PH / GH / KH / Tanganika - Help


Recommended Posts

Saudações,

 

Tenho um aqua tanganika de aprox. 200lt

Como o PH tem estado nos 8.3 / 8.4, adquiri na semana passada 2 produtos da Seachem: Cichlid Lake Salt e Tanganika Buffer (que diz elevar e estabelizar o PH em 9 / 9.4.

Passados estes dias, e após ir dia a dia adicionando aos poucos os produtos tenhos estes valores:

PH 8.5 / 8.6

GH 240 mg/l

KH 210 mg/l

 

Ora estes valores é que não percebo bem! uma dureza de carbonatos tão grande não deveria aumentar a dureza geral, mas também o PH?

 

A única materia filtrante que tenho no filtro, de natureza "quimica" é Filtrax PhosEX da JBL para a redução de Fosfatos. Será que isto está a impedir o PH de subir? Estes valores são normais? É que com estes valores não me parece boa ideia continuar a adicionar mais produto.

Que fazer para subir o PH nestas condições?

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho.

Com um Ph de 8.3, vês necessidade em acrescentar Buffer? O ph irá subir mas de forma lenta (e convém que assim seja :wink: ). A água da nossa zona tem óptimas condições para tanganicas (à excepção dos fosfatos e silicatos...). Eu apenas acrescento pequeas quantidades de bicarbonato de sódio nas TPAs para elevar o Kh. com o tempo, o ph tabém vai subindo (acima dos 8 já é um óptimo valor para tanganicas e não vejo necessidade de o elevar para os 9...)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Antes de tudo, não sou nenhum expert em CA's, muito menos em Tanganika's. Já agora, se puderem esclarecer como é que se mantem o pH nesse tipo de aquário, agradecia. Pergunto isto, porque nos outros tipos de aquários com pH's alcalinos (outros CA's e marinhos), este é mantido (quimicamente) com o equilíbrio do ácido carbónico/bicarbonato/carbonato (usando rochas calcárias, por exemplo):

 

HCO3- + OH- -> CO3(2-) + H2O (é um equilíbrio, e está mais deslocado para a esquerda)

 

A ideia que tenho é que é usado um sal de carbonato (MCO3, em que M é um metal ou outro ião positivo que em solução aquosa se dissocia mais facilmente, em relação ao CaCO3, que é muito pouco solúvel). Se utilizasse-mos CaCO3, devido ao seu produto de solubilidade, ele iria estabilizar o pH por volta dos 8.2-8.4 (mais coisa menos coisa). Tal como já disse anteriormente, para aumentar o pH, e consequentemente a dureza carbonatada (KH) teríamos que dissolver mais carbonato em água, o que seria "fácil" com um sal de carbonato mais solúvel.

 

Relativamente à tua dúvida, face à não concordância dos valores de KH, GH e pH, creio que algo te está a interferir nesse equilíbrio. Poderá ser o "sequestrante" de fosfatos. Geralmente, o funcionamento desse tipo de "membranas", chamemos-lhe assim, têm uma afinidade pelo ião fosfato, libertando outro anião (com carga igual, ou vários que no conjunto igualem o valor da carga dos iões fosfato trocados) para a solução. Resta agora saber qual dos iões será mais básico, se por ventura for o ião fosfato, tens aqui uma explicação para esse fenómeno (apesar de eu não acreditar muito, visto os iões bicarbonato/carbonato se encontrarem em concentração superior aos do fosfato; ou seja, duvido que esse abaixamento do pH se deva exclusivamente à troca dos ião fosfato por outro mais ácido).

 

Agora de momento não me ocorre mais nada.

Espera por mais opiniões. A minha é que, o que te está a interferir é a membrana "sequestrante" de fosfatos. Já agora, tens rocha calcária no aquário? Pode ser um bocado estranho, mas o CaCO3 (estando em maior concentração) pode-te estar a puxar o equílibrio ao contrário, ou seja, tens um pH alto (>8.4) e ele diminui, tentando estabilizar para 8.2-8.4

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.