Recommended Posts

Publicado

Boas. Tenho o meu aquario plantado e tenho tido alguns problemas com o pH que não teima em descer dos 7.8, 8.0, e estava numa de meter folhas de amendoeira para baixar o pH. A minha dúvida prende-se com o facto de a água ficar um pouco mais escura. Será que vou ter problemas ao nível da iluminação chegar às plantas?

O aquário é o que está na minha assinatura.

Obrigado pela atenção.

Cumps

Publicado: (editado)

Acho estranho estares com esse pH, não tens o CO2 a bombar?

No entanto, é certo que a água escurecida dificulta a passagem de luz pelo que as plantas mais exigentes vão queixar-se.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Tenho CO2 pressurizado a cerca de 2bps mas não quebra a dureza da água. Desconfio das seyru stone sinceramente, e da minha água da torneira também

Publicado:

Desconhecia que as seiryu stone faziam aumentar o pH, de acordo com a publicidade às pedras no site de um patrocinador do forum alem de aumentar o pH aumenta também o KH.

"SEIRYU STONE (1561)

Espectacular rocha para aquários plantados especialmente com plantas de tapete como a glossostigma e a eleocharis. Vendida ao kg. Esta rocha pode aumentar ligeiramente o ph e o kh."

E assim, se o CO2 não está a dar conta do recado, duvido muito que lá vás com as folhas,

para contrariar, tens que adicionar compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, no teu aquário já tens o CO2 que gera reacções químicas entre os carbonatos e bicarbonatos = ácido carbónico, que faz com que o pH baixe, mas se tal não for suficiente, tambem tens a possibilidade de adicionar um acido em pó, por exemplo posso indicar-te o Acid buffer da Waterlife.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Boas Vitor. Desde já obrigado pela tua resposta. Isso está no site da aquaeden, estive a ver lá agora, e por sinal também foi onde as comprei no ano passado. Mas enfim. Onde consigo arranjar esse produto?

Cumps

Publicado:

Épa, ainda bem que percebeste, estava a reler o que escrevi, e confesso que não está lá muito bem explicado.

Julgo que o teu grande problema será a agua da tua zona, se for como a da Lourinhã, estás tramado porque é demasiado dura. As pedras não ajudam, mas são bonitas e no teu lugar faria tudo para as manter.

A maioria das lojas de Aquariofilia vendem produtos da Waterlife.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Tenho que ver que lojas vendem isso então. Eu só quero mesmo é baixar o ph a isto, a única solução que tenho é mesmo quebrar o kH. Quanto às pedras eu acho-as muito bonitas mesmo, e gosto bastante das minhas. E não sabes de nenhuma loja em especial? Eu não tenho problemas com a publicidade:P

Quanto à explicação não te preocupes, eu já tinha investigado isso do co2 e tinha umas noções ;)

A água da Lourinhã não deve ser muito diferente da de Torres Vedras, são cidades bastante próximas uma da outra. Eu tenho uma fonte aqui perto que tem ph de 5.5, mas quero medir a dureza, que à partida será baixa para um ph desses e a amónia, só que tenho que comprar os testes e o tempo não abunda. Se conseguir baixar o kh e começar a usar essa água penso que tenho boas hipóteses de me safar. Só falta mesmo encontrar o pó.

Mais uma vez obrigado

Publicado:

Boas Vitor. Desde já obrigado pela tua resposta. Isso está no site da aquaeden, estive a ver lá agora, e por sinal também foi onde as comprei no ano passado. Mas enfim. Onde consigo arranjar esse produto?

Cumps

Tive o mesmo problema que tu. PH constantemente nos 7.6, apesar de ter turfa, troncos e folhas de amendoeira.

Nada foi capaz de contrariar o efeito das seiryu stone.

Acabei por as remover.

Pensa em fazer o mesmo, se queres mesmo baixar o PH.

Publicado:

Boas Tat. Depois de remover as seyrou stone o problema resolveu? Eu estou a pensar numa remodelação do aqua, mas se conseguisse controlar o ph por uns tempos era porreiro.

Publicado: (editado)

Boas Tat. Depois de remover as seyrou stone o problema resolveu? Eu estou a pensar numa remodelação do aqua, mas se conseguisse controlar o ph por uns tempos era porreiro.

Sim resolveu.

Queres fazer uma experiencia basica? Pega apenas numa das pedras, e coloca-a num garrafao de agua cortado ao meio.

Ao fim de 1 dia, compara PH e KH dessa agua, com outro garrafao, sem pedra. Esclareces as duvidas.

Editado por tat
Publicado:

Obrigado pelas respostas e esclarecimento. Tenho vontade de deixar cair as pedras em cima dos pés de alguém mas adiante. Também já tava farto de as ver. Já agora viram o meu aqua? XD

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!