paulo duarte Publicado Fevereiro 1, 2005 Share Publicado Fevereiro 1, 2005 Boas, Tenho neste momento um aquário a ciclar que será para alojar tropheus e começo já a pensar num limpador de algas de serviço. Queria evitar colocar um pleco pois, além do crescimento a médio prazo, fazem porcaria que não é brincadeira. Que peixe me aconselham para este fim? Um que não cresça exageradamente, aguente um ph acima dos 8 e suporte as "meiguices" dos tropheus. Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MigL Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Os tropheus comem algas! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Para todos os meus aquários de ciclideos africanos o unico comedor de algas que se aguenta à bronca com eles é o gyrinocheilus aimonieri (comedor de algas chinês) É um peixe que fica grandito (15 a 20cm) e é territorial e um pouco agressivo, por isso está muito bem para os africanos. Além disso aguenta ph de 8 sem problemas. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Boas, Nelson, estou realmente consciente desses factores de risco, pois também tenho lido bastante acerca desses rufias. Realmente estes bichos comem algas, mas serão capazes de comer as que surgem no vidro?? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Olha que nesse sentido o comedor de algas chinês também é passado... o gajo não come a "direito". Quando olhas para o vidro está todo marcado das ventosas do gajo... Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diesel_Car Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Olás, Se me permitem, uma pequena correcção: De qualquer maneira tens o SAE (desculpa mas não sei o nome cientifico)...conhecido comedora de algas chinês...não cresce por ai alem...tolera uma grande amplitude de PH e os seus niveis de agressividade também são acentuados. O SAE (comedor de algas siamês - Crossocheilus siamensis) é um pouco diferente do CAE (comedor de algas chinês - Gyrinocheilus aymonieri), sendo que apenas o CAE tem boca de ventosa. O SAE não é tão agressivo como o CAE, e a maioria dos foristas utilizam este pela sua elevada agressividade em aquários de africanos. Ambos os peixes crescem até 15cm (o CAE, segundo li, cresce até 27cm mas raramente). A única vantagem do SAE é comer algas vermelhas, mas não se deve aguentar muito tempo com tropheus... :D Quanto a introduzir comedores de algas com os tropheus (nunca mantive Tropheus, é so uma opinião ), acho que o deves fazer ao mesmo tempo que os tropheus ou, idealmente, deixas o comedor de algas a ajudar o aquário a ciclar...e só depois compras os tropheus. Não compres o comedor de algas depois de teres os tropheus no aquário... Deixa o aquário encher-se de algas, e depois sim...compra os tropheus. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 O comedor de algas será realmente o 1º a entrar no aquário. Por um lado ajudará a completar o ciclo (quase terminado devido à utilização de massas filtrantes e água de um aquário maduro), por outro, colocar qualquer peixe num território já estabelecido por tropheus seria, no mínimo, maltratar o bicho!!! O pleco que coloquei no aqua de lamprologuídeos levou umas belas sovas até eles se habituarem à sua presença (e a agrsividade destes não se compara com a dos tropheus). Entre o CAE e o SAE qual será o que melhor cumprirá a sua missão, tendo em conta que a água da torneira da minha zona favorece as diatomáceas (silicatos a mais, creio eu)? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Se queres um que se aguente à bronca o melhor quanto a mim será o CAE. São mais robustos, muito rápidos e pelo menos com os mbunas conseguem concorrer taco a taco pelos territórios. Em casa tenho um CAE já com os seus 10cm e ele tanto dá pancada aos mbunas como leva. Já o vi a correr com cynotilapias, com maylandias e com pseudotropheus que ousaram ir ao seu território. Já o vi a ser corrido por estes peixes também. Agora podes é ter um problema... o meu CAE é muito eficaz... só ao fim de 3 meses é que consegui finalmente ter algas no meu aquário e isto porque as "transplantei" de outro aquário, onde as tenho com fartura. O gajo é incansável a comer e pode simplesmente ter que competir com os tropheus por comida e nesse caso penso que os tropheus poderão levar a melhor, com resultados menos bons para o CAE. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Obrigado pelas dicas. Já agora, o CAE é aquele que se constuma encontrar em qualquer loja, onde lhe chamam o "elucidante" nome de limpa-vidros? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Oi Paulo Duarte, realmente silicatos favorecem o aparecimento de diatomaceas nos aquarios, os melhores comedores das mesmas são os otocinclus, que por razões óbvias não iras por no aquario de Tropheus, e os plecos, os SAE são bons sobretudo para devorar alga filamentosa. Eu aconselharia-te o pleco, pelo menos no meu aquario de Malawi, tenho sempre os vidros limpinhos, tem cerca de 15 cm, e não noto que tenha crescido muito, ou faça muita m........... ,mas também não o alimento. boa sorte para os Tropheus....ja agora que especie vais escolher???......depois mete aí umas fotos cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Realmente, o pleco é um trabalhador imcomparável mas a caca que faz... quanto aos tropheus, colocarei uma única espécie, em princípio Duboisi Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RCorreia Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 o pleco é um trabalhador imcomparável mas a caca que faz... eu depois de ter tido um synodontis eupterus , acho o pleco uma maravilha... e que tal aquele peixe.....como é que se chama ???????????????' ..................?????????????????.................. RAM .....raspador de algas magnético :D é um espectaculo, tem é de estar sempre bem limpinho, para não riscar cumps, Rui Correia Rui Correia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Se queres um que se aguente à bronca o melhor quanto a mim será o CAE. Subscrevo :D Cá está a fera :D http://species.fishindex.com/species_3707g...lgae_eater.html cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Belo bicho. É esse o vulgar "limpa-vidros" que se vê em qualquer loja? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MigL Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Ja que montei um biotopo prefiro o belo do raspador de algas magnetico tal como o Rui Correia referiu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Belo bicho. É esse o vulgar "limpa-vidros" que se vê em qualquer loja? Corretíssimo :D cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 Ja que montei um biotopo prefiro o belo do raspador de algas magnetico tal como o Rui Correia referiu! Pois é, também o uso. O problema são algas no vidro trazeiro...não chego lá :D Já agora, aproveito para colocar duas questões específicas sobre os tropheus: pelo que tenho lido, estes bichos não têm o hábito de "lavrar" o areão. É verdade? E será que umas anúbias sobrevivem ao apetite vegetariano deles? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 1, 2005 Share Publicado: Fevereiro 1, 2005 O problema é que o gajo só fica assim bonito em adulto. Em juvenil é meio feioso :D Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
whity Publicado: Fevereiro 2, 2005 Share Publicado: Fevereiro 2, 2005 Boas. Eu tenho um Gyrinocheilus aymonieri a uns 4 anos e olha que ele é um espetaculo, nunca notei que ele fosse muito agressivo, já esteve num aquario com guppys e nem lhes tocava, agora ta com uma equipa de limpeza e continua na mesma calmo. Hehe. Deve ter algum problema de coração e não se mete em aventuras. Em relação a meter esses peixes nos aquarios de mbunas eu ja ando a uns tempos a pensar no que meter daqui a uns tempos no meu aquario, pois ele esta completo de algas e os labidochromis caeruleus que são os unicos habitantes do aquario, não dão conta do trabalho nem por nada, o que aconselham? Um CAE e dou-lhe uns 2 meses para ele comer o excesso e dps para limpar o que se vai criando, ou será pouco. O aquario tem 100*30*40(C*L*A). Fiquem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Fevereiro 2, 2005 Share Publicado: Fevereiro 2, 2005 Sim, um CAE chega para esse aqua. Dois vão começar a brigar. Jacinto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bigode Publicado: Fevereiro 2, 2005 Share Publicado: Fevereiro 2, 2005 Boas, e para um aqua de 200 litros 2 chegam?? (CAE) APC #173 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Fevereiro 2, 2005 Share Publicado: Fevereiro 2, 2005 Até um chega, mas se quiseres colocar 3 ou 4 também dá, os meus dão-se bem em cardume cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bigode Publicado: Fevereiro 2, 2005 Share Publicado: Fevereiro 2, 2005 Boas, estou a perguntar isto porque a minha namorada tem um aqua de malawi e tavamos a ver os synodontis, mas se esses são assim tão porreiros e muito mais faceis de arranja avança-se para esses, ou existe melhor para malawi??? APC #173 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Fevereiro 3, 2005 Share Publicado: Fevereiro 3, 2005 Bem....os synodontis não substituem os aymonieri nem vice versa. Os synodontis não limpam nada, simplesmente apanham alguma comida que caia ao chão, enquanto os aymonieri limpam os vidros e as pedras. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
spykeee Publicado: Fevereiro 3, 2005 Share Publicado: Fevereiro 3, 2005 Tenho um problema: o meu aquario é relativamente recente (penso eu que nao tenho nenhuma especie que trate das algas), tenho 2 kribensis, e começou-me a apareçer um acastanhado pelo areão acho que sao algas castanhas... que peixe me aconcelham para tratar deste assunto. (em principio nao queria um muito grande... mas se tiver que ser... ) fiquem bem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts