Pedro Saúde Publicado Fevereiro 1, 2005 Publicado Fevereiro 1, 2005 Boa tarde amigos Gostaria que me tirassem umas duvidas: 1-Sabendo que o fermento é o que faz a "produção" de CO2, o Bicarbonato que regula a acidez e o açúcar que alimenta as bactérias em fermentação, qual é o ingrediente que eu possa aumentar para prolongar a duração da garrafa? Açúcar? 2- Neste momento está-se a "criar/aparecer" um espécie de um muco branco em redor da pedra difusora, será de quê ou porquê? abraço Pedro Saúde Citar Pedro Saúde
dannyboy Publicado: Fevereiro 1, 2005 Publicado: Fevereiro 1, 2005 1-> Para aumentar a duração da garrafa tens que por mais açucar e Bicarbonato. 2-> uma vez também me aconteceu isso, na altura nem perguntei o que poderia ser, simplesmente tirei tudo para fora do aqua (pedra difusora e o tubo) e lavei aquilo muito bem lavado e voltei a fazer a mistura... Talvez alguem com mais experiencia possa-te ajudar mais concretamente. Citar
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 1, 2005 Publicado: Fevereiro 1, 2005 O truque e uzares uma garrafa intermedia para servir de filtro, assim ja não suja a agua. Se usares uma valvula de nao retorno tambem e uma boa ajuda na garrafa de filtro. Citar
Pedro Saúde Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2005 desde já obrigada pelas dicas. Mas a questão não é o estar a sujar a agua, apenas não sei se fará algum mal ou não ter aquela “langonha” à volta da pedra e não é bonito, apenas isso. Em relação à segunda garrafa como filtro, como é aplicada? tks abraço Citar Pedro Saúde
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 1, 2005 Publicado: Fevereiro 1, 2005 a segunda garrafa serve para essa langonha ficar nela. e fazes da seguinte maneira: o tubo que sai da 1ª enta na segunda ate ao fundo desta. depois essa garrafa fica com agua ate passar 2cm do tubo na rolha faz-se mais um buraco com mais uma mangueira esta mangueira entra na garrafa so 1 ou 2 cm sem tocar a agua a outra ponnta vai para o aquario onde metes a pedra difusora ou outro qualquer sistema. Citar
Pedro Saúde Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2005 tks, vou tentar este fim de semana. depois digo qualquer coisa. abraço Citar Pedro Saúde
paulo duarte Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 Para aumentar a duração da garrafa tens que por mais açucar e Bicarbonato. Não concordo com o Bruno. Quando usava CO2, conseguia uma mistura que durava 4 semanas numa garrafa de 0,5 Litros. Pelo que tenho lido, este é mais ou menos o tempo que dura uma garrafa de 2 litros ou um garrafão de 5 litros. A produção de CO2 dá-se na fase de vida anaeróbica da levedura. Esta é a fase final do seu ciclo de vida e tem uma duração limitada... Creio que a única forma de aumentar um pouco o tempo de duração da mistura é conseguir uma proporção muito exacta pois qualquer dos ingredientes, a mais ou a menos, irá influenciar o tempo de vida do fungo. Depois, existem alguns outros factores que também podem influenciar: a um ambiente asséptico dentro da garrafa, temperatura ambiente ideal, qualidade da água (o mais limpa e sem cloro possível), química da água (o ph ideal para a fermentação ronda os 5.5. Quando este desce abaixo disso, devido ao alccol que se gera a levedura começa a morrer, daí o uso do Bicarbonato) e qualidade/frescura da levedura utilizada. Para efeitos mais duradores, creio que só mesmo os sistemas de CO2 pressurizados Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Vlad Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 E juntando ao que o Paulo Duarte escreveu. Eu uso o dobro das doses de açucar e levedura porque foi assim que encontrei o ponto de equilibrio para o meu aquário. Nunca me apercebi que o tempo de vida da solução aumentasse. A única alteração visivel é a quantidade de bolhas nas primeiras duas semanas, fruto (penso eu) dos aumentos que fiz. Quando o teste se começa a queixar de falta de CO2, refaço logo a solução, mesmo que ainda "borbulhe". O único factor que influenciou o tempo de vida da solução foi o isolamento térmico da garrafa, mas mesmo isto é discutivel. Se a temperatura ambiente for mais quente do que da minha casa (que é gelada) nem disso deve haver necessidade. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Pedro Saúde Publicado: Fevereiro 3, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2005 Paulo, qual é as medidas que usas para a garrafa de 0,5l. abraço Citar Pedro Saúde
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 eu uzava garrafao de 5 litros. Em media durava 22 dias Citar
Silvério Torres Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 Tudo Bem Podem-me dizer qual a quantidade (peso) utilizada para a garrafa de 2 litros e já agora para garrafão 5litros. :D Obrigado Citar
MotarSolitario Publicado: Fevereiro 3, 2005 Publicado: Fevereiro 3, 2005 as medidas nao sao exactas, cada um tem de adaptar. Citar
paulo duarte Publicado: Fevereiro 4, 2005 Publicado: Fevereiro 4, 2005 Esqueci-me de dizer que é importante deixar a mistura a respirar uma meia hora ou 1 hora, antes de fechar a botija. Isto permite que a levedura passe pelo processo aeróbico antes de entrar na fase anaeróbica. Na minha mistura (garrafa da Nutrafin) usava água engarrafada, 150 ml de açucar, 1 colher de café com Fermipan (sempre guardado no frigorífico) e meia colher de Bicarbonato Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts