Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola' eu sou o Carlos, mais conhecido por cajo' , sou de Maiorca perto da figueira e ja tive um aquario com guppys, mollys, neons, betas e com uma pedra no meio para enfeitar mas sempre que olhava pa la' não gostava muito.. ate' que o meu aquario começou a verter agua e acabando mesmo por partir o vidro de baixo.. e como era de esperar os meus peixes morreram todos :x

Recentemente arranjei o meu aquario, comprei areia propria para aquarios, fertelizante, turfa, e varias plantas naturais para meter la' dentro.. gostei muito do resultado ate' agora.. sei que posso melhorar muito mais mas gostava de ter a vossa ajuda :)

neste momento tenho 6 neons e 6 guppys , mas uma esta' na maternidade :P

então o visual do meu aquario e' mais ou menos assim :)

dsc03819h.jpg

queria era um ajuda, como eh que consigo limpar o fundo do aquario? eh que por vezes das folhas e do ''cocó'' dos peixitos fica tudo no fundo..

ha alguma maneira de tirar aquilo de la' ??

tipo isto que tou a falar, que esta mesmo no meio da foto e la' ao fundo ao pe' daquelas plantas..

dsc03833p.jpg

dsc03834u.jpg

estou a pensar tambem por umas pedras no meio ou uns paus, que sugerem ?

aqui ficam algumas fotos destas coisinhas bonitas ca' de casa :)

dsc03820n.jpg

dsc03821z.jpg

dsc03823q.jpg

dsc03824k.jpg

dsc03825be.jpg

dsc03826h.jpg

dsc03831do.jpg

dsc03835c.jpg

dsc03836u.jpg

dsc03837p.jpg

e agora um videozinho :)

abraço e felicidades para os vossos peixinhos :)

Editado por cajo5
Publicado:

Boas tardes cajo, acerca de o teu problema para limpar o fundo podes arranjar um aspirador de fundo para aquários que encontras em qualquer petshop, mas tem cuidado para não aspirares muito fundo no substrato para não misturares o solo fertil para cima da areia. Olha uma coisa que reparei o teu filtro tem a entrada de água rente a areia, isso pode ser um problema visto poder entrar areia lá para dentro, eu optava por um de mochila que não sai muito caro. Quanto a colocares umas rochas e troncos não deves abusar visto já não teres muito espaço e queres fazer criação com maternidade interna. A planta que tens cá á frente é uma anubia nana ? Se for tens de verificar se tens o rizoma enterrado no substrato, pois se isso for o caso pode apodrecer e perderes a planta, só podes ter as raízes enterrada no substrato ou melhor podes colocar a mesma atada a uma rocha ou tronco que é o ideal para essas plantas. Boa sorte

Publicado:

Boas tardes cajo, acerca de o teu problema para limpar o fundo podes arranjar um aspirador de fundo para aquários que encontras em qualquer petshop, mas tem cuidado para não aspirares muito fundo no substrato para não misturares o solo fertil para cima da areia. Olha uma coisa que reparei o teu filtro tem a entrada de água rente a areia, isso pode ser um problema visto poder entrar areia lá para dentro, eu optava por um de mochila que não sai muito caro. Quanto a colocares umas rochas e troncos não deves abusar visto já não teres muito espaço e queres fazer criação com maternidade interna. A planta que tens cá á frente é uma anubia nana ? Se for tens de verificar se tens o rizoma enterrado no substrato, pois se isso for o caso pode apodrecer e perderes a planta, só podes ter as raízes enterrada no substrato ou melhor podes colocar a mesma atada a uma rocha ou tronco que é o ideal para essas plantas. Boa sorte

Geada obrigado pela explicação, sei que o aquario e' um bocado pequeno mas para o que quero chega bem :)

nem sabia que existia aspiradores para fundo de aquarios :x

quanto ao filtro nao esta' a entrar areia nenhuma para la' visto que ta a mais ou menos 1 centimetro da areia..

quanto ah planta nao faço a minima :S estava la' na loja foi a que eu gostei e comprei :) mas nao sei o nome dela..

o homem da loja disse me que era uma planta um pouco mais feia qua as outras mas muito mais resistente :)

que tipo de pedras aconselham a meter ?

Publicado:

Geada obrigado pela explicação, sei que o aquario e' um bocado pequeno mas para o que quero chega bem :)

nem sabia que existia aspiradores para fundo de aquarios :x

quanto ao filtro nao esta' a entrar areia nenhuma para la' visto que ta a mais ou menos 1 centimetro da areia..

quanto ah planta nao faço a minima :S estava la' na loja foi a que eu gostei e comprei :) mas nao sei o nome dela..

o homem da loja disse me que era uma planta um pouco mais feia qua as outras mas muito mais resistente :)

que tipo de pedras aconselham a meter ?

As mais fáceis de encontrar é o xisto e fica porreiro em todos os aquários e é de borla a não ser que não encontres na tua zona, atenção não coloques pedras de praia ou qualquer outra que seja calcaria pois faz-te subir muito o ph.

Publicado:

As mais fáceis de encontrar é o xisto e fica porreiro em todos os aquários e é de borla a não ser que não encontres na tua zona, atenção não coloques pedras de praia ou qualquer outra que seja calcaria pois faz-te subir muito o ph.

isso existe onde ??

alguém sabe onde existe na zona da figueira da foz, ou ate mesmo zona de Coimbra ?

Publicado:

Boas

cajo5,tu têns no teu aquarios peixes de parametos

diferentes,os Neons são de águas acidas,e os Guppys

são de águas Alcalinas,além de que os Guppys dentro

de pouco tempo começam a ter crias,e ficas com o

aquário super lotado,pois os Guppys são como os ratos

a ter filhos,boa continuação,e boa sorte.

Comp: Álvaro Silva :sign_welcome:

Publicado:

Boas

cajo5,tu têns no teu aquarios peixes de parametos

diferentes,os Neons são de águas acidas,e os Guppys

são de águas Alcalinas,além de que os Guppys dentro

de pouco tempo começam a ter crias,e ficas com o

aquário super lotado,pois os Guppys são como os ratos

a ter filhos,boa continuação,e boa sorte.

Comp: Álvaro Silva :sign_welcome:

Álvaro espero que assim seija como dizes acerca dos guppys :D

que nasçam muitos que ja tenho um aquario bem maior que esta' a espera disso mesmo :P

quanto aos peixes serem de parametros diferentes, desde que eles esteijam bem e se mantenham vivos sem nenhumas doenças nem viroses nem nada disso, e que seijam amigos dos guppys como teem sido ate agora vou mantelos assim :)

ja' houve ontem uma baixa .. :x

um guppys macho que se armou em explorador e ficou entre a maternidade e o vidro do aquario :s

e estou a pensar em por um casal de mollys que acham ?

Publicado:

Boas

Amigo cajo5

Podes por Molliys junto com os Guppys,tbm elas são

peixes que têm muitas crias,e são faceis,uma vez

que vais ter outro aquário, vais ter muitas crias,

tanto de Guppys,como de Mollys,força,e muita sorte,

há e muita calminha (lol)

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Publicado:

Obrigado Alvaro Silva :D

assim o espero :P

quanto as mollys bem..

fui hoje a loja para ver as tais mollys para comprar .. mas quando começo a ver melhor, tavam duas no fundo mortas e umas com o rabo todo ratado e enfim..

comprei um caracol, uma coridora, uma platy lindaaaa :D

e ja' que me morreu um guppy comprei tambem uma femea para os outros 2 brincarem :P

amanha em principio vou comprar o tal aspirador que aquele aquario ta' a ficar todo sujo no fundo..

o que aconselham ?

vi um que custava 20 e tal euros e era de pilhas e aspirava e limpava os vidros.. mas penso que seija muito grande e depois me estrague as plantas, e vi outro que custava 4 euros mas que se tinha de ligar ah bomba de ar, mas parece me um bocado fragil .. nao sei que comprar ..

podem me dar sugestões?

Publicado:

ainda nao tive opurtunidade de comprar o tal aspirador..

deixo aqui algumas fotos pa verem as minhas beldades :D

dsc03992f.jpg

é impressão minha ou tenho esta menina gravida ? :o

dsc03991rw.jpg

dsc03985s.jpg

acho a tao bonita *_*

dsc03984m.jpg

dsc03983q.jpg

dsc03982o.jpg

dsc03981v.jpg

dsc03974c.jpg

dsc03973k.jpg

ja' agora alguem me pode dizer como eh que consigo tirar isto das plantas e do filtro ?

parece um po' qualquer..

dsc03980j.jpg

dsc03979u.jpg

dsc03977bq.jpg

Publicado:

Boas.

Antes de mais bem-vindo ao forúm, digo isto por seres da Figueira, é que somos tão poucos que é sempre bom quando aparece mais um.

Em relação ao aspirador, se queres um conselho não gastes dinheiro, passas aqui por casa, bebes uma, e eu mostro-te como deves fazer, aspiras toda a porcaria só com uma mangueira.

Também te posso arranjar algumas valisnérias para compor mais o aq.

Se te interessar manda MP que combinamos.

Cumpr.

Publicado:

Boas.

Antes de mais bem-vindo ao forúm, digo isto por seres da Figueira, é que somos tão poucos que é sempre bom quando aparece mais um.

Em relação ao aspirador, se queres um conselho não gastes dinheiro, passas aqui por casa, bebes uma, e eu mostro-te como deves fazer, aspiras toda a porcaria só com uma mangueira.

Também te posso arranjar algumas valisnérias para compor mais o aq.

Se te interessar manda MP que combinamos.

Cumpr.

ja agora muito obrigado eu mais propriamente sou de maiorca mas e' so' um saltinho ate ai :P

Publicado:

Acho que na tua 10ª foto vi uma gupy no interior de uma "criadeira" (agora não acho o nome correcto). Esse tipo de "criadeira" serve para colocar peixes pequenos para eles crescerem, ou para colocar peixes que não comam a sua propria descendencia.

Os Gupys, Platis e Espedas comem a sua descendencia.

Mas os Molys não comem a descendencia.

É aconselhavel comprares uma maternidade.

Maternidade

Publicado:

Acho que na tua 10ª foto vi uma gupy no interior de uma "criadeira" (agora não acho o nome correcto). Esse tipo de "criadeira" serve para colocar peixes pequenos para eles crescerem, ou para colocar peixes que não comam a sua propria descendencia.

Os Gupys, Platis e Espedas comem a sua descendencia.

Mas os Molys não comem a descendencia.

É aconselhavel comprares uma maternidade.

Maternidade

nao percebi onde querias chegar.. mas aquilo eh uma maternidade..

a minha guppy femea ta la' ate ter os filhotes

depois de os ter tiro a de la' e deixo la' so' os alevins..

Publicado:

bem depois de o nosso colega do forum vale me ter recebido em sua casa e me ter oferecido certas coisas.. e me ter explicado como se media o ph aqui vai umas novas fotos tiradas ontem ah noite..

dsc04002vn.jpg

dsc04001p.jpg

dsc04000r.jpg

dsc03999v.jpg

dsc03998i.jpg

dsc03997i.jpg

dsc03996m.jpg

agora adivinhem o ph da agua da torneira e do aquario :x

dsc03995s.jpg

Publicado:

Bem, vamos por partes:

Na minha opinião, tens areão a mais. O aquário não sendo propriamente gigante, colocar tanto areão tira muitos litros preciosos ao aquário. Mas isto é uma questão de gosto. Gostei dos desníveis no areão, dão um ar mais natural. Pessoalmente meteria mais umas plantas.

Quanto à limpeza, há umas mangueiras com uma "bola" azul que se aperta para sugar a água. É uma mistura de uma simples mangueira com um aspirador, ou seja não tens de sugar por uma ponta como se fosse uma mangueira, nem tens uma máquina que faça esse trabalho, é só apertar a dita bola umas quantas vezes para sugar e pronto. São úteis até porque contém uma rede filtro na ponta, para que o areão não seja aspirado, o que no teu caso será importante, pois sendo areia, é bastante provável que uma parte seja aspirada. E normalmente custam 4/5 euros. Não sei se encontras (eu nas lojas à minha volta encontro sempre).

Quanto a pedras já te aconselharam. Quanto a troncos, é sempre uma boa ideia, desde que faças a escolha certa (não deve ser de resinas - como oliveiras e videiras, deve estar seco e deve ser bem tratado). O melhor talvez seja mesmo comprares um numa loja já próprio.

Quanto à guppy parece grávida sim. Como já deves estar a aperceber-te, eles reproduzem-se mesmo bastante.

Parece-me também que o teu aquário está a ficar com algas. Não são prejudiciais e na realidade até são um sinal que a água está em bom estado, no entanto significa que ou tens nutrientes a mais (solução: colocar menos fertilizantes e colocar plantas de crescimento rápido), ou tens luz a mais (deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água, mas como tens poucas plantas, até podes ter um pouco menos) ou tens luz ligada tempo a mais (o ideal é estar ligada entre 8 e 10 horas e de preferência em dois tempos separados (por exemplo, 4 horas de manhãzinha e 5 horas ao final do dia)). Penso que será essa "poeira" que tu vês...Ou então é mesmo só sujo, o que com TPAs e a tal aspiração resolve-se ;)

Quanto ao pH, muito provavelmente o da torneira é o de 7,2 e o do aquário é o de 8,2. Isto é mais preocupante. Primeiro, há algo no teu aquário que te faz subir o pH (aposto na areia que seja calcária). Tens um pH um pouco alto para os neons e para a corydora, que preferem pH neutros ou ácidos. Uma forma de baixar o pH é introduzir um tronco. Embora estas mexidas devem ser feitas antes dos peixes lá estarem no aquário...As mexidas agora no pH podem ser más...

Por fim, as corydoras são peixes de cardume, ou seja, deves manter um grupo de pelo menos 6. Essa corydora sozinha provavelmente não durará muito...Trata de arranjar umas companheiras, ou então arranjares uma nova casa onde ela possa ter companhia...

Publicado:

Bem, vamos por partes:

Na minha opinião, tens areão a mais. O aquário não sendo propriamente gigante, colocar tanto areão tira muitos litros preciosos ao aquário. Mas isto é uma questão de gosto. Gostei dos desníveis no areão, dão um ar mais natural. Pessoalmente meteria mais umas plantas.

Quanto à limpeza, há umas mangueiras com uma "bola" azul que se aperta para sugar a água. É uma mistura de uma simples mangueira com um aspirador, ou seja não tens de sugar por uma ponta como se fosse uma mangueira, nem tens uma máquina que faça esse trabalho, é só apertar a dita bola umas quantas vezes para sugar e pronto. São úteis até porque contém uma rede filtro na ponta, para que o areão não seja aspirado, o que no teu caso será importante, pois sendo areia, é bastante provável que uma parte seja aspirada. E normalmente custam 4/5 euros. Não sei se encontras (eu nas lojas à minha volta encontro sempre).

Quanto a pedras já te aconselharam. Quanto a troncos, é sempre uma boa ideia, desde que faças a escolha certa (não deve ser de resinas - como oliveiras e videiras, deve estar seco e deve ser bem tratado). O melhor talvez seja mesmo comprares um numa loja já próprio.

Quanto à guppy parece grávida sim. Como já deves estar a aperceber-te, eles reproduzem-se mesmo bastante.

Parece-me também que o teu aquário está a ficar com algas. Não são prejudiciais e na realidade até são um sinal que a água está em bom estado, no entanto significa que ou tens nutrientes a mais (solução: colocar menos fertilizantes e colocar plantas de crescimento rápido), ou tens luz a mais (deverás ter entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água, mas como tens poucas plantas, até podes ter um pouco menos) ou tens luz ligada tempo a mais (o ideal é estar ligada entre 8 e 10 horas e de preferência em dois tempos separados (por exemplo, 4 horas de manhãzinha e 5 horas ao final do dia)). Penso que será essa "poeira" que tu vês...Ou então é mesmo só sujo, o que com TPAs e a tal aspiração resolve-se ;)

Quanto ao pH, muito provavelmente o da torneira é o de 7,2 e o do aquário é o de 8,2. Isto é mais preocupante. Primeiro, há algo no teu aquário que te faz subir o pH (aposto na areia que seja calcária). Tens um pH um pouco alto para os neons e para a corydora, que preferem pH neutros ou ácidos. Uma forma de baixar o pH é introduzir um tronco. Embora estas mexidas devem ser feitas antes dos peixes lá estarem no aquário...As mexidas agora no pH podem ser más...

Por fim, as corydoras são peixes de cardume, ou seja, deves manter um grupo de pelo menos 6. Essa corydora sozinha provavelmente não durará muito...Trata de arranjar umas companheiras, ou então arranjares uma nova casa onde ela possa ter companhia...

Bem quanto ao teu grande testamento obrigado pela opinião.. :D

quanto ao areão o homem la da loja disse me que este areão não subia nem descia o ph, porque ja era próprio para aquários e que a areia ja estava limpa nao era preciso lavar.. mas que afinal não estava limpa..

não caiam no mesmo erro que eu e lavem bem a areia antes de a por no aquario.. :/

segundo o que eu ja reparei eh que aquele tal ''pó'' tem vindo a desaparecer com as TPA's ..

em relação ao PH é mesmo isso que disseste.. o da agua da torneira esta certinho como devia ser mas o do aquário esta bem pior :x

como eh que eu posso baixar o ph ?

não concordo eh com o que disseste.. porque se reparares bem isto é so' um aquário de 60 litros, não tenho já quase espaço nenhum para por mais nada.. :x tenho para la' plantas que nunca mais acaba :P

e sim devia comprar mais umas corydoras.. mas tem de ser igual, por exemplo tenho uma corydora albina, tenho de ter outra igual ou posso ter uma corydora leopardo ?? isto é so' um exemplo..

Publicado:

O pH podes baixar usando um tronco, e/ou turfa no filtro e/ou colocando CO2.

Se garantes que o areão não sobe o pH, então não vejo motivos para uma subida tão acentuada. Como mediste a água da torneira? Deixaste a água repousar 24 horas em recipiente aberto antes de medires? Os números da água acabada de sair da torneira são diferentes da água passado um dia. Mas ainda assim é uma diferença muito grande...

Publicado:

O pH podes baixar usando um tronco, e/ou turfa no filtro e/ou colocando CO2.

Se garantes que o areão não sobe o pH, então não vejo motivos para uma subida tão acentuada. Como mediste a água da torneira? Deixaste a água repousar 24 horas em recipiente aberto antes de medires? Os números da água acabada de sair da torneira são diferentes da água passado um dia. Mas ainda assim é uma diferença muito grande...

nao.. nao fiz nada disso.. abri a torneira e medi.. :x

eu nao garanto nada.. so' estou a dizer o que me disseram..

não era o sal que baixava o ph ? :x

Publicado:

haa :x

peço desculpa então.. mas nao sabia :x

então nao ha nada para descer o ph ? sem ser o tal tronco ?

Publicado:

poizé outra coisa, descobri que o meu caracol anda a enterrar se na areia.. sera' que tambem esta´a por ovos ? :o

• 2 semanas depois...
Publicado:

bem como ja nao actualizava isto a algum tempo aqui vai :)

dsc04021i.jpg

dsc04007ay.jpg

dsc04008l.jpg

dsc04009t.jpg

dsc04016z.jpg

dsc04017w.jpg

dsc04020r.jpg

dsc04024b.jpg

dsc04025y.jpg

dsc04028k.jpg

sera' ovos ? :o

dsc04019x.jpg

como se chamam estes peixes ?

dsc04018lr.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!