FilipeA Publicado Junho 18, 2011 Publicado Junho 18, 2011 (editado) Boas, Tenho 3 anubias no meu aquario de 60L e uma delas (a que ta no substrato) parece-me estar a ficar doente. A outra que esta presa num ramo parece estar boa. Comprei a que ta no substrato ha cerca de 2 meses e a outra que que tá no ramo há cerca de uma mes. Tive uma semana sem lampada pois esta fundiu-se durante as ferias e não deu para mudar . Já agora quanto tempo devo ter a lampada acesa? O aquario ta mesmo ao lado de uma grande janela onde apanha a luz do dia! A lampada que me aconselharam a comprar hoje numa loja foi a Aqua-Glo de 180000K... Deixo ficar as fotos para verem melhor a diferença das plantas: Há umas semanas atras a que ta no substrato tava assim: Agora depois de vir de Férias estava assim, uma das folhas a que ta rasgada (ver foto que assinala com circulo) ate ganhou uma especie de filamentos tipo musgo!!! (De notar que teve sem a luz artificial quase uma semana pelo k expliquei acima!!!) Quanto a que ta no ramo parece bem vejam as fotos: Ha umas semanas logo apos ser amarrada ao tronco: E agora esta assim (Penso que continua bem ate desenvolveu e esta agarrar-se bem ao tronco): Os produtos que tenho para as tratar são os da foto a seguir mas as bolinhas fertilizantes não as coloquei porque da ultima vez que experimentei sujaram um bocado a água e por isso decidi so meter o Plantamin em liquido... Mas se a salvação das plantas for meter as bolitas ao lado da raiz falo-ei sem problemas... O plantamin tenho de meter quantas vezes? Podem ajudar-me para que salve as plantas? Que tenho de fazer para que voltem ao normal? Desde já Obrigado a todos... Editado Junho 18, 2011 por FilipeA
libermar Publicado: Junho 18, 2011 Publicado: Junho 18, 2011 anubias nao se enterram as raízes, se tiveres ela enterrada no substrato retira e amarra a outro tronco, ou pedra. depois apanhar luz solar dá origem a algas que de certeza foi isso que aconteceu, ou esta acontecer com a tua anubia, as anubias sao plantas de facil manutençao, nao necessitam de luz, nem substrato fertil, mesmo que nao tenhas iluminaria ela cresce, lentamente, mas cresce. evita manter o aquario com luz solar directa. cumps. Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
FilipeA Publicado: Junho 18, 2011 Autor Publicado: Junho 18, 2011 Obrigado desde ja pela resposta... Quanto a enterrar a planta vi aqui no site que se podia meter amarrada a tronco e enterrar mas que se tinha de deixar o rizoma de fora e foi o que fiz. Havia um tópico que ate tinha imagens e segui o que tava la. Penso que se o problema fosse da raíz estar enterrada ja tinha morrido, mas tb n sou nenhum expert e por isso pedi ajuda. Quanto a luz do sol, vou ter e meter uns cortinados para evitar ter a luz directa, pois n posso meter o aquario noutro sitio!! Tenho um programador para a lampada e tava a pensar em meter luz artificial cerca de 8 horas por dia... sera boa ideia ou nao?
libermar Publicado: Junho 18, 2011 Publicado: Junho 18, 2011 (editado) A lampada que me aconselharam a comprar hoje numa loja foi a Aqua-Glo de 180000K... 18000 Kelvins!!??? esse aconselhamento de tipo de lâmpada foi mesmo de quem nada percebe, e para impingir dinheiro ao cliente. chegava-te 10000K e já era mais que suficiente. tenta trocar isso, ou devolver. e vai a uma loja de material eléctrico, e tenta arranjar as lâmpadas lá. são bem mais baratas e sempre tens mais escolha na potência do espectro da luz. Obrigado desde ja pela resposta... Quanto a enterrar a planta vi aqui no site que se podia meter amarrada a tronco e enterrar mas que se tinha de deixar o rizoma de fora e foi o que fiz. Havia um tópico que ate tinha imagens e segui o que tava la. Penso que se o problema fosse da raíz estar enterrada ja tinha morrido, mas tb n sou nenhum expert e por isso pedi ajuda. Quanto a luz do sol, vou ter e meter uns cortinados para evitar ter a luz directa, pois n posso meter o aquario noutro sitio!! Tenho um programador para a lampada e tava a pensar em meter luz artificial cerca de 8 horas por dia... sera boa ideia ou nao? isso mesmo, nao deixes bater luz directa do sol, e 8h por dia é excelente ideia... cumps. Editado Junho 18, 2011 por libermar Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
FilipeA Publicado: Junho 19, 2011 Autor Publicado: Junho 19, 2011 libermar obrigado pela resposta... Por acaso so havia na loja de animais lampadas de 4800K, 18000K e acho de 8000K! Nenhuma de 10000K... Esta ate nem era a mais cara por isso achei k n tivesse a ser levado... e expliquei bem o que tinha no aquario e a rapariga ainda perguntou a outra k tnh a msm opiniao. Não satisfeito ainda fui a outra loja k fica la perto mas fikei boqueaberto com os preços!!! as de 4800K custavam 2x mais k esta que comprei!!! Se soubesse tnh ido aki a uma loja de material electrico... mas cm n tou em PT tb n conheço bem as lojas aqui! Espero k esta de 18000K n seja prejudicial. Ela no rotulo tem a dizer k e aconselhada p ajudar os peixes e plantas a crescerem saudaveis! Espero eu... Agora espero resolver o problema das algas, penso k seja esse o problema k afecta as mnhs anubias. Espero d kk das dormas outras respostas p m ajudar nesse sentido pois n sei s continuo a meter o plantamin se devo meter o fertilizante em bolitas... Tava a pensar em comprar um liquido p matar as algas ms n sei s e prejudicial as plantas?! Sera k podando akelas folhas mais afectadas me ajuda, ou pelo contrario passaram as algas p as outras folhas? E k pelo menos aquela k tem as algas em filamentos fica feia no aqua! Obrigado
libermar Publicado: Junho 19, 2011 Publicado: Junho 19, 2011 quanto as algas, tenta fazer Tpa's mais fortes, limpeza de filtros tb, e limpa as algas, tenta fazer isso 2x por semana, pode ser que ajude-te nesse sentido. isso de usar produtos muitas das vezes nem ajuda...mas espera por mais ajuda de alguem mais expert. cumps. Criação de Pelvicachromis Taeniatus "Nigerian Red" Wild White Pearl
Recommended Posts