tronco a flutuar e com bolor!!


tixxa

Recommended Posts

Boa tarde

 

comprei um tronco Red Mood Wood, fervi-o mas como não cabia no tacho tive de o ir virando, ferveu cerca de 10 a 15 minutos de cada lado. Sendo muito grande a minha opção foi colocá-lo directamente no aqua, apenas o tronco, uma pedra para não flutuar e enchi-o de cerca de 100 litros de água. Passado uns 3 dias noto que começa a ganhar bolor (coisa de que o vendedor da loja me tinha avisado) mas deixei-o estar mais uns dias, quando me apercebi que o bolor já criava fios pendurados no tronco e que o fundo do aqua já estava cheio de uma manta branca resolvi tirá-lo.

Lavei-o bem com uma esponja (da loiça nunca utilizada), voltei a colocá-lo no aqua e mal ou bem já chateada com o assunto (já fiz tratamentos a outros troncos e tudo correu bem) resolvi pôr cerca de 100ml ou menos de lixívia nos 100litros de água e 3 mãos bem "aviadas" de sal (esqueci-me de colocar o sal quando o fervi). Passou uns 5 dias no aqua, a água ficou amarela/castanha mas o bolor nunca chegou a aparecer, experimentei retirar a pedra e o gajo ainda flutuava! Como a água já estava com má cor resolvi retirá-lo de novo, passá-lo por agua corrente e colocar nova agua no aqua. Já la está há 5 dias, desta vez não coloquei lixívia nem sal, a água está ligeiramente amarelada mas nada demais, hoje vou a olhar bem para ele e já está a ganhar bolor de novo!!! Para além de que continua a flutuar...

 

O que hei-de fazer? Fervê-lo de novo com sal? Colocá-lo mais uns dias com lixívia e sal? Ou há outra hipótese?

 

Será que alguém já passou por uma experiência parecida ou saiba como resolver o assunto?

 

Obrigado a todos..

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde tixxa

 

O que parece que tens no tronco são fungos, a mim também me apareceu num tronco que já tinha á bastante tempo mas desapareceu por ele, bastou ir limpando o tronco de vez em quando mas nunca apareceu muito. Pelo que tenho lido isso aparece em troncos mal tratados, tu fizeste tudo bem mas devias ter deixando o tronco em sal durante 1 a 2 meses. Para quem quer montar um novo aquário é chato esperar tanto tempo mas acho que evita tpas em demasia e dores de cabeça, sempre podes montar o aquário se for o caso e deixar o espaço do mesmo reservado se as plantas não reclamarem o espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tambem tive esse contratempo, é a trabalheira que os troncos dão e alguns demoram muito tempo até ficarem realmente prontos.

O que fiz e aconselho é comprarem um limpa fundos (pleco, ancistro...) que eles limpam te o tronco todinho, fica a "brilhar", pelo menos comigo resultou.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

Neste momento ainda nao tenho condições para colocar peixes, pois ainda não tenho nada no aqua quanto mais ter feito o ciclo...

Geada quando te referes a deixar em sal, queres dizer em agua com bastante sal diluído ou mesmo em camadas de sal puro(mesmo deitado do pacote em cima do tronco). e quanto ao flutuar essa técnica do sal resulta ou tem de estar muito tempo debaixo de agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tixxa,se o tronco foi comprado em loja de aquáriofilia

não e preciso ferver,basta por de molho uns dias para

sair todo o tinino,ou seija a cor de chá,e quando a água

tiver mais ou menos clara,e o tronco já for ao fundo,ai

clocas no aquário,esses fugos vão sempre apracer,mas acabam

por dezaparcer com o tempo,e não fáz mal aos peixes,nem ao

ambiente do aquário,pode e fazer mal á estetica,quando olhas lol.

Espero que tenha ajudado.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Alvaro Silva

sim o tronco foi comprado numa loja de aquariofilia, o proprietário, que não me parece ser daqueles que são "uns troca tintas" disse-me para o ferver, apesar do tronco ter o devido tratamento e que também iria aparecer bolor.. Mas realmente já tenho o tronco debaixo de agua há quase 15 dias e ele ainda boia (não tanto como boiava no início) em relação à água cor de chá esta só ficou com essa cor na água de fervura e quando o coloquei com sal e lixívia... Agora a cor não tá má, esta baça, mas é compreensível. Mas se não faz mal aos peixes melhor!! Ainda não tenho o aquario preparado para começar a fazer o ciclo, mas coloquei a questão pois como sou novata poderia ter feito algo mal ou ter de fazer de outra maneira... Depois quando tiver o ciclo feito quero colocar ancistrus, por isso até lá ja deverei ter menos bolor e o que persistir os gajos deverão comê-lo.

 

Obrigado pessoal!!

Editado por tixxa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tenho verificado nem todas as madeiras se comportam da mesma maneira tendo algumas demorarem mais tempo a ficarem devidamente tratadas e afundarem e desculpa estar a contradizer Alvaro mas á lojas que vendem tanto troncos tratados como os não tratados existindo ai uma diferença de preço, os meus tenho adquirido sem serem tratados pois o preço faz diferença e não me importo de esperar. Tixxa em questão ao sal é para colocar diluído na agua e não precisa grande quantidade e podes colocar uma pedra em cima para ele ficar completamente submerso, o sal vai fazer com que sejam eliminados bactérias e o tais fungos mas é como tudo na vida não te dou certezas que eles não voltem a surgir. A dica do pleco também estou de acordo são excelentes para limpeza não á canto que lhe escape, mas atenção que podem atingir 25 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Atenção,quando eu disse á tixxa se o tronco foi comprado

em loja de aquáriofilia,eu estáva a referime a tronco vindo

de paises tropicais,que por norma já vêm tratados para por

nos aquários,demaneira nenhuma me estava a referir a troncos

apanhados aqui no nosso pais,e não tratados,ok.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.