Rodrigo Fernandes Publicado Junho 26, 2011 Publicado Junho 26, 2011 Boas pessoal, Na semana passada decidi voltar para aquariofilia, portanto peguei no meu aquário antigo, que já estava parado à uns bons 2 anos. Todo o material, surpreendentemente, ainda estava a funcionar. Por isso foi logo passar a montagem. Decidi-me por utilizar para substrato fértil humus de minhoca 100% natural, devidamente tratado, e depois areão de rio por cima. Pois agora estou arrependido, depois de 5 dias com o aquário cheio e a ciclar, tudo esta a correr bem menos a cor da agua. Cada dia que passa, apesar de estar a fazer TPA's frequentes e bem generosas, a agua fica mais tingida pela cor marron do Humus, apesar de este ter sido cuidadosamente fervido e lavado como manda a regra. A única coisa que eu tenho no aquário para alem dos substratos é um tronco, também tratado, e 5 pés de ceratophyllum demersum. Agora gostava de ler as vossas opiniões, se deva continuar a fazer TPA's até a água ficar com a transparência desejada, ou se devo voltar ao inicio tirar tudo e usar um substrato fértil comprado especificamente para aquariofilia. Cumprimentos, Rodrigo Fernandes Citar
robintiago Publicado: Junho 26, 2011 Publicado: Junho 26, 2011 a água fica turva mesmo assim, a única maneira de ter a água menos turva é ao fim de um mês mais ou menos, mas isso depende do areão que é colocado por cima e da quantidade de tpa's. eu tenho em vários aquários e agora ao fim de 3 meses no último; não se nota praticamente nada. eu não faço o tratamento que fizestes e já está assim bom.... apenas te aconselho a colcocar mais areão por cima, caso aches que possa ser disso. a turvação para mim é natural, não tem problema para os peixes com isso. Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
Ricardobpais Publicado: Junho 26, 2011 Publicado: Junho 26, 2011 boas Ya a agua no primeiro mes fica assim,mas podes sempre comprar um producto pa clarear,eu usei 5 euros aqua cristalina Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Junho 26, 2011 Autor Publicado: Junho 26, 2011 Tirei agora o tronco para ver se é ele está tambem a contribuir para a cor de chá da agua. Por enquanto nao irei colocar quimicos, amanha vou comprar carvão activo para meter o filtro durante uma semaninha a ver se consegue apanhar algumas particulas que não deveriam estar na água. Isso e vou continuar com os TPA's de 20 % diarios. Citar
inblack Publicado: Junho 26, 2011 Publicado: Junho 26, 2011 Viva, Isso ou é do tronco ou é do substrato fértil que meteste. Vê se não tens alguma camada mais fina do areão que puseste por cima que esteja a libertar o húmus para a coluna de água. E não desistas já. Vai fazendo as coisas com calma. Quando se começa comete-se sempre os erros da praxe e é com esse erros que se aprendem. Eu por acaso tive a sorte e a oportunidade de trabalhar numa loja de especialidade e ultrapassei alguns erros sem os cometer. Mas cometi outros. E não são por esse erros que desisti de ter os 3 aquários cá em casa. Além do mais tens este belo fórum, onde vais apanhar gente muito estúpida (ignora-los é óbvio), como gente sempre pronta a ajudar. Cumps Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Junho 27, 2011 Autor Publicado: Junho 27, 2011 Boas inblack, exactamente, agora quero ver se o tronco mancha a água onde está de molho, se não manchar irei colocar mais uma camada de areão. Já agora, de que espessura é que recomendam? eu tenho o Humus, depois areão grosso e fino. Desistir é que não! Eventualmente irei conseguir ter o aquário nas condições perfeitas Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Junho 27, 2011 Autor Publicado: Junho 27, 2011 Boas pessoal, tenho mais uma questão, já andei às voltas no forum e não encontrei uma resposta especifica por isso aqui vai. O meu filtro tem aquele compartimento separado da esponja onde posso colocar o carvão activo ou a cerâmica. A minha questão é, nesse compartimento posso colocar uma camada de carvão activo e depois uma camada de cerâmica? Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Junho 28, 2011 Autor Publicado: Junho 28, 2011 Ontem fiz um TPA de cerca de 80% meti mais 4 Kg de areão e até agora a água está cristalina. Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Julho 1, 2011 Autor Publicado: Julho 1, 2011 Alguém me sabe responder à questão do carvão activo e da cerâmica? Citar
CaptainStuck Publicado: Julho 1, 2011 Publicado: Julho 1, 2011 Alguém me sabe responder à questão do carvão activo e da cerâmica? Boas, sim pode colocar as duas coisas, se bem que eu aconselhava a colocar o máximo de cerâmicas possível, pois uma filtragem biológica forte é meio caminha andado para um bom funcionamento do aquário. Abraços Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Rodrigo Fernandes Publicado: Julho 1, 2011 Autor Publicado: Julho 1, 2011 Boas, sim pode colocar as duas coisas, se bem que eu aconselhava a colocar o máximo de cerâmicas possível, pois uma filtragem biológica forte é meio caminha andado para um bom funcionamento do aquário. Abraços Boas, obrigado pela resposta. Vou então manter o carvão até Domingo e depois na segunda vou comprar cerâmica e colocar no filtro Citar
Recommended Posts