mudança de àgua? ajudem-me urgentemente

Publicado:

Como chegaste a esse diagnóstico tão "rapidamente"?

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Dose única de 2 mg por litro ou seja um comp de 50 mg por 25 litros . Podes repetir passada 1 semana . No caso das crias começa passadas 24 horas a fazer mudas de 30 % diárias .Aspira o fundo .

Cump.

Rui

Publicado:

Ola.

Não querendo corrigir o Rui (abraços), pelos motivos obvios, informo que usei com muito sucesso, na presença de alevins com parasitas nas guelras, FORMOL (37%) da seguinte forma:

- 2 ml / 100 Lt 3 dias consecutivos.

Antes de cada aplicação mudar 20% da agua

Adicionar pedra difusora de ar suplementar

Notei que pouco afecta a vida de papas e bebes, não danificou as bacterias e foi EFECTIVO na paragem das mortes.

ATENÇÃO - estes tratamentos foram efectuados em aquarios sem plantas ou outros peixes.

Cumprimentos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Viva João

É uma alternativa perfeitamente válida e até tem um espectro de acção maior . Nestes casos a experiência conta bastante e experiênçia em criação de Discus é contigo João. Como tu disseste é muito importante quando se usa Formalina , aumentar o arejamento da água porque há uma quebra na concentração de O2 dissolvido.

Cump.

Rui

Publicado:

Essa medicação e posologia ( para tratamento de parasitas nas guelras) também é valida para os discus de todos os tamanhos ou é só para alevins?

Publicado:

Muito obrigado, esta muito bom o post, ainda não o tinha lido, mas tambem qunado andava nas pesquiza dei mais importancia ao nome da doença e dos parasitas do que logo aos medicamenots, pelos vistos foi um erro. Mas agora já esclareci as minhas duvidas e já tenho conhecimento de um tratamento eficaz e preescrito por alguem com conhecimentos.

Obrigado

Cumprimentos

Publicado:
Como chegaste a esse diagnóstico tão "rapidamente"?

Não é muito difícil de verificar isso nos alevins. Além disso é comum aparecerem este tipo de parasitas nas primeiras semanas.

A nível de sintomas devem procurar escurecimento, magreza, falta de apetite, os alevins ficam mais "apáticos" (escondem-se nos cantos). A respiração rápida está também presente, no entanto, nos discos mais pequenos é normal verificar sempre uma respiração mais acelerada.

Cumprimentos,

Nuno