tat Publicado Maio 28, 2011 Publicado Maio 28, 2011 (editado) Boas, Confirmam que estes pontos verdes no vidro, são algas? De que tipo é, e qual a melhor forma de a combater? Está visto, que os 3 otos e as 5 neritinas, não dão cabo dela Editado Maio 28, 2011 por tat Aquario Tematico Amazonas
Quo Publicado: Maio 29, 2011 Publicado: Maio 29, 2011 (editado) Os otos não comem esse tipo de alga. Quem te disse que comiam? O oto não é o melhor comedor de algas, simplesmente é optimo para um plantado pois a sua movimentação pelas plantas é feita com muita delicadeza. Além de que loricarideos que comam algas verdes, julgo que só as farlowellas. Para as algas de ponto verde o melhor são neritideos, em especial clithon sp. se mesmo com neritinas tens esse problema todo, tens algo desiquilibrio grave nesse aquário. Luz a mais, plantas a menos, fertilizante a mais ou a menos, insidencia do sol.. Editado Maio 29, 2011 por Quo
tat Publicado: Maio 29, 2011 Autor Publicado: Maio 29, 2011 (editado) Os otos não comem esse tipo de alga. Quem te disse que comiam? O oto não é o melhor comedor de algas, simplesmente é optimo para um plantado pois a sua movimentação pelas plantas é feita com muita delicadeza. Além de que loricarideos que comam algas verdes, julgo que só as farlowellas. Para as algas de ponto verde o melhor são neritideos, em especial clithon sp. se mesmo com neritinas tens esse problema todo, tens algo desiquilibrio grave nesse aquário. Luz a mais, plantas a menos, fertilizante a mais ou a menos, insidencia do sol.. Bem, só tenho 5 neritinas, para 100Litros. Talvez seja pouco. Mas provavelmente tenho também algum desiquilibrio no aquario. Tenho boa luz (0.8W p/L), fertilização micros e macros, algumas plantas, mas faltava-me o CO2, que vou iniciar na proxima semana. Mas o objectivo do post, era acima de tudo para identificar a alga. Não sei se será Green Spot, se Green Dust. Editado Maio 29, 2011 por tat Aquario Tematico Amazonas
Pedro Rosa Publicado: Junho 8, 2011 Publicado: Junho 8, 2011 Bem, só tenho 5 neritinas, para 100Litros. Talvez seja pouco. Mas provavelmente tenho também algum desiquilibrio no aquario. Tenho boa luz (0.8W p/L), fertilização micros e macros, algumas plantas, mas faltava-me o CO2, que vou iniciar na proxima semana. Mas o objectivo do post, era acima de tudo para identificar a alga. Não sei se será Green Spot, se Green Dust. Greenspot. Quantas horas de luz tens? ... de qq forma, em qq aquário, os vidros precisam de ser limpos pelo menos semanalmente ou isso tende a crescer. Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
tat Publicado: Junho 8, 2011 Autor Publicado: Junho 8, 2011 Greenspot. Quantas horas de luz tens? ... de qq forma, em qq aquário, os vidros precisam de ser limpos pelo menos semanalmente ou isso tende a crescer. Pedro. Pensei que as neritinas controlassem isto. Só tenho 5, talvez sejam poucas. Tinha 10 horas, reduzi para 8 horas de luz. Aquario Tematico Amazonas
BMike Publicado: Junho 8, 2011 Publicado: Junho 8, 2011 boas é para essas situaçoes nos vidros que existem os imans para limpeza de vidros. já agora aproveito para dizer que as neritinas sao muito boas comedoras de algas,mas tambem deixam uns ovos que nao nasce nada e ficam tipo pedrinhas,muito dificil de retirar. cumprimentos
Quo Publicado: Junho 8, 2011 Publicado: Junho 8, 2011 (editado) isso nao é verdade que ocorre em qualquer aquario. so num aquario entre 4 tenho ponto verde, é o que apanha alguma luz solar e reduzi o numero de plantas e houve um aumento de carga biologica. 5 neritinas é insuficiente, muito pouco, mas é preciso resolver a fonte do problema, que pode ser as que disse atras. nunca limpo os aquarios por dentro... alem das neritinas recomendo farlowella e rever a questao da iluminação e das plantas, se calhar precisas de mais plantas e menos luz, nao sei... Editado Junho 8, 2011 por Quo
David EC Costa Publicado: Junho 8, 2011 Publicado: Junho 8, 2011 boas o nosso amigo tat nao disse k ocorre em qualquer aquario,mas sim que os vidros teem que ser limpos como em qualquer aquario. isto é,em todos.:D Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
tat Publicado: Junho 8, 2011 Autor Publicado: Junho 8, 2011 isso nao é verdade que ocorre em qualquer aquario. so num aquario entre 4 tenho ponto verde, é o que apanha alguma luz solar e reduzi o numero de plantas e houve um aumento de carga biologica. 5 neritinas é insuficiente, muito pouco, mas é preciso resolver a fonte do problema, que pode ser as que disse atras. nunca limpo os aquarios por dentro... alem das neritinas recomendo farlowella e rever a questao da iluminação e das plantas, se calhar precisas de mais plantas e menos luz, nao sei... O Farlowella acus, parece-me realmente um peixe muito interessante. E bom comedor de algas, pelos comentarios que li. No entanto, pode crescer até 15 cms, o que é bastante para um aquario de 100L apenas... Aquario Tematico Amazonas
Luís Fortunato Publicado: Junho 9, 2011 Publicado: Junho 9, 2011 Olá. O melhor animal para combater as algas no vidro de um aquário plantado é o Homo sapiens sapiens... E da sub-espécie Colgate, Pepsodent ou Oral-B também costumam ter resultados bastante bons. Há ainda os das sub-espécies Visa e Mastercard caducados que apresentam algumas vantagens Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Quo Publicado: Junho 9, 2011 Publicado: Junho 9, 2011 (editado) O Farlowella acus, parece-me realmente um peixe muito interessante. E bom comedor de algas, pelos comentarios que li. No entanto, pode crescer até 15 cms, o que é bastante para um aquario de 100L apenas... Ao que sei nao ha Farlowella accus no comercio de aquariofilia e é uma espécie em risco de extinção. São outras espécies (especialmente F.vittata). Ao comprar pede apenas Farlowella, e até podes arranjar Farlowellas bem mais interessantes que a F.accus. Mas como noutros loricarideos espera pagar pela cor do peixe. Se bem que reduzir a selecção de loricarideos a apenas cor e esquecer a forma exotica destes bichos é redutor, coisas do comércio! Mas é como diz o Luis. A solução tem que vir do H. sapiens pois por mais que a bicharada trabalhe as algas multiplicam-se mais rapido. E, ponto verde são algas dificeis de serem comidas, as neritinas precisam de fazer varias raspagens para eliminar um unico ponto. Imagina neste aquario. impossivel. tal como as kuhlis, as farlowellas não devem ser comparadas com outros animais da mesma dimensão, são animais menores e de menor impacto num aquario, pelo simples facto de serem apenas uma vara! As farlowellas são peixes pequenos... há umas farlowellas maiores, mas ainda assim peixe de pequeno porte. Editado Junho 9, 2011 por Quo
Recommended Posts