s_r Publicado Junho 16, 2011 Publicado Junho 16, 2011 (editado) Boas a todos Ja tive umas aventuras no mundo da aquariofilia. Há cerca de ano e meio que tenho um aqua de 20l em que tive vários peixes e camarões em que todos foram morrendo muito facilmente, muitos apenas se aguentavam uns dias. Apenas tive cuidado com o PH e TPA de mês a mês. Entretanto parei durante uns meses, e a semana passada deram-me um aqua de 120lts, já com uma caixa tipo Biobox incluida (mas vazia). Comprei uma bomba de água com caudal de 600l/h, massas filtrantes (vao para a caixa) e vou aproveitar 2 termoestatos que ja tinha (um de 75w e outro de 50w). Comprei ainda substrato jbl manado e areão. Como luz tenho apenas a lâmpada do aqua antigo, não sei a potência, mas logo já poderei saber. Agora preciso de ajuda para saber o que me falta. A intenção é fazer um aqua plantado com vários peixes (uns de cardume, outros apenas um exemplar ou um par), camaroes, caracois, plantas , etc, com pouca manutenção. Arranjei ainda artemia (sea monkeys) que pretendo tentar reproduzir e servir de comida aos camarões. Ainda não tenho nada montado e prefiro aguentar uns tempos até ter tudo ok para avançar. Gostava de opiniões sobre o material, o que falta, que peixes e plantas escolher etc. Editado Junho 16, 2011 por s_r Citar
alvarenga Publicado: Junho 16, 2011 Publicado: Junho 16, 2011 Boas tardes, Que massas filtrantes compraste para a biobox? Cuidado com ela é o areão, a minha morreu com pouco tempo de uso. E acho que sai cara a nível de manutenção pela experiência que tive com ela. Para fazeres um aqua plantado vais ter de comprar boa iluminação, para essa litragem deves precisar de 4X24W. A regra é cerca de 1w por litro de água Peixes e plantas dependo sempre um pouco do ph, e depois do gosto pessoal. Aproveita para saber o ph, que tens na água que vais usar. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
crush Publicado: Junho 16, 2011 Publicado: Junho 16, 2011 Em termos de material só falta o termómetro (para saber a que temperatura a água está), testes de água (obrigatórios: pH, NO2 e NO3) e talvez decoração (um tronquito, pedras não calcárias, etc.). Recomendo ainda uma cartolina preta ou autocolante para colocares no vidro de trás, para tapar fios e dar maior contraste às cores dos peixes e plantas. De resto, deixo algumas dicas (texto copy paste, por isso não te surpreendas) Depois de montares o aquário, terás que ter atenção ao ciclo de azoto. Ele servirá para o filtro ganhar bactérias que transformem a poluição da água em água saudável para os peixes. Assim sendo, com o aquário já todo operacional, deverás colocar um pouco de comida todos os dias, durante 3/4 semanas. Para saberes quando ciclo acabou e puderes começar a colocar os primeiros peixes, vais ter um pico de amónia (uma semana), seguido de um pico de nitritos(uma semana) e depois um aumento de nitratos(uma semana). Quando os nitratos baixarem para níveis inferiores a 50, poderás começar por introduzir o primeiro peixe (resistente) e depois ires pondo poucos de cada vez (2 ou 3 por semana). Este mês do ciclo pode parecer secante, mas é essencial para o sucesso do aquário. Se não o cumprires, nunca terás equilíbrio no aquário e vais ter muitas mortes. Aproveita este tempo para fazer experiências e ires aprendendo mais coisas sobre este assunto. Depois há alguns cuidados que deverás ter em conta: de tempos em tempos (a distância será determinada pelo aumento dos nitratos para níveis perigosos) deverás fazer uma Troca Parcial de Água (TPA), que consiste em tirares uma parte da água do aquário e substituí-la por uma nova. Esta água que entrará no aquário, deverá estar em repouso num recipiente aberto pelo menos 24 horas, de forma a evaporar o cloro. A água que retiras do aquário, deverás aproveitar para limpar as matérias filtrantes do filtro. NUNCA limpar as matérias em água da torneira, de forma a não perderes as bactérias lá alojadas. A introdução do peixe em água nova. Primeiro, a escolha do peixe na loja deve ser cuidada e não escolher o mais bonito. Ver se não apresenta sinais de doença (manchas, perdas de cor, respiração ofegante, parado num canto, etc.) e se não há peixes doentes ou mortos no aquário. Se houver, não é recomendável a compra. É possível que haja um problema. Se a loja permitir, o mais aconselhável até é pedires para te reservarem o peixe durante uma semana, para se garantir que compras um peixe sem problemas. Segundo, o transporte do peixe da loja para casa deve ser o mais tranquila e rápida possível. Não se deve andar com o saquinho aos pulos por causa dos buracos das estradas, nem a água a chocalhar, pois pode stressar o peixe. Terceiro, não se deve "despejar" o peixe directamente do saco para dentro do aquário. É preciso fazer uma ambientação à temperatura e às condições da água. Isto passa por meter o saco dentro do aquário, de forma a que a água do saco não entre em contacto com a água do aquário. Deve permanecer assim 15 minutos. Depois deves meter um pouquinho de água do aquário dentro da água do saco (novamente, não deixar nunca que a água do saco entre em contacto com a água do aquário, pois esta pode ter níveis grandes de poluição e trazer doenças indesejadas) e deixar passar mais uns 15 minutos e repetir este processo. Ao fim desse tempo, deve-se colocar o peixe dentro do aquário. A água do saco deve ir fora. Um erro neste procedimento pode levar a que o peixe não se ambiente bem e morra. Localização do aquário – O aquário deve estar localizado numa zona onde não seja frequente a passagem de pessoas, não haja fumos (ex, cozinha não!), onde embates sem querer sejam muito reduzidos e não tenha exposição directa do sol (pode provocar algas). Deve ser colocado sobre um móvel de madeira resistente (nada de móveis de plástico do IKEA, pois um aquário cheio pode chegar às centenas de kilos e se o armário começar a ceder, haverá maiores pressões nos vidros e pode levar a que o vidro se parta e haja uma desgraça). Por baixo do aquário deve estar uma placa de esferovite e um tapete anti-deslizante. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
s_r Publicado: Junho 18, 2011 Autor Publicado: Junho 18, 2011 (editado) Obrigado pelas respostas. Hoje montei o aquario com o substrato, areão algumas plantas e um caracol. Aqui vai uma foto. Que acham? Editado Junho 19, 2011 por s_r Citar
s_r Publicado: Junho 21, 2011 Autor Publicado: Junho 21, 2011 Estou a pensar ainda esta semana juntar uns camarões e mais um ou outro caracol ao aqua. Acham que faço bem ou ainda é cedo. A ideia é tentar ciclar o aqua um pouco mais rápido. Citar
crush Publicado: Junho 21, 2011 Publicado: Junho 21, 2011 Não tenhas pressa em ciclar o aquário...Neste hobby se não fores paciente, as coisas podem correr mal...Eu sei que custa olhar para um aquário tão grande e vê-lo tão vazio, mas tens que ter calma...Faz o ciclo como deve ser e depois começa a introdução dos peixes ou invertebrados... Quanto ao aquário, com as bolhinhas é um pouco mais difícil de ver, mas parece-me bem... Uma dica, prende os fios dos termostatos e do filtro atrás da biobox (usa uma linha ou algo do género), para não ficarem à vista...Dá um ar mais natural... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
s_r Publicado: Junho 22, 2011 Autor Publicado: Junho 22, 2011 Mais umas IMG_0915.jpg: IMG_0912.jpg: Agora aparecera-me estas manchas nas folhas das plantas. Será fungos? Se sim, como posso tratar? As plantas são cabombas, criptocorynes e uma anubia. De salientar que todos os dias tenho adicionado um pouco de comida de peixes. Ontem testei o pH e estava a 7.2 +/- e os nitritos entre 0 e 0,5 (não deu para perceber muito bem, foi feito com o teste da Sera) IMG_0913.jpg: IMG_0914.jpg: Citar
s_r Publicado: Julho 26, 2011 Autor Publicado: Julho 26, 2011 (editado) Update da situação Tenho agora Um tronco e musgo de java no meio do mesmo (fortaleza dos camarões) 8 Neons 1 Ampularia dourada Neocaridinas (no inicio deviam ser uns 40) 2 Barbos Tigre 1 Escalar 1 Labidochromus 8 Guppys Endlers e uma praga de caracois O Escalar e o Labidochromus foram oferecidos e o pelo menos o Labidochromus anda a comer os camaroes, penso que o Escalar não, pois apenas notei que eles praticamente desapareceram desde que o Labidochromus foi adicionado. Editado Julho 26, 2011 por s_r Citar
Rodrigo1820 Publicado: Julho 26, 2011 Publicado: Julho 26, 2011 Boa Tarde. Amigo deves por ai pelo menos uns 84 watts para ficares com uma iluminação razuavel. Em relação á biobox eu não gosto muito. Prefiro ter um bom filtro interno ou então externo mas cada um tem os seus gostos. E mesmo usando a biobox devias ter adquerido uma bomba mas forte um pouco entre 700 a 1000 L/H . Agora não te esqueças de fazeres TPA semanalmente e se fores adicionar mais plantas colaca CO2. Cumprimentos. Citar Mais que um hobby, uma vida <3
Recommended Posts