tixxa Publicado Junho 28, 2011 Publicado Junho 28, 2011 (editado) Boa tarde comprei um tronco Red Mood Wood, fervi-o mas como não cabia no tacho tive de o ir virando, ferveu cerca de 10 a 15 minutos de cada lado. Sendo muito grande a minha opção foi colocá-lo directamente no aqua, apenas o tronco, uma pedra para não flutuar e enchi-o de cerca de 100 litros de água. Passado uns 3 dias noto que começa a ganhar bolor (coisa de que o vendedor da loja me tinha avisado) mas deixei-o estar mais uns dias, quando me apercebi que o bolor já criava fios pendurados no tronco e que o fundo do aqua já estava cheio de uma manta branca resolvi tirá-lo. Lavei-o bem com uma esponja (da loiça nunca utilizada), voltei a colocá-lo no aqua e mal ou bem já chateada com o assunto (já fiz tratamentos a outros troncos e tudo correu bem) resolvi pôr cerca de 100ml ou menos de lixívia nos 100litros de água e 3 mãos bem "aviadas" de sal (esqueci-me de colocar o sal quando o fervi). Passou uns 5 dias no aqua, a água ficou amarela/castanha mas o bolor nunca chegou a aparecer, experimentei retirar a pedra e o gajo ainda flutuava! Como a água já estava com má cor resolvi retirá-lo de novo, passá-lo por agua corrente e colocar nova agua no aqua. Já la está há 5 dias, desta vez não coloquei lixívia nem sal, a água está ligeiramente amarelada mas nada demais, hoje vou a olhar bem para ele e já está a ganhar bolor de novo!!! Para além de que continua a flutuar... O que hei-de fazer? Fervê-lo de novo com sal? Colocá-lo mais uns dias com lixívia e sal? Ou há outra hipótese? Será que alguém já passou por uma experiência parecida ou saiba como resolver o assunto? Obrigado a todos.. Editado Junho 28, 2011 por tixxa Citar
Geada Publicado: Junho 28, 2011 Publicado: Junho 28, 2011 Boa tarde tixxa O que parece que tens no tronco são fungos, a mim também me apareceu num tronco que já tinha á bastante tempo mas desapareceu por ele, bastou ir limpando o tronco de vez em quando mas nunca apareceu muito. Pelo que tenho lido isso aparece em troncos mal tratados, tu fizeste tudo bem mas devias ter deixando o tronco em sal durante 1 a 2 meses. Para quem quer montar um novo aquário é chato esperar tanto tempo mas acho que evita tpas em demasia e dores de cabeça, sempre podes montar o aquário se for o caso e deixar o espaço do mesmo reservado se as plantas não reclamarem o espaço. Citar
brunocoimbra Publicado: Junho 28, 2011 Publicado: Junho 28, 2011 Boas, tambem tive esse contratempo, é a trabalheira que os troncos dão e alguns demoram muito tempo até ficarem realmente prontos. O que fiz e aconselho é comprarem um limpa fundos (pleco, ancistro...) que eles limpam te o tronco todinho, fica a "brilhar", pelo menos comigo resultou. cumps Citar
depios Publicado: Junho 28, 2011 Publicado: Junho 28, 2011 Aqui aconteceu exactamente o mesmo fungos no tronco mas as neritinas e os ancistros limparam aquilo tudo. Citar
tixxa Publicado: Junho 28, 2011 Autor Publicado: Junho 28, 2011 Obrigado pelas respostas. Neste momento ainda nao tenho condições para colocar peixes, pois ainda não tenho nada no aqua quanto mais ter feito o ciclo... Geada quando te referes a deixar em sal, queres dizer em agua com bastante sal diluído ou mesmo em camadas de sal puro(mesmo deitado do pacote em cima do tronco). e quanto ao flutuar essa técnica do sal resulta ou tem de estar muito tempo debaixo de agua? Citar
Alvaro Silva Publicado: Junho 28, 2011 Publicado: Junho 28, 2011 Boas Tixxa,se o tronco foi comprado em loja de aquáriofilia não e preciso ferver,basta por de molho uns dias para sair todo o tinino,ou seija a cor de chá,e quando a água tiver mais ou menos clara,e o tronco já for ao fundo,ai clocas no aquário,esses fugos vão sempre apracer,mas acabam por dezaparcer com o tempo,e não fáz mal aos peixes,nem ao ambiente do aquário,pode e fazer mal á estetica,quando olhas lol. Espero que tenha ajudado. Comp: Álvaro Silva Citar
tixxa Publicado: Junho 28, 2011 Autor Publicado: Junho 28, 2011 (editado) Boa noite Alvaro Silva sim o tronco foi comprado numa loja de aquariofilia, o proprietário, que não me parece ser daqueles que são "uns troca tintas" disse-me para o ferver, apesar do tronco ter o devido tratamento e que também iria aparecer bolor.. Mas realmente já tenho o tronco debaixo de agua há quase 15 dias e ele ainda boia (não tanto como boiava no início) em relação à água cor de chá esta só ficou com essa cor na água de fervura e quando o coloquei com sal e lixívia... Agora a cor não tá má, esta baça, mas é compreensível. Mas se não faz mal aos peixes melhor!! Ainda não tenho o aquario preparado para começar a fazer o ciclo, mas coloquei a questão pois como sou novata poderia ter feito algo mal ou ter de fazer de outra maneira... Depois quando tiver o ciclo feito quero colocar ancistrus, por isso até lá ja deverei ter menos bolor e o que persistir os gajos deverão comê-lo. Obrigado pessoal!! Editado Junho 28, 2011 por tixxa Citar
Geada Publicado: Junho 28, 2011 Publicado: Junho 28, 2011 Como tenho verificado nem todas as madeiras se comportam da mesma maneira tendo algumas demorarem mais tempo a ficarem devidamente tratadas e afundarem e desculpa estar a contradizer Alvaro mas á lojas que vendem tanto troncos tratados como os não tratados existindo ai uma diferença de preço, os meus tenho adquirido sem serem tratados pois o preço faz diferença e não me importo de esperar. Tixxa em questão ao sal é para colocar diluído na agua e não precisa grande quantidade e podes colocar uma pedra em cima para ele ficar completamente submerso, o sal vai fazer com que sejam eliminados bactérias e o tais fungos mas é como tudo na vida não te dou certezas que eles não voltem a surgir. A dica do pleco também estou de acordo são excelentes para limpeza não á canto que lhe escape, mas atenção que podem atingir 25 cm. Citar
Alvaro Silva Publicado: Junho 29, 2011 Publicado: Junho 29, 2011 Boas Atenção,quando eu disse á tixxa se o tronco foi comprado em loja de aquáriofilia,eu estáva a referime a tronco vindo de paises tropicais,que por norma já vêm tratados para por nos aquários,demaneira nenhuma me estava a referir a troncos apanhados aqui no nosso pais,e não tratados,ok. Comp: Álvaro Silva Citar
Recommended Posts