PedroM Publicado Fevereiro 2, 2005 Publicado Fevereiro 2, 2005 Saudações, Tenho um aqua tanganika de aprox. 200lt Como o PH tem estado nos 8.3 / 8.4, adquiri na semana passada 2 produtos da Seachem: Cichlid Lake Salt e Tanganika Buffer (que diz elevar e estabelizar o PH em 9 / 9.4. Passados estes dias, e após ir dia a dia adicionando aos poucos os produtos tenhos estes valores: PH 8.5 / 8.6 GH 240 mg/l KH 210 mg/l Ora estes valores é que não percebo bem! uma dureza de carbonatos tão grande não deveria aumentar a dureza geral, mas também o PH? A única materia filtrante que tenho no filtro, de natureza "quimica" é Filtrax PhosEX da JBL para a redução de Fosfatos. Será que isto está a impedir o PH de subir? Estes valores são normais? É que com estes valores não me parece boa ideia continuar a adicionar mais produto. Que fazer para subir o PH nestas condições? Obrigado Citar _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
paulo duarte Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 Olá vizinho. Com um Ph de 8.3, vês necessidade em acrescentar Buffer? O ph irá subir mas de forma lenta (e convém que assim seja ). A água da nossa zona tem óptimas condições para tanganicas (à excepção dos fosfatos e silicatos...). Eu apenas acrescento pequeas quantidades de bicarbonato de sódio nas TPAs para elevar o Kh. com o tempo, o ph tabém vai subindo (acima dos 8 já é um óptimo valor para tanganicas e não vejo necessidade de o elevar para os 9...) Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 Viva. Antes de tudo, não sou nenhum expert em CA's, muito menos em Tanganika's. Já agora, se puderem esclarecer como é que se mantem o pH nesse tipo de aquário, agradecia. Pergunto isto, porque nos outros tipos de aquários com pH's alcalinos (outros CA's e marinhos), este é mantido (quimicamente) com o equilíbrio do ácido carbónico/bicarbonato/carbonato (usando rochas calcárias, por exemplo): HCO3- + OH- -> CO3(2-) + H2O (é um equilíbrio, e está mais deslocado para a esquerda) A ideia que tenho é que é usado um sal de carbonato (MCO3, em que M é um metal ou outro ião positivo que em solução aquosa se dissocia mais facilmente, em relação ao CaCO3, que é muito pouco solúvel). Se utilizasse-mos CaCO3, devido ao seu produto de solubilidade, ele iria estabilizar o pH por volta dos 8.2-8.4 (mais coisa menos coisa). Tal como já disse anteriormente, para aumentar o pH, e consequentemente a dureza carbonatada (KH) teríamos que dissolver mais carbonato em água, o que seria "fácil" com um sal de carbonato mais solúvel. Relativamente à tua dúvida, face à não concordância dos valores de KH, GH e pH, creio que algo te está a interferir nesse equilíbrio. Poderá ser o "sequestrante" de fosfatos. Geralmente, o funcionamento desse tipo de "membranas", chamemos-lhe assim, têm uma afinidade pelo ião fosfato, libertando outro anião (com carga igual, ou vários que no conjunto igualem o valor da carga dos iões fosfato trocados) para a solução. Resta agora saber qual dos iões será mais básico, se por ventura for o ião fosfato, tens aqui uma explicação para esse fenómeno (apesar de eu não acreditar muito, visto os iões bicarbonato/carbonato se encontrarem em concentração superior aos do fosfato; ou seja, duvido que esse abaixamento do pH se deva exclusivamente à troca dos ião fosfato por outro mais ácido). Agora de momento não me ocorre mais nada. Espera por mais opiniões. A minha é que, o que te está a interferir é a membrana "sequestrante" de fosfatos. Já agora, tens rocha calcária no aquário? Pode ser um bocado estranho, mas o CaCO3 (estando em maior concentração) pode-te estar a puxar o equílibrio ao contrário, ou seja, tens um pH alto (>8.4) e ele diminui, tentando estabilizar para 8.2-8.4 Espero ter ajudado Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts