Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Pretendo construir uma sump para o meu aquário de 300 litros reias. Matérias filtrantes, vidro e silicone já tenho. Falta-me a bomba de retorno e é aqui que começam as dúvidas. As bombas adequadas para este volume para além de caras consomem muita energia. Como tenho dois filtros externos de 1100 l/h com pequenas fugas estava a pensar colocar um deles dentro da sump como bomba de retorno, será que funciona? Utilizo as tubagens de entrada e saída nativas a recolher água na sump e o retorno direto no aquário ou uso apenas a saída direta ao aquário e furo a parte inferior do filtro?

Pode parecer disparatado mas é uma forma de reaproveitar material. Se isto for viável gasto 0€ em vez de 150€ na aquisição de um filtro novo.

Cumprimentos,

Carlos.

Publicado:

Boas

Depende do tipo de filtro que tenhas, mas essencialmente onde eles tê as pequenas fugas. Em principio dá para utilizar como "bomba de retorno", mas só "vendo" o filtro em si. Umas fotos do filtro completo e só da cabeça dão jeito!

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Estou com o David.

Mas talvez fosse mesmo viável então na sump colocar lá dentro a cabeça do filtro,mas agora não sei é se é impermeável por cima ou não.

Se fosse bastava algo que segurasse a cabeça do filtro para não tocar no chão da sump e creio que funcionasse.Afinal isso não é na mesma uma bomba ?

• 2 semanas depois...
Publicado:

tive o mesmo problema ano passado....

fui á maxmat ( passando a publicidade grátis) e eles teem umas bombas de água submerssíveis a 35€ que fazem o serviço e consomem o mesmo que um filtro...8/9w

como já tens sump, a bomba faz o necessário e assim poupas uns trocos para uns peixes.

espero que ajude.

• 1 mês depois...
Publicado:

Boa noite.

Em primeiro lugar peço desculpa por não ter respondido a quem amigavelmente me ajudou, desde já o meu obrigado. A faculdade, o trabalho e a preguiça dão cabo de mim...

Desisti da ideia de aproveitar a cabeça do filtro até porque odeio sumps. Para além disso os 1050 l/h atenuados pela altura e pelo estrangulamento das tubagens irião ser insuficientes para o aquário em questão.

Investi num projecto de filtro externo DIY que aqui publicarei a seu tempo. Se meter água já deu um gozo danado o projecto e parte da construção.

Obrigado a todos.

Abraço,

Zé Carlos