acarloscc Publicado Junho 7, 2011 Publicado Junho 7, 2011 (editado) boas, povo das águas. pois é, depois de muito tempo nos plantados, a falta de tempo ditou o abandono daquele tipo de aquários. um plantado exige dedicação diária e investimento contínuo (CO2, fertilizantes, etc...) e nesta altura não dava. principalmente a questão do tempo. pensei desistir mesmo da aquarofilia, mas não consegui. já são alguns anitos e o bichinho está cá para ficar. virei-me então para os ciclídeos africanos. dentro destes, pelas limitações óbvias de espaço (só consigo ter um aqua de 60cm de frente), para os tanganyikas. entram aqui as muitas questões: que espécies? apenas shell dwellers? fui aconselhado a colocar uma colónia de smillis (6 peixes, no máximo) e um casal de brevis. seria uma boa opção? ou é preferível ficar-me só pelos smillis? definindo bem duas zonas (rochas e conchas) seria possível ter um casal de julis transcryptus com os smillis? o substrato será areia da praia. o layout, o mais simples possível. já agora, os shell dwellers precisam mesmo das conchas? não se adaptam a esconderijos entre as rochas? estava a pensar num layout apenas com rochas e areia. o mais minimalista possível. quanto à iluminação, qual o mínimo suficiente para um 60l? tenho uma calha com uma 55w (pll) mas tenho receio de ser forte demais e de potenciar o aparecimento de algas... quanto à filtragem, um Eheim Liberty 150 será suficiente? e finalmente, que cuidados específicos terei que ter na manutenção? já vi por aí pessoal a acrescentar um sal qualquer nas TPA's... é necessário? Editado Junho 7, 2011 por acarloscc private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
jonya4 Publicado: Junho 7, 2011 Publicado: Junho 7, 2011 Boa tarde. Fora a opinião de pessoal mais experiente (porque ainda sou novato nisto), venho responder a algumas das tuas questões. Em termos das espécies, eu ficava-me só pelos simillis (ou espécie semelhante). Isto porque o teu aquário não tem uma dimensão de frente muito grande e, devido ao seu rápido ritmo de procriação, em breve terás o aquário sobre-povoado, o que implica a competição pelo espaço. Podes arriscar, mas na minha opinião não o fazia. Em relação ao substrato, acho que é uma boa solução. É altamente recomendável a presença das conchas, uma vez que como disseste e bem são "shell-dwellers", sendo SHELL a palavra chave. Se fores a hipermercados, não é complicado arranjar esse tipo de conchas (não esquecer de as lavar bem). Evita as que se encontram em lojas dos chineses e de decoração, porque normalmente são tratadas com vernizes. Se preferes um lay-out apenas com rochas, recomendo que optes por outro tipo de espécie, estilo as julis que referiste. Quanto à iluminação, pode ser um pouco forte, porque as plantas que normalmente se colocam nesse tipo de aquário são pouco exigentes. é uma questão de experimentares se quiseres. Caso não resulte, e começarem a surgir algas, sempre podes arranjar uns caracóis para ajudar na limpeza (não é o "ideal", mas há quem o faça com sucesso). A filtragem pode ser um pouco fraca. Isto porque são peixitos um bocado para o porco, mas depende sempre da carga biológica que tens no aquário. A maioria do pessoal com este tipo de montagem optam logo pelos externos. Mas mais uma vez é uma questão de experimentares e seres certinho nas TPA's. O sal que estavas a referir-te que é necessário nas TPA's é o buffer. Basicamente são soluções usadas para que a água assuma os parâmetros necessários para manter o tipo de espécies do lago Tanganyika. Informa-te bem dos parâmetros dos peixes que queres e depois vê como é a tua água. Se me permitires um conselho pessoal, eu também tinha em tempos planeado uma montagem semelhante à tua, mas acabei por escolher outro tipo, porque as espécies de shell dwellers preenchem pouco a coluna de água. normalmente andam sempre próximo do fundo. No entanto compensam bem com a sua personalidade. E esquece o lay-out do substrato e das conchas porque eles arranjam tudo à sua maneira Espero ter ajudado um pouquito, e aguarda por outras opiniões mais experientes. Cumps Cumprimentos,João Ribeiro
acarloscc Publicado: Junho 8, 2011 Autor Publicado: Junho 8, 2011 e se optar por esticar o aqua? isto é, se optar por um aqua com 70 a 80 de frente por 35 de fundo? já seria possível a aposta nos smillis com um casal de julis transcryptus? private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
Diogo Lopes Publicado: Junho 8, 2011 Publicado: Junho 8, 2011 Olá, e se optar por esticar o aqua? isto é, se optar por um aqua com 70 a 80 de frente por 35 de fundo? já seria possível a aposta nos smillis com um casal de julis transcryptus? Com 80 cm de frente já podes colocar as duas espécies. Conchas de um lado e rocha do outro, idealmente com uma separação visual qualquer (podem ser plantas). Quanto à filtração investe já num filtro externo. Abraço, Diogo
acarloscc Publicado: Junho 8, 2011 Autor Publicado: Junho 8, 2011 Olá, Com 80 cm de frente já podes colocar as duas espécies. Conchas de um lado e rocha do outro, idealmente com uma separação visual qualquer (podem ser plantas). Quanto à filtração investe já num filtro externo. Abraço, Diogo eu já tenho um 2211 da eheim. mas por uma questão estética estava a pensar talvez num Eheim Liberty 2042. dava-me mais jeito do que o 2211. até para poder ter espaço para "esticar" o aqua. achas curto? (se esticar o aqua posso ir até aos 80(l)*30(p)*25(a)) private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
Recommended Posts