Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tardes, alguém já usou ou conhece as propriedades da madeira casquinha? se é forte para construir uma estrutura para aquários. E a diferença entre madeira tosca e aparelhada ?

Não há muita informação na net :(

Editado por quack
Publicado: (editado)

Olá quack

Se procurar no Gogle encontrará muita informação. De qualquer modo posso dizer-lhe que as madeiras de casquinha são muito parecidas com as de pinheiro bravo, talvez um pouco mais estáveis.

Existem duas variedades comercializadas, a branca e a vermelha sendo que a casquinha branca (Ablies alba Mill)tem melhores características mecânicas do que a vermelha.

Penso também que serão um pouco mais caras do que as de pinheiro. De resto estas madeiras trabalham-se da mesma forma das de pinheiro nacional.

Penso que, tratando-se de uma pequena quantidade de casquinha, não encontrará à venda em tosco e sim em madeira aparelhada, que naturalmente será um pouco mais cara.

Cumprimentos

Editado por José Manuel Martins Sousa
Publicado:

Eu usei barrotes de pinho e não me posso queixar.

Tem 2m por 1,30m por 0,4m e não mexe nada.

Toda direita mesmo com aquário de 120x45x40 lá em cima.

São barrotes de 7x5.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Publicado:

Olá

Em termos da estabilidade do suporte para as cargas do aquário, a madeira de pinho é muito boa. Se a madeira da estrutura de suporte do aquário for para ficar à vista, o pinho aparelhado envernizado, com verniz com ou sem brilho ficará muito bonito, apenas com tendência para oxidar um pouco com a luz e ficar mais escuro. De resto sem qualquer outro tipo de problemas.

Cumprimentos

Publicado:

obrigado pelos comentários.

Vou começar no esboço da estrutura e vou usar barrotes de casquinha aparelhada.

Quando reunir os materiais crio novo tópico.

agradecido ;)