Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos os amantes de aquariofilia :sign_welcome:

Já tenho lido muito e seguido também post's do forum, o qual me fez activar um aquário antigo que ja tinha cá em casa 0.6x0.3x0.35 +/- 60L, diz dele um aquario comunitário e com algumas plantas (simples). Estou aqui hoje por para vos pedir opinões para este novo projecto que vou iniciar com um aquario 90x60x60 vai para uns 300 litros.

Filtragem ainda não tenho mas ando a ver uns filtos com capacidade entre 900L a 1200 L/H o termostato tb ainda não tenho ando a estudar se irei para 2 de 150w cada ou 1 unico de 300w. (desde já agradeço qualquer opinião ou sugestão)

A minha razão para postar hoje aquitem mais a ver com a o substrato que me aconselhariam a usar sei que ELOS e ADA são fantásticos mas gostaria de saber se poderei ter alguma alternativa um pouco mais em conta, ($$$$$)acho que entendei o que quero dizer. Eu estou com esta duvida maior por no aquario que tenho neste momento, coloquei um substrato baratoxo que até fui comprado numa loja de aquariofilia, mas acho que não deu grande resultado nas plantas, pois eles só começaram a ficar bonitas quando comecei a injectar Co2 (Diy). Por isso aqui está a minha duvida, será mesmo necessário substrato :eusathink:, ou o substrato deve ser um conjunto de vários? Áh ja me ia esquecendo irei quer meter algum areão juntamente com alguma areia de silica.

Já me ia esquecendo, qual e a vossa opinião quanto á iluminação, terei que ir para 300w de luz, baseando na regra 1w/L, não gostava que a conta da minha luz disparasse :alberteinstein:

Aguardo conselhos e opinão dos membros. :chores003:

Editado por Klaudix
Publicado:

Boas,

é melhor teres dois termostatos, para um aquecimento mais uniforme e em caso de avaria sempre fica um a aguentar as pontas,

o que queres disser com substrato? referes-te ao substrato fertil ou ao outro inerte somente decorativo? se for o fertil sempre podes ver o da JBL que é o que eu tenho no meu, só que devias ponderar melhor gastar um pouco mais a comprar aquele que dure mais tempo e complementar com um bom substrato inerte que facilite a troca de nutrientes entre a coluna de agua e as raizes das plantas,

a iluminação vai depender das plantas que queres por, mas mais do que o volume de agua o que vai influenciar mesmo são os 60cm de altura e se quiseres plantas de tapete podes mesmo que ter mais do que 1W/l,

cumprimentos

Publicado:

Já te responderam basicamente tudo.

Quanto a substrato barato, a mais barata de todas (mas também mais demorada, mas nada de especial, garanto-te) é o húmus de minhoca. O principal inconveniente, é que é bastante rico em nutrientes e por isso deves ter muitas plantas e algumas de crescimento rápido, ou então podes ter um boom de algas...

O facto de teres um bom ou mau substrato não implica que não tenhas que usar CO2 para melhores resultados. O CO2 não substitui o substrato, nem vice-versa. São complementos e essenciais para um bom plantado.

Publicado:

desde ja obrigado pela disponibilidade e tb pelos os conselhos. Vejo que vou ter que ir estudar o ajunto do quanto poderei gastar$$$$ no substrato,estes dias. Pode parecer uma pergunta estúpida,mas vou fazer na mesma :), onde não irei meter plantas não será necessário substrato, pois não? (estou a falar de substrato fértil).

Publicado:

apesar de inicialmente não ser necessário colocares substrato nos sitios sem plantas, caso queiras colocar mais plantas, terias de refazer a montagem no caso de não teres substrato no aquário todo.

caso optes pelo humus de minhoca que eu tenho e estou muito contente, não fica caro e vale bem a pena, basta colocares um boa camada de areão para não passarem muitos nutrientes para a coluna de água.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

• 1 mês depois...
Publicado:

claudio li um bocado na diagonal

mas do que falamos e agora do que li

caso pretendas substrato relação preço qualidade JBL aquabasis, tenho usado com sucesso

da tetra ; sera etc é dinheiro jogado fora

em relação a filtros acho que agora ficas bem servido, não será necessario mais nada uma vez que o aqua tem "apenas" 90 de comprimento.

mas.... caso aches falta de caudal podes sempre com cerca de 15 € comprar uma coisa destas http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/bombas/bombas-de-circulacao/wave-maker-pump-vp-101.html

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!