PauloGrave Publicado Julho 2, 2011 Publicado Julho 2, 2011 Boas, Iniciar um tópico neste subforum não é nada bom, mas espero que me consigam dar umas luzes. Aqua 100X30X40 Temp: 27ºC pH: 6,5 Filtro: Eheim 2213 440l/h (limpo recentemente) Ultima TPA: 3 dias atras. O aqua é bastante estável, pelo que raramente faço testes, tenho pouca fauna e uso agua engarrafada (pH 6,3 e kH=0) nas TPAs de 30%. Fauna: 3 escalares 3 Botias 1 SAE Flora: Apenas 1 Anubias angustifolia já à uns anos, ontem adquiri 3 Anubias nana. Pretendo refazer o aqua em breve pois ando muito desleixado à mais de 1 ano. Problema: Nos 3 escalares que tenho, 1 deles apresenta as barbatanas peitorais meias desfeitas e apenas essas, reparei nisso talvez à uns 5 dias, não me parecem piorar nem melhorar. Come bem e não apresenta outros sintomas, as outras barbatanas parecem-me normais. Os outros peixes não apresentam sintomas nenhuns, as barbatanas parecem normais. Este escalar em questão parece ser um pouco pressionado pelo maior, não sei se devido ao facto de os outros 2 serem macho e femea (hipoteticamente), se devido ao facto de estar doente. Mas à hora da refeição, todos comem com bastante vigor, "ciclideo style"! Será devido a alguma bacteria? Fungos não me parece ser. Ou devido a agua poluida pelo facto de eu ter sido desleixado e andar tempos que só fazia TPAs mes a mes ou 2 em 2 meses, (ja sei, nao me dêm na cabeça), mas como tenho pouca fauna os nitratos não aparecem rapidamente. Mas se fosse poluição os outros tambem apresentavam sintomas. Agradeço ajuda!
Ricardobpais Publicado: Julho 2, 2011 Publicado: Julho 2, 2011 boas eu penso que possa ser o outro escalar,se ele e maior tem tendencia para petiscar o outro tive esse problema...
PauloGrave Publicado: Julho 2, 2011 Autor Publicado: Julho 2, 2011 (editado) Os escalares têm todos cerca de 3 anos e tal de idade. Duvido que o outro ande a mordiscar as peitorais do vizinho, quanto mais não fosse mordia nas barbatanas maiores! Estou a ponderar aplicar baktopur, mas tenho um certo receio que me dê cabo das bacterias nitrificantes.... opinioes de experts seriam bem vindas. Editei p/ corrigir um lapso meu! Editado Julho 2, 2011 por PauloGrave
Orien Publicado: Julho 21, 2011 Publicado: Julho 21, 2011 o meu escalar macho todos os meses fica com as barbatanas assim desfeitas tambem .. mas eles fazem a postura e depois param com as brigas ... a femea puxa o escalar da zona dos ovos pelas barbatanas .. e ficam quase so uns fios que tao no meio das barbatanas .. uma semana depois tao direitinhas
Recommended Posts