bruno silva82 Publicado Junho 14, 2011 Publicado Junho 14, 2011 ola pessoal ia tudo tao bem no meu plantado k a minha alegria quebrou-se com o aparecimento de algas as verdes e akelas k sao tipo fios de cabelo pretas. acontece k eu ja tou um poko baralhado ja me mandaram desligar o co2 outros dizem para nao o fazer tou a tentar agora diminuir o periudo de iluminaçao que dizem k tambem ajuda e falaram-me em estirilizador UV. a questao é k nao sei se isso da para o meu filtro sun sun nem sei k potencia da lampada de UV eide comprar visto ter um aqua de 200l alguem k me ajude a ganhar esta guerra com as algas? agradeço a vossa ajuda Citar
j-santos Publicado: Junho 14, 2011 Publicado: Junho 14, 2011 boas nao sendo eu nenhum expert em plantados devo te dizer que a uv é boa e se pesquisares encontras todas as respostas e duvidas que tenhas acerca da uv. mas a origem das algas vem da deficiencia de algum nutriente na tua agua por isso acho que deves fazer os testes e postá-los aqui para que os mais expert te possam ajudar o melhor e directamente possivel. a uv nao te vai eliminar essas algas nem restabelecer o equilibrio ao teu aquario vai apenas esterelizar as bacterias que nao se vão propagar e por sua vez têm tendencia a nao aparecerem tantas algas mas como te disse o problema esta no ecossistema cumpr j-santos Citar abraços joao santos
Geada Publicado: Junho 14, 2011 Publicado: Junho 14, 2011 Boas noites bruno, aconteceu-te o que nos acontece a todos nós e é difícil fugir que é as pragas sejam de caracóis, como algas ou doenças ninguém escapa. Primeiro aconselho-te a retirares o máximo possível manualmente do areão e das folhas das plantas, depois tens de tratar a questão da iluminação que tens duas opções que é reduzir o fotoperiodo ou então mais radical que é desligares as luzes durante uns 3 dias (em casos extremos na minha opinião, em relação ao co2 não desligues é um erro porque a falta de co2 é uma das razões para as algas aparecerem, faz testes para verificares se á algum pico de no2, uma das razões pode ser derivado a excesso de comida por isso aconselhava-te a reduzires um pouco. espero ter ajudado, boa sorte Citar
bruno silva82 Publicado: Junho 14, 2011 Autor Publicado: Junho 14, 2011 e 3 dias sem luz no aquario trará alguma consequencia aos peixes? em relaçao á comida deito uma vez ao dia nao acho k seja muito de momento tenho 17 neons 7 olho de fogo 1 zebra 1 viuva 4 comedores de algas chines 3octocinclus deito de maneira a k de entre 3 a 4 flocos para kada peixe menos de uma colher de cha mais ou menos em relaçao as algas akelas k parecem fios de cabelos da para tirar manualmente mas as verdes estao tao agarradas nas plantas especialmente nos fetos k ja nem a mao saiem tentei raspar com um zizato mas estrago as plantas tinha o aqua tao giro e agora lixou-se tudo ora bolas...... Citar
Geada Publicado: Junho 14, 2011 Publicado: Junho 14, 2011 Primeiro reduz o fotoperiodo e se não resultar fazes um apagão de 3 dias, aos peixes não fará mal mas é possível que as plantas possam se ressentir um bocado mas nada de grave. Podes também utilizar produtos para combater as algas mas não combate as causas das mesmas. Citar
Geada Publicado: Junho 14, 2011 Publicado: Junho 14, 2011 outra coisa que tens de fazer é aumentar as tpas, o ideal era fazeres varias pequenas por semana Citar
bruno silva82 Publicado: Junho 14, 2011 Autor Publicado: Junho 14, 2011 ok vou seguir o teu concelho para ver se resulta logo faço os testes e coloco aki os valores abraço e obrigado Citar
bruno silva82 Publicado: Junho 23, 2011 Autor Publicado: Junho 23, 2011 caro colega o apagao em vez de 3 dias foi de 5 e progressos nem por isso vou agora experimentar fazer os tpa s para piorar as coisas os meus comedores de algas desapareceram ou morreram e nao os encontro no aqua ou entao a fazer um tpa a mangueira sugou os peixas so me admiro no meio de tanto peixe serem logo os 4 comedores de algas no minimo estranho devido a outra bixarada toda estar la Citar
Geada Publicado: Junho 23, 2011 Publicado: Junho 23, 2011 Normalmente resulta, já agora que iluminação tens? O teu aquário está ao pé de alguma janela onde apanhe luz solar? Tens de fazer testes á agua para verificares os níveis de no2 e no3 para ver se não foi essa a causa. Quanto aos comedores de algas 4 é demasiado possivelmente eles mataram-se uns aos outros, parecem inofensivos mas não o são com os da mesma espécie ou com peixes grandes pois tentam retirar comida dos seus corpos retirando a sua mucosa da pele. Continua com tpas diárias ou intercaladas e vai retirando o máximo de algas possíveis á mão e entretanto compra um produto para combater as algas. No meu apareceu-me algas marron á uns dias e comprei um pleco e hoje já desapareceram pelo menos dos vidros. As vezes os problemas demoram a desaparecer tens de ser paciente, mas não faças mais apagões pois as plantas podem ressentir-se. Boa sorte Citar
bruno silva82 Publicado: Junho 23, 2011 Autor Publicado: Junho 23, 2011 ó geadas tas a ser o meu braço direito pa. tenho duas lampadas t5 de 39w vou comprar agora duas novas k estas ja fizeram um ano e tenho mais uma calha a caminho outras 2 t5 de 39w. quanto aos peixes tambem pode ser verdade o k dizes mas se fosse isso nao ficava pelo menos um peixe ou seja akele k matou os outros 3? e ja agora na tua foto tens uma colisa presumo k gostes desses peixes eu comprei agora um casal para criaçao e pode ser mera quincidencia mas desde k esse casal esta no aquario foi a altura k me desapareceram os comedores de algas e agora andam a aparecer-me plantas cortadas pelo toro nao serao eles? quanto aos testes tenho k comprar mas uma coisa estou a aprender com isto tudo ou seja so se gasta montes de dinheiro a calha k mandei vir para ver se faço sair o meu chao 150 euros agora tenho k comprar os outros testes todos k so tenho o de PH mais 50 euros pelo k estive a ver ja nao sei para onde me eide de virar mas tenho k ir com calma pk nao kero desistir disto. as trocas de agua um primo meu k ja tem uns aninhos disto disse para fazer todas as semanas 30 a 40% para ver se resolvo as algas Citar
Geada Publicado: Junho 23, 2011 Publicado: Junho 23, 2011 (editado) Nós estamos cá para isso mesmo, ajudar uns aos outros e partilhar experiências. Na imagem que tenho é um gurami samurai, ainda não os tenho vou buscar 2 a próxima vez que for ao Algarve, são bastante raros. não acredito que tenham sido as colisas pois costumam ser pacificas mesmo com espécies pequenas como os neons mas nunca se sabe eu tive num outro aquário que tinha também de 200lt mas de cinclideos nunca tive problemas e depois de ter comprado um casal de cicclideos papagaios que por sinal são muito pacíficos deram-me cabo em 1 semana de 7 peixes , 2 deles uarus que eram bem maiores que eles. Quanto a tua iluminação 80w é pouco dai pode vir o problema das algas, a pessoas que pensam que iluminação a mais origina algas mas é exactamente o contrario. Com a outra calha já ficas bem servido, podias ter poupado fazendo uma diy eu arranjei agora duas calhas t5 com arrancadores electrónicos duplos por 10€ cada só preciso de mudar os suportes para estaque e colocar uma película para reflector e voilaá fico com 2 calhas 2*80w cada uma por menos de 50€. Quanto aos testes eu arranjei 5 testes da aquili que são os básicos por 12€ ora vê: http://www.wate-r-evolution.com/shop/testes-a-agua/283-teste-de-ph-da-aquili-.html. Editado Junho 23, 2011 por Geada Citar
bruno silva82 Publicado: Junho 23, 2011 Autor Publicado: Junho 23, 2011 belo site geadas tem coisas muito uteis por preços acessiveis ja encomendei daki a 3 dias tao ca eu depois faço os testes e coloko aki para ver se me detectas o problema ok. abraço e obrigado por tudo alguma coisa k eu possa ajudar ja sabes..... Citar
Geada Publicado: Junho 23, 2011 Publicado: Junho 23, 2011 Ok, manda depois fotos que é o que a malta gosta e espero que o problema se resolva. fica bem Citar
bruno silva82 Publicado: Junho 30, 2011 Autor Publicado: Junho 30, 2011 caro amigo ca estou eu mais uma vez. ja mandei vir o pack de testes e os resultados foram os seguintes: PH------ 6,5 NO2 ------ 0 NO3 ------ 0 os testes de GH e KH segundo as instruçoes dizem k cada gota corresponde a um grau alemao dai a minha duvida sera uma grama? acontece k para por a cor k eles keriam tive k adicionar 5 a 6 gotas ou seja no meu entender la deve representar enste caso 6g/l digo eu.... Agora estes parametros da agua estao normais ou nao? isto voltando atras para resolver o problema das algas por acaso com os TPA´S feitos todas as semanas akelas algas tipo fios de cabelo desapareceram (iupiiiiii ) mas as algas verdes agarradas aos troncos e folhas preduram da-me ai uma luz.... abraço Citar
Recommended Posts