Duvidas iniciantes


Recommended Posts

Estava eu pensando em montar um aqua de ca´s, e gostaria de saber mais sobre ca´s...Não sei nada....Estava pensando em montar um aqua de 160 litros, com estas rochas:

 

Pic_3801_1.jpg

 

Para fazer tocas para os mesmos...Alem de querer colocar ca´s daqueles pequenos, e bem coloridos (amarelos, azuis)...

 

Alguem poderia me ajudar??

 

Thanks,

penguin.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis... as perguntas que fazes já foram respondidas diversas vezes neste sub-forum de ciclideos.

Se usares a ferramenta de pesquisa decerto vais encontrar imensos tópicos sobre o assunto malawi, com toda a informação que é necessária, com fotos dos peixes, etc.

 

Se depois de leres ainda tiveres duvidas sobre algum assunto mais especifico , então nessa altura teremos todo o gosto em te ajudar.

Mas por agora e para essas duvidas tão gerais a ferramente pesquisar é o teu maior aliado.

 

Em relação às rochas, são boas.

Em relação ao aquário é, como vais ver, pequeno.

 

Votos de boas leituras

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns que gostei foram:

 

Pseudotropheus Saulosi (Pseudotropheus saulosi)

Pseudotropheus Elongatus (Pseud.elongatus)

Melanocromis Chipokae (Melanocromis chipokae)

Labidocromis Yellow (Labidocromis caeruleus)

Pseudotropheus Socolofi Albino (Pseudotropheus socolofi)

Pseudotropheus Cabro Super Color (Pseudotropheus cabro)

Melanocromis Maingano True (Melanocromis maigano)

Labidocromis Mbamba (Labidocromis mbamba)

Labeotropheus Trewavasae Red Top (Labeotropheus trewavasae)

 

Vocês me aconselham que proporção destas especies? o individuo não pode ser somente um macho?ou tem que ser 1 macho 2 femeas?

 

Obrigado!

penguin.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O que você acha de um mono especie de Pseudotropheus lombardoi ??
É uma boa ideia...machos amarelos e femeas azuis.

 

Poderia mante-los em 6 individuos 2 machos e 4 femeas?

 

Má ideia...os machos acabariam por se matar um ao outro.

1 macho e 4 fêmeas era excelente.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe somente um problema, como eles são pequenos, na loja que eu compro! não da para ver as especies, se são machos ou femeas...Entaum deixaria na loja em que trabalho em um aqua para crescerem ate eu ver...isto seria o melhor? Ou tm alguma maneira de identificar....?

 

Os Saulosi eu poderia ter 2 machos e 4 femeas?

 

Eles procriam muito?

 

Thanks,

penguin.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já vi que a thread avançou um pouco :)

 

Em relação aos dados iniciais, parece-me que apostar em peixes grandotes é má escolha.

 

O Nelson referiu apenas os labidochromis e os cynotilapia, mas não sei porque deixou de fora os Iodotropheus... não é Nelson? :wink:

 

Os mbunas gostam de aquários com 1m de frente, o que leva normalmente a aquários de 200L. Para um aquário de 160L, mais os calhaus, decoração e afins aconselharia mesmo ciclideos anões.

 

Uma colónia de Cynotilapia afra, ficaria muito bem, ou mesmo uma de iodotropheus.

Os pseudotropheus parece-me que podem ser um pouco agressivos e grandes para 160L.

Evitar meter 2 machos da mesma espécie é importante, especialmente num aquário pequeno. Se for para colocar 2 machos, então deverá ser um aquário mono-espécie para evitar problemas e peixes "voadores"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evitar meter 2 machos da mesma espécie é importante, especialmente num aquário pequeno. Se for para colocar 2 machos, então deverá ser um aquário mono-espécie para evitar problemas e peixes "voadores"

 

Como eu disse eu gostaria de colocar 2 machos de Saulosi e 4,5 ou 6 femeas....

 

Isto daria certo?

 

Eu poderia colocar um cascudo ou alguima ampularia para limpar?

penguin.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pseudotropheus Socolofi e Labidochromis Caeruleus não são compativeis devido as parecenças das femeas...podem hibridar (hibridizar???)

 

Diferentes especies de Labidochromis no mesmo aquario também não é boa prática...devido aos mesmos riscos referidos acima...

 

Tenta descobrir especies de coloração diferente...de tamanho semelhante...e de níveis de agressividade reduzidos...

 

Acho que viste os profiles depressa demais...

Deixa-me que te diga que a pressa é inimiga da perfeição...e mais do que em qualquer outra actividade, neste fantastico hobbie essa regra aplica-se na perfeição...

 

de qualquer forma aconselho-te a esperar pelos comentarios de pessoal mais experiente...

Nelson permite que te corrija :)

1º Os caeruleus e o socolofi muito dificilmente se cruzam, já reparas-te bem nas diferenças? Eles são imcompatíveis sim mas é porque são de tamanhos e agressividades bem diferentes!

2º Pode-se e até se deve manter várias espécies de labidichromis juntas, devido ao seu comportamento e alimentação serem iguais, nunca correndo o risco de hibridação, senão repara e compara as espécies caeruleus com os mbamba, até formam um lindo contras-te já que não têm nada a ver uns com os outros na cor :!:

3º não podia estar mais de acrodo com a tua 3ª afirmação :D

4º o mesmo que disse anteriormente... a pressa é inimiga dos peixes :wink:

 

cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink:  

 

Grande bacorada a minha...

Não queria dizer pseudotropheus socolofi mas sim pseudotropheus saulosi...estava a pensar numa coisa e a escrever outra...sorry...

ja agora corrije-me se estou enganado...saulosi e caeruleus não dão uma boa mistura...certo?

Ora bem, estas questões t~em sempre o seu "Q" de ralatividade :D no entanto pela minha modesta experiência quase que me atrevo a afirmar que não há problemas de cruzamentos entre estas duas espécies mesmo sendo as femeas amarelas, agora se tivermos uma femea ou um macho sozinho no meio de qq uma destas espécies tudo pode acontecer :) mas neste caso aplica-se a todos os casos até entre espécies muito diferentes e de cores diferentes :D a fome é tanta que não importa a cor do parceiro :D :lol::lol:

 

quanto a misturar labidochromis...

estava popr exemplo a lembrar-me dos perlmutt com os caeruleus...ja li relatos de hibridos destas duas especies diferentes...e acho que no http://www.cichlid-forum.com estão uma serie de possíveis configurações e um dos conselhos dados é este mesmo...o de não juntar diferentes especies de labidochromis...se bem que concordo que ter Hongis e Caeruleus não trará qualquer problema de hibridar...acho que neste caso o único problema pode prender-se com os níveis de agressividade um pouco mais elevados dos machos Hongi...

 

Obrigado pla correcção...

Pela razão que indiquei em cima, com todas as espécies de m'bunas isso pode acontecer, muito mais se forem peixes da mesma grupo (labidochromis px) e com cores parecidas, já que a forma do corpo e o comportamento é identico e isso faz com que a probabilidade de cruzamento aumente.

Alerto mais uma vez: não se deve ter um peixe de uma determinada espécie sozinho, isso é uma bomba em termos de riscos de cruzamentos indesejados, se é uma femea nós temos a certeza do que por lá vai, se for um maxo "NICKLES" :D

 

CUMPRIMENTOS

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais