Leleupi com a espinha torta


PedroM

Recommended Posts

Saudações,

 

tenho 3 Leleupis num aqua com mais moradores de tanganika. Os primeiros 2 leleupis sempre tiveram pouca cor... mas desde há uns tempos para cá, que não se interessam muito pelo comer, pensei que sería por uma questão territorial... fiz umas alterações na decoração do aqua e como andavam "pegados" com um Julidochromis pensei que teria a ver com isso.

Hoje vejo que um deles parece ter a espinha torta e não consegue nadar normalmente. tem a espinha "em s" e só consegue virar-se para um lado! exteriormente não vejo sinal de qualquer problema nas barbatanas. o que será isto? o outro leleupi continua a não olhar muito para o comer, o terceiro corre para o comer. Os outros moradores estão todos bem:

caracteristicas do aqua:

tanganika

rochas reefKeramik

PH 8.6

GH 20

temp. 27

Amonia 0

 

Que se passa... isolei agora os 2 peixes.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui,

 

curiosamente o peixe não me parece muito magro. ligeiramente no ventre mas nada de especial.

Sinais exteriores de feridas, worms, etc... não vejo nada.

O que me faz mais confusão é que como ele só roda para um dos lados, como sinal que tivesse sem uma barbatana, ou que ela não funcionasse... mas parece-me boa!

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repara que o problema são os musculos que fazem mover a barbatana . Quando há destruição muscular não há acção . Também poderá haver lesão neurologica que embora os musculos estejam bem não há mensagem na junção neuromuscular . E neste caso pode ser isso porque provavelmente existe lesão na coluna onde saem as raizes nervosas .

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se este fim-de-semana tiro umas fotos aos peixes.

 

Relativamente ao Leleupi que se encontra com a "espinha em S" ele está numa maternidade para não ter contacto com os outro peixes (bem sei que está na mesma água, mas!) ele até tenta comer quando eu ponho comida. O outro Leleupi é que não tem vontade de comer.... já não sei bem o que fazer. Tenho receio de não os sacrificar e isso provocar depois a morte deles e dos restantes habitantes.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente do último post para cá um dos peixes, curiosamente, aquele que parecia estar a sofrer menos, piorou bastante... o peixe parece mesmo estar a morrer.

 

As 2 fotos aqui são dos dois leleupis que estão com "espinha torta". Um deles está já a ficar com a barbatanas destruídas.

 

Pic_3864_1.jpg

 

a espinha dele está mesmo assim... e é dificil senão impossível ele conseguir virar-se

 

 

Quanto a este, devo dizer que o ponto vermelho que aparece é um resto de comida que estava na maternidade de onde os tenho. Este peixe à pouco parecia ter uma especia de pequena minhoca nas gelras. Tirei com a ajuda de uma pinça mas não me parece minhoca.

 

Pic_3864_2.jpg

 

 

Que me dizem? acho que pelo menos o 2º deverá estar a morrer, mas, existirá cura? será mesmo tuberculose? se sim que faço aos outros peixes que ainda não têm nada? e as causas?

Obrigado[/img]

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um deles está já a ficar com a barbatanas destruídas

Deve ser um ataque por parte de bactérias. Acho que não os devias ter na maternidade. Além de stressares os peixes devido à falta de espaço a água na maternidade movimenta-se muito pouco. Talvez seja por isso que esse esteja com as barbatanas destruídas.

 

Sem opiniões para a causa/resolução desses problemas acho apenas que o melhor seria separares os peixes para evitares contagiar os outros.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos peixes, aquele que na foto está deitado acabou por morrer hoje durante a noite. Além das barbatanas destruídas ele tinha a "pele" como que queimada... tipo, quase branco em várias partes.

Ontém ainda durante a tarde, comecei a por Sterazin mas não sei se adiantará muito.

Parece que qualquer coisa (doença ou não), lhes bloqueia os movimentos da parte de trás do peixe... e começa assim.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais