sofia2103 Publicado Junho 30, 2011 Publicado Junho 30, 2011 Boas pessoal! Bem o dilema é o seguinte: tenho um aquário de 110 litros com um ph de 7.5/8 e não há forma de baixar o ph, com dois escalares selvagens, 8 cardinais jumbo e um guppy, 1 coridora e 2 ottos. Eu sei que escalares e cardinais pode ser um risco mas até agora tudo ok, o que eu gostava de saber era o seguinte, passa-se alguma coisa com a minha água? Será que os testes estão mal? Será que afinal os escalares aguentam água alcalina? Já tentei ter appistos mas acabam sempre por morrer por isso só me resta acreditar que deverá ser do ph porque de resto, nitritos, nitratos, amónia, parece-me tudo ok... Isto para mim é um dilema porque nem sei que peixes hei-de pôr no aqua... O que faço? Citar
Ricardobpais Publicado: Junho 30, 2011 Publicado: Junho 30, 2011 ola Tens plantas? sempre podes usar um produto para baixar o ph da agua... Citar
sofia2103 Publicado: Junho 30, 2011 Autor Publicado: Junho 30, 2011 ola Tens plantas? sempre podes usar um produto para baixar o ph da agua... Sim tenho plantas e tenho super peat da sera no filtro pra baixar o ph.. Não queria usar quimicos porque acaba sempre por subir o ph outra vez e tenho de estar constantemente a controlar isso... Alguma sugestao? Citar
BrunoFrancisco Publicado: Junho 30, 2011 Publicado: Junho 30, 2011 (editado) Tenho o mesmo problema que tu mas eu não coloquei nenhum quimico... tenho turfa porque ajuda a baixar e meti hoje uma receita de co2 caseiro que tambem baixa... amanha verei os resultados... isto é, se a receita funcionou, é que entretanto tive de sair... Experimenta em ti a turfa, pode funcionar. Tal como o Co2. Podes meter um tronco tambem. Abraço Editado Junho 30, 2011 por BrunoFrancisco Citar
MiguelAndradeAndrade Publicado: Junho 30, 2011 Publicado: Junho 30, 2011 (editado) Boas! Há muitas coisas naturais que ajudem a baixar o pH. Uma das coisas que podes fazer é meter umas folhas de catappa. Elas ajudem a baixar o pH e entre muitos outros, como por exemplo: Estimulante da reprodução; Alto poder antifúngico; Alto poder antibactericida; Alto poder antiparasiticida; Intensificação das cores dos peixes e invertebrados; Melhoraria da saúde geral dos peixes e invertebrados; Simular condições de águas escuras (Black Water). cumps Editado Junho 30, 2011 por MiguelAndradeAndrade Citar http://gruposcalare.hostei.com/index.php
sofia2103 Publicado: Junho 30, 2011 Autor Publicado: Junho 30, 2011 Boas! Há muitas coisas naturais que ajudem a baixar o pH. Uma das coisas que podes fazer é meter umas folhas de catappa. Elas ajudem a baixar o pH e entre muitos outros, como por exemplo: Estimulante da reprodução; Alto poder antifúngico; Alto poder antibactericida; Alto poder antiparasiticida; Intensificação das cores dos peixes e invertebrados; Melhoraria da saúde geral dos peixes e invertebrados; Simular condições de águas escuras (Black Water). cumps Já tenho a turfa ( o tal super peat da sera) e o co2 é das pastilhas (pode não ser o melhor mas é o que tenho agora) E quanto às folhas de catappa será que não deixa o aquario com uma água escura? Já a turfa deixa e não me agrada muito mas enfim... é isso que é a Black Water? Quando fica muito escura? Quero salientar que os peixes que disse que tinha já os tenho há 6 meses ou mais e parecem-me bem de saúde. Agora que isso é um misterio, lá isso é... Citar
MiguelAndradeAndrade Publicado: Junho 30, 2011 Publicado: Junho 30, 2011 Já tenho a turfa ( o tal super peat da sera) e o co2 é das pastilhas (pode não ser o melhor mas é o que tenho agora) E quanto às folhas de catappa será que não deixa o aquario com uma água escura? Já a turfa deixa e não me agrada muito mas enfim... é isso que é a Black Water? Quando fica muito escura? Quero salientar que os peixes que disse que tinha já os tenho há 6 meses ou mais e parecem-me bem de saúde. Agora que isso é um misterio, lá isso é... Sim, as folhas de catappa fazem o efeito black water, mas é melhor isso do que ver o pH a disparar. Citar http://gruposcalare.hostei.com/index.php
Alvaro Silva Publicado: Junho 30, 2011 Publicado: Junho 30, 2011 Boas Não haverá para ai pedras calcarias,ou areão com materia calcaria? resto de conchas ou afins!... ou então o teste saio do prazo,e dá leituras erradas. Comp: Álvaro Silva Citar
crush Publicado: Junho 30, 2011 Publicado: Junho 30, 2011 Antes de mais, acho que é preciso ir ao ponto de partida: qual é o pH da tua água que introduzes? Deves medir deixando a água repousar um mínimo de 24 horas. Caso seja inferior ao do teu aquário, então tens algo no teu aquário que faz subir o pH (areia de praia, pedras calcárias (para saberes se são calcárias, seca muito bem as pedras e depois mete umas gotas de vinagre e se fizer efervescência são calcárias), conchas, búzios, etc.). Se assim for, a solução é fácil: é tirar o que te faz subir o pH. Se o pH da tua torneira for entre esses valores, é mais complicado...Um tronco ajuda a baixar o pH e é um belo elemento decorativo... A solução menos barata mas 100% garantida, é passares a introduzir água com pH ácido. Ou seja, de garrafão...Para o teu aquário, se fizeres TPAs de 25% de 3 em 3 semanas, comprando garrafão do Lidl ou Pingo Doce (0,29€) tens um custo anual de 26,1€. O que convenhamos, também não é um custo por aí além...Mas tens uma água garantidamente em óptimo estado e que dá perfeitamente para os parâmetros dos peixes que tens (excepto do guppy, que é o único de águas alcalinas aí). Agora atenção a uma coisa: os peixes são exigentes com os parâmetros da água, mas mais exigentes ainda com a sua estabilidade...Por isso, se tentares acidificar a tua água, tenta fazê-lo de forma muito gradual, para que os peixes não sofram muito... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
sofia2103 Publicado: Julho 5, 2011 Autor Publicado: Julho 5, 2011 Antes de mais, acho que é preciso ir ao ponto de partida: qual é o pH da tua água que introduzes? Deves medir deixando a água repousar um mínimo de 24 horas. Caso seja inferior ao do teu aquário, então tens algo no teu aquário que faz subir o pH (areia de praia, pedras calcárias (para saberes se são calcárias, seca muito bem as pedras e depois mete umas gotas de vinagre e se fizer efervescência são calcárias), conchas, búzios, etc.). Se assim for, a solução é fácil: é tirar o que te faz subir o pH. Se o pH da tua torneira for entre esses valores, é mais complicado...Um tronco ajuda a baixar o pH e é um belo elemento decorativo... A solução menos barata mas 100% garantida, é passares a introduzir água com pH ácido. Ou seja, de garrafão...Para o teu aquário, se fizeres TPAs de 25% de 3 em 3 semanas, comprando garrafão do Lidl ou Pingo Doce (0,29€) tens um custo anual de 26,1€. O que convenhamos, também não é um custo por aí além...Mas tens uma água garantidamente em óptimo estado e que dá perfeitamente para os parâmetros dos peixes que tens (excepto do guppy, que é o único de águas alcalinas aí). Agora atenção a uma coisa: os peixes são exigentes com os parâmetros da água, mas mais exigentes ainda com a sua estabilidade...Por isso, se tentares acidificar a tua água, tenta fazê-lo de forma muito gradual, para que os peixes não sofram muito... Obrigada a todos pela vossa ajuda! Ora bem, a água da torneira está entre os 7.0 e os 7.5, eu diria 7.2. Sim, tenho umas rochas no aqua que aumentam o ph porque têm algum calcário, o que na altura na loja me disseram que não tinham, pronto ok nada de novo, eu sei! Na altura até me disseram, quando fui lá queixar-me que pelo aqua ser novo era normal ter um ph assim elevado... Eu não retirei as rochas porque pensei que a turfa iria estabilizar o ph, mas mesmo assim não chega... O que acham? Retiro as rochas? Obrigada Citar
Hugo R. Silva Publicado: Julho 5, 2011 Publicado: Julho 5, 2011 Olá Retiras as rochas e cuidado para ires verificando se o pH não desce demais.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts