projecto 4 em 2


marcosf

Recommended Posts

boas

como já tinha escrito anteriormente ia avançar para 1 novo projecto, depois de vender o meus aquário de 500 litros( já estava cançado de ver um aqua tão grande na sala), decidi fazer dois aquarios de 70cm,35cm, 30cm, divididos a meio, por vidro.

nesta altura já tenho os aquarios quase prontos.

vão aqui umas fotos do andamento da obra espero que gostem, vou atualizando.tou aberto a sugestões, e ideas para fauna, layout e filtragem. aqui vão as fotos.

IMGP7494.jpg

só os vidros base a colar

IMGP7498.jpg

as calhas de luz feitas com t5 do chines e tubo pvc cortado a meio forrado com vinil preto

IMGP7501.jpg

aquarios já concluidos e no sitio onde vao ficar

IMGP7504.jpg

aquario acabado com calha de luz

espero que gostem e opinem

abraço :doofywave: :doofywave:

Editado por Fábio Silva
edit html
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom projeto.Ainda por cima caseiro, esses são os que dão mais gosto.

 

Vai ser para que espécies?Eu optava por neocaridinas e caridinas (tigers e CRS/CBS)

Qual a filtragem e substratos vais escolher?

Mais vale comprares filtros externos, podes usar um 2213 para cada dois com as mangueiras divididas, para substrato escolhia aquasoil da ada, Amazonia ou Malaya.

 

Os topos da calha são feitos de que?

 

 

Boa sorte.

 

Cumprimentos

Fábio Silva

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

filtro ainda só tenho um externo, um powerjet 400l/h e tenho um xp3 rena para negociar por um mais pequeno,e já tenho com quem trocar.

dividir os tubos é o tinha pensado fazer,o unico senão é a agua ser comum aos dois e ser houver problema é nos dois, mas por outro lado torna cada aquario com dobro da litragem que realmente tem o que é melhor para os parametros.

a fauna tenho de ver o que arranjo dentro do orcamento, mas não tenho pressa em comprar, vou esperar pelos certos , o substrato tenho o menano da jbl e areão preto, já tenho muitas videiras para escolher.

as calhas são de tubos de pvc e os topos são placas de pvc espandido que dá para recortar á medida e sao coladas com super cola 3, o interior das calhas sao forradas com fita cola prateada para esquentadores para servir de reflectores( tudo comprado no chines, barato)

 

abraço

marcos madeira

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com o projecto acima de tudo mas para já fiquei curioso em relação às videiras XD têm algum tratamento especial? Onde é que as arranjaste se é que não as tinhas já em casa :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as videiras estavam a secar á mais de um 1 ano era videiras que estavam mortas no terreno do meu sogro e ainda lá tenho aos montes prontas para usar e estam presas a pedras.

como dá para ver neste outro aqua que está em montagem.

IMGP7517.jpg

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

como prendeste este ramo na pedra? Cuidado com materiais que possam largar substancias tóxicas...

 

Quanto à calha, a tua solução parece-me ser fabulosa.

Partilho o interesse do Fábio nela e acho que o que ele queria saber era algo como onde arranjar esse tubo de pvc, como o consegues cortar a meio (isso deve ser um bocado duro, não?) e que solução adoptaste para fechar os topos (adivinho que seja tampas desses tubos também cortadas a meio, mas...)???

 

Ando a pensar iniciar a construção de uma bateria com três aquários divididos em dois e tenho o maior interesse nestas soluções caseiras. Se bem que acho que vou acabar por optar por lampadas de leds.

 

Continuar a partilhar a evolução da coisa. A malta agradece! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os ramos estão presos num furo que fiz na pedra de xisto com uma broca de madeira enfiei lá os ramos ajustados e enchi o resto com silicone(de aquario claro) deixei secar e cortei o excedente para a pedra acentar bem

o tubo de pvc compra-se em qualquer max-mat ou na izzy ou no leroi,de 12 cm de diametro, e cortei com uma serra de metal, é fácil, com paciencia.

as estremidades são de placas de pvc expandido faceis de cortar com x-acto á medida.

tambem pensei em leds mas era uma montagem com mais calhas para atingir a mesma luminosidade.

já tenho um aquario totalmente montado, depois ponho aqui fotos

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nova actualização

o primeiro(vezes 2) já tá montado, agora é deixa-lo maturar.

aqui ficam as fotos com 2 horas de montagem, é recem nascido.eheheheh!!!!

IMGP7543.jpg

 

IMGP7541.jpg

 

IMGP7550.jpg

 

opinem!!!

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão com bom aspecto, só não gosto das misturas de solos, mais valia ser tudo de um, mas isso são gostos ;).

 

O filtro dividido parece-me bem, quando tiver bem maturado vai fazer bem o seu serviço.

 

Agora é aguardares umas boas semanas para deixar ciclar.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

em relação ao solos eles vão acabar por se misturar e daqui a um tempo acho que já nem se nota, os outros dois layouts já vão ser mais monocromáticos,e num daqueles que já montei tem um musgo(Taiwan moss) que me disseram que tem uma boa cobertura como tapete, eu não sei porque não conhecia.

o aquario está a ciclar mas tou a ulizar alguma água de um aquario mais antigo que tenho para tentar acelarar um pouco o processo,(não sei se tou a fazer bem, vamos ver).

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado,quanto aos camarões tou á espera das cr's que tenho ovadas noutro aqua que dêem há luz e só quando esses crescerem um pouco é que váo para lá,daqui a 2 semaninhas entram os caracois.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que também podes ter peixes que se reproduzam muito rápido por exemplo guppys assim tens muita reprodução..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me fartei de guppys, são como os coelhos.

eu peixes játenho, noutro aqua mas ainda é cedo para eles irem para estes aquas,mais tarde.

tenho 4 microrasboras boraras e 5 microrasboras galaxy, 3 otos e 2 cory panda.

mas vou esperar mais um pouco até os por lá.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah muito bom para plecos aconselho ver na fixexotic os Chaetostoma thomsoni L187, estão a 6,5€ e são muita loucos (já os vi)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não crechem mais de 10 cm é o que vou optar para os meus twins de inver que estou a montar um com 14 litros e outro com 20 só para reprodução de red cherry mas depois vou avançando de camarões porque apesar de o que eu gostar ser monsters e ciclideos de grande porte também quero ter conhecimento com inverts, apistos e tanganyika. Depois meto um tópico..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

mesmo assim é umpouco grande para o que pretendo.

mas partilho dos teus gostos, visto que tive ciclideos tanganica numaqua de 500litros até á 1 mes atras quando decidi vender tudo, aqua, peixes,sump.

tive os ciclideos tanganica durante 6 anos, mas decidi avançar para outra já tinha muita criação de similis ,frontosas burundi, tropheus black pemba,leleupi e outros, mas já não era desafio por isso avancei para os inverts..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

como prometido aqui vão as fotos do 2º aquario.

fauna: numa das metades,(com areao castanho):

-cristal red

-black cristal

-ninjas

-six banded blue bee

-new bee

na outra metade,(areão de silica)

2 lagostins

2 ramirezis

 

 

IMGP7612.jpg

 

 

IMGP7593.jpg

IMGP7613.jpg

 

um dos habitantes...

IMGP7614.jpg

espero que gostem!!!!

depois vou actulizando.

cumps

Editado por marcosf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não cheguei a ver os Ramirezis no aquário e parecem me que não tem esconderijos suficientes para acasalarem. Acho que deves por folhas de carvalho e talvez uma casca de coco para dar esconderijos.

Então faz um sumário de todos os aquários que tem e com que peixes. Depois se conseguires tira umas fotografias mais detalhadas mais aos bichinhos! hehe

Uma coisa é certa promete!!!

 

Parabens e Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não cheguei a ver os Ramirezis no aquário e parecem me que não tem esconderijos suficientes para acasalarem. Acho que deves por folhas de carvalho e talvez uma casca de coco para dar esconderijos.

Então faz um sumário de todos os aquários que tem e com que peixes. Depois se conseguires tira umas fotografias mais detalhadas mais aos bichinhos! hehe

Uma coisa é certa promete!!!

 

Parabens e Abraço

boas

sim esse aqua ainda vai levar mais alguma coisa com vista a esconderijos, mas ainda não sei o que?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu tinha dito no post anterior podes por uma casca de coco com umas folhas de carvalho, mas é só uma idea, mas persumo que não queiras a agua amarela. Pois não?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais