CalmLake


vitorfranco

Recommended Posts

Realmente é capaz de ficar melhor meter as valisnerias todas no lado direito...lá vou ter que fazer mergulho.

Mas não creio que cresçam até ao topo do aquário, dado que me parecem Mini Twister.

 

Por ora as sagitárias só podem dormir de noite, primeiro tem que se espalhar um pouco :)

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as sagitárias como disse, num dos aquários, ficaram deitadas junto ao fundo, enquanto no outro, ficaram levantadas, mantendo em ambas o crescimento normal.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, conforme o sugerido passei as valisnerias para o lado direito...acho que ficou bem melhor.

 

Passados 8 dias, já se nota algumas diferenças, principalmente na higropila difformis que já chegou à tona da agua e a Rotala rotundofilia bem como a que está à sua direita (não sei o nome) também se nota bem o seu desenvolvimento.

 

IMG_2606.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estou eu novamente sem saber o que fazer, as planta nestes últimos dias até se desenvolveram alem das minhas expectativas, mas agora deparei-me com as Ludwigia Repens a desfazerem-se como se fossem legumes demasiado cozidos, o que lhes estará a acontecer, alguém sabe o que pode estar a causar isto?

Já agora acrescento que as algas estão de volta :(

 

IMG_2627.JPG

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma melhor analise, aqui vai o meu método de fertilização, o qual se ninguém me corrige, não me safo.

 

Trocas semanais de agua entre 30 a 40% em que adiciono 3ml de K2SO4, 3ml de KNO3 e 6 ml de MgSO4

 

Sulfato de potássio (K2SO4): 14g diluído em 1/2 litro de agua destilada

Nitrato de potássio (KNO3): 9g diluído em 1/2 litro de agua destilada

Sulfato de Magnésio (MgSO4): 33g diluído em 1/2 litro de agua destilada

 

para os micros, (aqui é que vou levar na cabeça) utilizo hortilon, uma saqueta diluída em 1/2 litro de agua destilada, e aplico 3ml cada vez que faço uma TPA.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostava muito de pode-lo ajudar pois acho que os seus Discus estão LINDOS.

Mas percebo muito pouco de fertilização, mas como já pode ver a flora dá-se lindamente no meu aq.

Faço a seguinte fertilização:

-Flourish da seachem 1 tampa 1x semana:

-Flourish excel da seachem 1 tampa 1x semana:

-Potássio Diy 2 tampas 1x semana:

Há outro aspeto importante, existe muitas plantas que não se dão muito bem com temp. superiores a 26 graus, que acho que é o caso da Ludwigia Repens.

Aquifica uma lista de algumas compativeis:

-Echinodorus Bleheri

-Rubin Swordplant

-Hygrophila corymbosa

-Vallisneria Spiralis

-Anubias Barteri Nana

-Microsorum pteropus

-Vesiculara Dubyana)

-Salvinia cucullata)

 

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Buracos nas folhas são quase sempre resultado de pouco co2 (ou caracóis). Sei que usas caseiro por isso tens que ver como podes optimizar (e.g. melhorar a dissolução e distribuição, mais uma garrafa, ou reduzir a quantidade de luz (não me lembro quanto tens)).

 

Fora isto, a tua fertilização também não está bem.

 

Primeiro faltam-te os fosfatos (KH2PO4) - embora a comida dos peixes liberte alguma quantidade de fosfatos, estes não são suficientes num aquário com CO2 e a sua falta resulta invariavelmente no aparecimento de algas.

Os nitratos que estás a por é o mesmo que nada. Estás a por 0.07 ppm por semana, quando o ideal são por volta dos 20 ppm (por semana).

O K2SO4 é normalmente desnecessário pois quando usas o KNO3 e o KH2PO4 já tens potássio suficiente (mas não fazem mal).

 

O que eu te recomendo (de acordo com o EI) para 470l:

KNO3 - 100g diluído em 500ml de H20 destilada - 30 ml (3x por semana).

KH2PO4 - 25g diluído em 500ml de H20 destilada - 30 ml (3x por semana).

 

Quanto aos micros:

Não conheço esse hortilon. O que tem? em que quantidades? Os micros, como o nome indica, não são necessários em grandes quantidades. Podes comprar a mistura em pó ou então usar um de marca. O Fase 1 da Elos é bastante concentrado pelo que te deve durar para uns bons meses mesmo com essa litragem e assim já não te chateias.

 

Tens aqui um site que te faz as contas se quiseres variar: http://www.theplantedtank.co.uk/calculator.htm

Não te esqueças que tens máximos de dissolução de cada um dos nutrientes (estão em baixo nessa página).

Nesta página deves apontar para 8 ppm de nitrato (x3 por semana = 24ppm) e 2 ppm de fosfato (x3 por semana = 6 ppm). Se fizeres isto o potássio está lá.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio Vale,

 

É sempre gratificante saber que há alguém alem de mim que gosta dos meus discus, eles é que andam chateados comigo, até tenho a sensação que ao passar pelo aquário ultimamente os gajos olham para mim de lado. Desde que se me meteu na cabeça fazer do aquário um grande plantado os discus deixaram de comer a papa de coração de boi e hoje em dia já nem correm para vir comer como antigamente.

 

Já somos dois que não percebem nada de fertilização, comprar as soluções já preparadas é muito mais fácil, mas temos que tentar perceber que esta porra está a sair muito caro.

 

Nem me passou pela cabeça essa questão da temperatura estar a afectar a Ludwigia Repens, pois tenho o aquario a 30º , até fiquei satisfeito, pois bastava trocar esta planta por outra e estava o caso encerrado, mas não é o caso, estive a ver no site da Tropica e esta planta da-se bem em temperaturas de 30º.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Martins,

 

Não está fácil digerir tudo o que escreveste associando ao que vou observando no aquário, para quem sabe é tudo muito simples, mas para quem se está a iniciar nas fertilizações DYI, isto é um grande quebra-cabeças.

 

As folhas não estão com buracos, estão-se a desfazer como se fossem legumes demasiado cozidos, basta tocar nas folhas ou aspirar com a mangueira que elas desfazem-se.

Não tem nada a ver com caracóis pois não os tenho, os meus botias conseguiram limpar o aquário e quanto ao co2 também acho que é de descartar, pois na semana passada como não ia estar e casa, como é meu habito enchi o aquário até ao topo para compensar a evaporação, resultado, a entrada de agua que provoca a turbulência na linha de agua ficou muito abaixo não criando qualquer agitação, segundo a minha filha, os peixes passavam o tempo à procura de oxigénio, só passado algum tempo de se acender a luz é que iam descendo.

 

Desde já quero deixar aqui um alerta para quem tem co2 caseiro sem qualquer controlo, nunca se podem esquecer que tendo uma boa dissolução de co2 é necessário que exista alguma turbulência na água para repor O2 durante a noite.

 

Quanto às fertilizações, de facto não estou a meter fosfatos, (era para meter?) isto é mesmo ignorância na matéria.

Os nitratos que estou a por são poucos, mas então como se explica que tenho sempre os nitratos acima dos 50mg/L chegando às vezes aos 75mg/L.

 

Para quem não conhece o hortilon aqui vai a sua composição.

 

Hortilon em Saquetas de 25g (em pó)

5% Ferro em forma de Quelato EDTA

3% Magnesio em forma de Quelato EDTA

2,5% Cobre em forma de Quelato EDTA

2,5% Manganeso em forma de Quelato EDTA

0,5% Boro em forma mineral

0,5% Molibdenio em forma mineral

0,5% Zinco em forma de Quelato EDTA

0,005% Cobalto em forma de Quelato EDTA

 

Não me dêem na cabeça sff, sei que tem cobre a mais, porem até agora os camarões que são os mais sensíveis, com a quantidade que meto, continuam a ser uma praga.

Para terminar, o que posso dizer…por agora, como muita pena minha, neste aquário, vou voltar aos fertilizantes, comerciais.

Não quer isto dizer que estivesses a teclar para o boneco, pois tenho muito fertilizante por aqui que não vou deitar fora, pois tenho mais 4 aquários de 200 litros cada para fazer experiencias, depois de atinar com isto volto aqui à carga.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vitor,

Amigo Martins,

Não está fácil digerir tudo o que escreveste associando ao que vou observando no aquário, para quem sabe é tudo muito simples, mas para quem se está a iniciar nas fertilizações DYI, isto é um grande quebra-cabeças.

Sem stress. A gente está aqui para ajudar.

As folhas não estão com buracos, estão-se a desfazer como se fossem legumes demasiado cozidos, basta tocar nas folhas ou aspirar com a mangueira que elas desfazem-se.

Não tem nada a ver com caracóis pois não os tenho, os meus botias conseguiram limpar o aquário e quanto ao co2 também acho que é de descartar, pois na semana passada como não ia estar e casa, como é meu habito enchi o aquário até ao topo para compensar a evaporação, resultado, a entrada de agua que provoca a turbulência na linha de agua ficou muito abaixo não criando qualquer agitação, segundo a minha filha, os peixes passavam o tempo à procura de oxigénio, só passado algum tempo de se acender a luz é que iam descendo.

ok, se não é co2 já está descartado o principal responsável dos problemas na grande maioria dos casos. Ainda assim, usas um drop-checker? Caso não tenhas devias ter um. São relativamente baratinhos ou até podes fazer um. A ciência por trás dos drop-checkers é básica.

Quanto às fertilizações, de facto não estou a meter fosfatos, (era para meter?) isto é mesmo ignorância na matéria.

Sem dúvida. Num aquário high-tech fosfatos são essenciais. Faz parte dos macronutrientes que são:

N - azoto ou nitrogénio (normalmente administrado via nitratos, mas também nitritos ou amónia).

P - fósforo (normalmente administrado via fosfatos)

K - potássio (normalmente administrado pela a introdução dos anteriores ou por sulfato de potássio)

C - carbono (normalmente administrado via injecção de CO2 ou gluteraldeído (easycarbo, excel)).

Estes mais o hidrogénio e o oxigénio (que felizmente não é necessário administrar) são a base de todos os seres vivos.

Depois existem os micros que são necessários mas em quantidades muitíssimos inferiores.

Quanto aos sais o que necessitas mesmo são apenas 2-3:

KNO3 - nitrato de potássio (dá-te potássio e Nitratos)

KH2PO4 - fosfato de potássio... (dá-te potássio e fosfato).

Estes são os principais e dão-te o NPK.

o MgSO4 pode ser importante pois a água da torneira é normalmente rica em Cálcio mas falta-lhe o Magnésio que é um elemento digamos semi-macro. Contudo não é vital, pois normalmente está presente em pequenas quantidades na água da torneira.

O estimative index é baseado nas plantas com as maiores taxas de crescimento expostas às melhores condições possíveis. Com base nestes dados calcularam-se os valores máximos de absorção dos vários nutrientes e é a partir daqui que se fazem as contas. É portanto um método no qual se doseia ligeiramente por excesso para que nunca haja carência de qualquer nutriente.

O estudo acima demonstrou que são consumidos:

Nitrato (NO3) - 20 ppm (ou mg/l) por semana

Potássio (K) - 30 ppm por semana

Fosfato (PO4) 3 ppm por semana

Magnésio (Mg) - 10 ppm por semana

Ferro (Fe) 0.5 ppm por semana

Para não estar a meter tudo de uma vez só, optou-se por partir a coisa em 3x por semana. Basta para isso dividir os valores acima por 3. Os micro e os macro são normalmente administrados em dias diferentes para evitar reacções químicas entre uns e outros.

Basicamente basta então brincar com as concentrações de modo a teres um valor perto dos de referência. Na maioria dos casos nem tens que lá chegar e podes ir reduzindo até veres efeitos negativos. Isto dando sempre tempo pois os efeitos demoram sempre 3-4 semana até serem perceptíveis.

Com base nestes valores é só brincar com as calculadoras (por exemplo a que eu te indiquei no site) e definir uma metodologia que mais se adapte ao teu estilo de vida. a ideia do método é mesmo essa. Simplificar para não ter que andar sempre a medir a ver se falta aquele ou outro.

As contas que eu te indiquei fazem que para esse aquário a solução de nutrientes dê mais ou menos para 16 doses, mais ou menos 5 semanas. Obvio que podes fazer mais concentrado reduzindo a quantidade a administrar em cada dose (e.g. 30 ml). Tens é que ter cuidado pois cada um dos nutrientes tem um valor máximo de dissolução. Não o podes exceder como é óbvio.

Em alternativa, podes usar os pós directamente no aqua. No site indicado também tem lá os valores de referência. Não penses na coisa à grama. Usas uma colher qualquer e logo vez. Se vês que falta, metes mais um pouco, se vês que está ok ou manténs ou reduzes e vês se tem algum impacto negativo.

 

Os nitratos que estou a por são poucos, mas então como se explica que tenho sempre os nitratos acima dos 50mg/L chegando às vezes aos 75mg/L.

 

 

há muitas explicações. Podem vir da água que usas. Pode ser da comida dos peixes ou mesmo das excreções destes. Ou também pode ser erro dos testes (que na sua maioria não são muito fiáveis). Se usas água da rede, tenta ir buscar a análise (na junta de freguesia ou nos serviços municipalizados) e vê se têm realmente muitos nitratos. Se se confirmar, então não precisas realmente de nitratos e deves substituir o KNO3 pelo K2SO4 (que estás a utilizar) para manteres os níveis de potássio.

 

Espero que ajude mais um pouco,

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha primeira experiência com fertilização com sais, está a revelar-se um grande desastre. Já tenho mais uma baixa e não sei o que fazer.

 

IMG_2630.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho limnophila e nunca vi a minha assim, nem nos piores momentos, tenho vários aquários onde não faço fertilizações e nem nesses aparece assim.

parece mais que alguem anda a comer a planta nas pontas.

sugiro um reforço do sulfato de potássio, para pelo menos o dobro, as pontas parecem estar brancas; certo?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor,

 

revê tudo escrupulosamente a ver se te salta alguma coisa à vista:

 

Luz, CO2, nutrientes, circulação, amónia, filtro, etc...

 

a baixa é dos peixes certo? Nos discus? Arranja um drop-checker e vê CO2. Testa amónia. vê matérias filtrantes estão sujas. Aumenta circulação e faz TPAs.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem à noite mudei cerca de 30% da agua e adicionei o Sulfato de potássio que era o que cá tinha, hoje tentei arranjar o fosfato de potássio mas não consegui.

 

Nenhum peixe anda a comer a limnophila, ela está a desfazer tal como Ludwigia Repens.

 

Quando eu digo uma baixa, não me estou a referir a peixes, graças a Deus os meus discus bem como os restantes peixes estão todos bem :) estava referir-me a mais uma planta a dar o berro.

 

No fim de semana fiz testes, e estava tudo bem, excepto os nitratos que estavam acima dos 50 e limpei um dos filtros que nem estava muito sujo.

 

O problema do co2 já está resolvido, foi só baixar um pouco o nível da agua e os peixes já não andam à tona em busca de oxigénio.

 

Eu estou a ver é que estão aqui muitas horas de trabalho a ir por agua abaixo.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vitor,

 

baixas de plantas sempre são melhores que de peixes... especialmente se estas forem de discus...

 

ok. tendo em conta que tens nitratos e potássio com fartura, só falta mesmo o fosfato. Até o arranjares não podemos tirar grandes conclusões. A outra opção seria o CO2 mas tu já disseste que está bem. Eu até te arranjava um pouco mas daqui dos Açores até ao Seixal ainda vai demorar uma semanita. Realmente o KH2PO4 é por vezes difícil de encontrar e infelizmente a maioria das nossas lojas de aquariofilia não vendem estes pós. Ninguém aí zona incluindo Lx tem que possa arranjar/adiantar? Se for mesmo preciso em mando-te uma dose mas ainda demora 1 semana.

 

Sai mais caro devido aos portes mas juntei-me a mais uma pessoa e encomendei tudo daqui: http://www.plantedtanks.co.uk/ei-starter-kit-3947-p.asp

 

A minha metade dá para 10 anos ;) claro que o meu aqua são só 10 l.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos, agradeço toda a ajuda que me tem dado, mas já tive a minha dose de stress com o aquário, é suposto que este hobbie sirva para aliviar do stress que trago do trabalho mas ultimamente isso não está a acontecer.

 

Assim, acabaram-se as fertilizações com os pós, foi uma muito má experiência, vou voltar aos fertilizantes comerciais, com uma pequena diferença, pelo que percebi no meio disto tudo, um aditivo de KCL por ser um elemento necessário em maiores concentrações deve-se adicionar um suplemento, vou fazê-lo sempre que fertilizo.

 

De referir que tenho feito TPA's diárias por volta dos 20% e tenho notado melhorias nas plantas.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pós ou fertilizantes de marca não interessa desde que dês às plantas o que elas necessitam. Aliás, as marcas usam os pós para fazer os seus fertilizantes.

 

Se para ti é mais fácil ou te dás melhor com os de marca não tenho nada contra. Eles funcionam igualmente bem. Mete umas fotos para a gente ver as melhorias.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para mim é realmente muito mais fácil, sempre utilizei fertilizantes de marca e nunca tive tantos problemas como estou a ter actualmente.

 

As plantas que estavam a revelar-se mais problemáticas, eram as Ludwigia Repens e as limnophilas que se estavam a desfazer, parei de fertilizar e apenas com algumas mudas de agua e já se notam algumas melhorias.

Anda não estou a fertilizar porque ainda não chegou a encomenda que fiz.

 

IMG_2632.JPG

 

IMG_2633.JPG

 

Agora tenho que pensar numa planta para substituir a sagitária, pois não há volta a dar, a luz que tenho (220w) não consegue atravessar a coluna de agua (70cm).

Nas seguintes fotos consegue ver-se o que uma nesga de sol que lhes roça pela manhã, em parte do aquário consegue fazer toda a diferença.

 

parte que bate o sol:

IMG_2634.JPG

 

parte que não leva com o sol:

IMG_2635.JPG

 

Pequeno pormenor de tratamento de uma peteca que me anda aqui a chatear outra vez

IMG_2636.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Amigo, essas algas que apareceram nas anubias até é +/- normal aparecerem.

Tb são de fáceis de irradicar, Colocar o Flourish excel da Seachem numa seringa e aplicar nas folhas afetadas, Verá que ao fim de algumas aplicações desaparecem.

Além do mais este produto é carbono órganico ou seja além de lhe resolver este problema é bom para as plantas, estas absorvem mais fácilmente este tipo de carbono.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha lido relatos sobre o Flourish excel da Seachem em relação a este tipo de algas, por sinal é um dos produtos que encomendei, por agora estou a resolver o problema com agua oxigenada que também dá resultado, mas se o Flourish excel resolver o problema, tanto melhor, pois junta-se o útil ao agradável.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto o excel resolve alguns problemas de algas nomeadamente as BBA como na imagem.

 

Quanto às plantas absorverem este tipo de carbono mais facilmente já não sei. carbono é carbono venha ele do co2 ou do gluteraldeído.

 

Já agora, convém não mexer ou cheirar o excel. É tóxico.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

As algas foram-se, o Flourish Excel faz milagres :)

 

As Ludwigia Repens é que ficaram um bocado lixadas, tive que cortar tudo e replantar os rebentos novos, vamos lá ver se voltam a crescer.

Quanto à Sagitária, apenas cresce no lado direito do aquário, mas não sei por quanto mais tempo, pois já não bate lá o sol.

Já ando com vontade de dar umas tesouradas, mas tenho receio que desequilibre isto tudo novamente.

 

IMG_2641.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quando meti a Sagitária à frente, a ideia era fazer uma especie de tapete um pouco mais alto do que é habito se ver, porem esta cresceu de uma forma que eu não estava nada à espera, neste momento está com mais de 50cm de altura. Se soubesse que tal ia acontecer, tinha plantado na traseira, parecem valisnérias.

 

Agora pergunto, posso dar umas tesouradas de modo a que fique com 10cm? Não morre? Alguem já aparou a Sagitária?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.