FranciscoAlçada Publicado Junho 15, 2011 Publicado Junho 15, 2011 Bom dia, chamo-me Francisco e comecei a tomar o gosto pela aquariofilia há cerca de 5 meses devido em grande parte a este fórum. Bom, depois de ter passado uns bons 2 meses só a ler sobre o que devia comprar,dirigi-me á loja local, mas lá o vendedor convenceu-me a comprar um aquário Rena de 60l com biobox(que posso dizer que é uma biomer**)e eu pensei que como estava a começar, e como não podia gastar imenso dinheiro, que aquele serviria perfeitamente. Lá o montei e deixei 2 ampulárias douradas a ciclar durante cerca de 1 mês e meio,mas não funcionou. Quando os pus, já acusava 1 mg/l de nitritos,talvez por ter uma planta meia estragada, desde que a tirei nunca mais acusou nem nitritos nem nitratos. Os testes que comprei são da sera e não comprei o teste de amónia. O ciclo já começou? Há dois dias tirei as ampulárias e pus um ancistrus penso que já não é bébé pois tem 5cm e o gajo ainda não comeu nada. Tenho-lhe dado Sera wel-chips 10 minutos depois da luz apagar, mas ele nem as toca. Eu acho que ele não tem comido nada, mas eu nunca vi nada tão pequeno a (palavra censurada) tanto! O que faço? De início estava com ideias de por um casal ou um trio de apistos e o aquário está preparado para isso, mas o problema é que o aquário tem um espelho no vidro de trás. O macho não irá estar sempre a atacar o próprio reflexo e para a fêmea não será muito mais difícil de esconder? Isto não vai prejudicar os peixes? Desculpem o testamento, mas sinto.me mal com isto tudo... obrigado Francisco Citar
crush Publicado: Junho 15, 2011 Publicado: Junho 15, 2011 Bem vindo ao hobby Uma pergunta, porque é que não estás a gostar do filtro? Conheço muitos aquários felizes com esse filtro. Não é um Eheim externo, é certo, mas é até bastante competente. Ocupa espaço e é feio, mas porta-se bem. Já agora, que matérias filtrantes tens dentro desse filtro? Quanto ao ciclo, bem se já houve nitritos e agora não há nem nitritos nem nitratos, é possível que já tenha passado, mas provavelmente o ciclo não terá sido feito da melhor forma ou em quantidade suficiente. Durante uns dias experimenta colocar um floco de comida por dia. Vai medindo outra vez os parâmetros e vê se se mantém a zero. Se sim, então poderás comprar o primeiro peixinho e controlar durante uma semana novamente os parâmetros. Caso volte a acusar nitritos, então deves fazer uma TPA. Com tudo a zero, podes começar a introdução gradual dos peixes... Quanto ao ancistrus, com 5 cm já não é bebe, de facto. Eles conseguem alimentar-se de algas e afins. Mas não comer nada das pastilhas é um pouco estranho, mas possivelmente pode ser um sinal de doença ou de que ele não está bem. Mantém-te atento. Quanto ao espelho, presumo que o mesmo seja fora do aquário, certo? Se sim, solução muito simples: é só colocar uma cartolina de cor escura (preto, por exemplo) no vidro de trás. Desta forma tapas o espelho, tapas os fios e tornará o aquário mais bonito porque as cores dos peixes e das plantas vão ganhar contraste. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
FranciscoAlçada Publicado: Junho 15, 2011 Autor Publicado: Junho 15, 2011 Uma pergunta, porque é que não estás a gostar do filtro? Conheço muitos aquários felizes com esse filtro. Não é um Eheim externo, é certo, mas é até bastante competente. Ocupa espaço e é feio, mas porta-se bem. Já agora, que matérias filtrantes tens dentro desse filtro? Sim, é tudo isso! A água passa no filtro por uma esponja mais grossa, depois aqueles anéis cerâmicos da rena, depois algodão filtrante da Jbl e depois outra esponja mais fina. Quanto ao ciclo, bem se já houve nitritos e agora não há nem nitritos nem nitratos, é possível que já tenha passado, mas provavelmente o ciclo não terá sido feito da melhor forma ou em quantidade suficiente. Durante uns dias experimenta colocar um floco de comida por dia. Vai medindo outra vez os parâmetros e vê se se mantém a zero. Se sim, então poderás comprar o primeiro peixinho e controlar durante uma semana novamente os parâmetros. Caso volte a acusar nitritos, então deves fazer uma TPA. Com tudo a zero, podes começar a introdução gradual dos peixes... Pois... também achei que não estava bem... Eu tenho feito Tpa's de 4 em 4 dias para ver se me livro da água cor de chá. Será por isso que o ciclo não se desenvolveu até ao fim? Quanto ao ancistrus, com 5 cm já não é bebe, de facto. Eles conseguem alimentar-se de algas e afins. Mas não comer nada das pastilhas é um pouco estranho, mas possivelmente pode ser um sinal de doença ou de que ele não está bem. Mantém-te atento. Ele quando veio era negro, mas ainda há pouco olhei para ele, e ele está com umas manchas esbranquiçadas no dorso. :S Quanto ao espelho, presumo que o mesmo seja fora do aquário, certo? Se sim, solução muito simples: é só colocar uma cartolina de cor escura (preto, por exemplo) no vidro de trás. Desta forma tapas o espelho, tapas os fios e tornará o aquário mais bonito porque as cores dos peixes e das plantas vão ganhar contraste. Não o espelho é mesmo no aquário. será que alguma planta consegue tapar o espelho? Citar
crush Publicado: Junho 15, 2011 Publicado: Junho 15, 2011 Espelho no aquário? Isso eu nunca tinha visto... Quanto ao ciclo, enquanto este se está a fazer, não se deve fazer nenhuma TPA, uma vez que atrasa ou impede o ciclo. Ao fim do ciclo estar pronto (umas 3 semanas) e antes de se introduzir o primeiro peixe é que se deve fazer uma pequena TPA. Quanto à cor de chá, colocaste algum tronco? Deve ser esse o motivo...Por vezes largam um pouco de tinta, mas nada de preocupante. Com o tempo e TPAs, isso vai ao sítio. Quanto às manchas brancas, aqui fica um link com as doenças mais comuns nos peixes Doenças. Pesquisa e vê o que se assemelha ao teu ancistrus. Podes colocar também uma foto para que o pessoal possa ver. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
FranciscoAlçada Publicado: Junho 15, 2011 Autor Publicado: Junho 15, 2011 (editado) Penso que seja ictio, mas as manchas não são pequenas como na figura... têm para aí meio centimetro de diâmetro e ele está com a barriga um pouco inchada. :S Em relação ao espelho, ninguém sabe como é que os apistogramas reagem ao espelho no aqua? Editado Junho 15, 2011 por FranciscoAlçada Citar
Recommended Posts