xlifes Publicado Janeiro 30, 2005 Publicado Janeiro 30, 2005 Oi Tenho um Botio Lohachata que ficou com a boca maior (tem a abertura mais alargada) e avermelhada. Está com a respiração muito acelarada e de vez em quando treme o corpo de forma pouco normal. Há alguns dias morreu-me uma corydora com a cauda "ratada" e com manchas vermelhas; tinha também a respiração muito acelarada Será que a causa é a mesma?? Na altura alguém me disse que poderia ser um fungo! Estou a pensar aplicar um anti-fungos a todo o aqua... o que é que me aconselham? Posso fazer isso sem prejudicar os restantes peixes? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Janeiro 30, 2005 Publicado: Janeiro 30, 2005 Fungos não... Parece mais um ataque bacteriano. Tenta utilizar Bactopur Direct. Convém ser este pois actua mais rapidamente. Devias era separar o peixe para outro aquário ou recipiente. Quanto ao comunitário dá uma vista de olhos nas massas dos filtros, areão e faz TPA's com mais frequência durante uns dias. O aparecimento das bactérias pode estar associado à má qualidade da água. Cumprimentos, Nuno
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 30, 2005 Publicado: Janeiro 30, 2005 Viva Luísa Poderá ser um problema bacteriano. Aspira o fundo, limpa os filtros mecânicos e faz uma TPA de 40 %. Se persistir trata com Bactopur direct ou Kanaplex. Cump. Rui
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Bem Nuno Ao mesmo tempo e praticamente igual a resposta. Cump. Rui
xlifes Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 Oi! Obrigado aos dois pela resposta tão rápida e clara! Só uma questão, quanto ás massas filtrantes devo substitui-las mesmo ao basta lava-las? Estava a pensar lavar as ceramicas com água do aquário mas depois ocorreu-me que se o problema for alguma bacteria na água o agente contaminante pode continuar alojado né? A lã costumo lavar e só subtituo-o quando está mesmo muito suja, mas a esponja e as ceramicas nunca lavei nem substitui! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 As ceramicas são o teu filtro biologico e portanto o maior tesouro do teu aquário . Lava-as apenas com água do aquário . As bactérias estão sempre presentes , não as consegues erradicar . O problema é que quando a qualidade de água baixa ,por acumulação de matéria organica ,no fundo do aquário ou nas massas filtrantes, com o consequente aumento do consumo de O2, que passa a ficar menos concentrado na água , as bacterias começam a multiplicar-se descontroladamente e invadem os tecidos dos peixes . Se usares antibiotico tens 2 opções : - a ideal é colocares as cerãmicas num balde á parte com água de aquário e uma pedra difusora e alguns flocos durante os 3 ou 5 dias que usas o antibiotico, deixando só lã de vidro no aquário e fazendo TPA's . - se o filtro for muito maduro aguenta 3 dias de tratamento com bactopur , morrendo apenas parte das bacterias ; depois deves fazer Tpa e testes de amonia e nitritos par ver se o filtro biologico se aguentou o suficiente par a carga biologica que tens no aquário . Cump. Rui
nunomiguel Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Ao mesmo tempo e praticamente igual a resposta. :D Bem, o Rui já disse tudo... A lã costumo lavar e só subtituo-o quando está mesmo muito suja, mas a esponja e as ceramicas nunca lavei nem substitui! Se a esponja estiver suja convém lavares. A cerâmica é que convém "estar intacta". Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 Olá outra vez! Não consegui encontrar o Bactopur Direct! Só encontrei da marca JBL: JBL Ektol Fluid ("Rapid treatment of bacterial infections such as mouth and fin rot. Successfully prevents bacterial secondary infections") JBL Furanol ("The effective ingredient, Nifurpirinol, works faster and more powerfully than classical antibiotics. Is absorbed by affected organs within a few hours and kills bacteria faster than other medications. Heals open ulcers, protruding eyes and dropsy in the early stages. Does not contain copper! Not to be used with inverte brates nevertheless. JBL Furanol: is a high-potency preparation which effectively combats most gram-positive and gram-negative bacteria such as Aeromonas, Corynebacterium, Columnaris, Streptococci and many others with the exception of fish tuberculosis. JBL Furanol is well-tolerated and is easily taken in through the gills. After only a few minutes, effective therapeutic concentrations can be detected in all organs. JBL Furanol is not harmful to aquarium plants. Ambos dizem que tratam bacterias exteriores e interiores! Qual destes me aconselham? Obrigado! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Tenta o Furanol. O proncípio activo desse é o mesmo que o do Bactopur Direct (Nifurpirinol). Se puderes separa os peixes afectados. As trocas de água também ajudam no combate às bactérias. Podes fazer trocas de água diárias e repor novamente medicamento. Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Fevereiro 2, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2005 Olá! Infelizmente o meu botia morreu! Mas entretanto tenho outro que está a apresentar também os mesmos sintomas! Respiração acelarada e tem os bigodes moles... Não percebo porque é que isto esta a atacar os botias assim! na altura fiz TPA de 50% da água, aspirei o solo e lavei os filtros... Já comprei o Furanol (foi o unico que consegui encontrar) e o que queria saber era o seguinte: não tenho nenhum aquário onde possa por o peixe afectado! Seria viável polo num saco de plástico, mergulhado dentro do aqua (como fazemos quando estamos a acondicionar peixes novos) e administrar o medicamento ai? Iria obviamente trocando a água do saco que também ficaria aberto para a entrada de ar... Sei que não parece uma grande opção mas não estou a ver outra! (lembrei me de um taparware mas ai seria mais dificil manter a temperatura da água porque o plástico é mais espesso...) A outra opção é administrar o medicamento a todo o aquário o que até teria a vantagem de prevenir outros peixes de ficarem doentes... o meu receio é que possa funcionar ao contrário e prejudicar os saudáveis! Se puderem aconselhar agradeço! Obrigado! P.s. entratanto ocorreu-me uma coisa... no outro dia deixei de ver um neon que tinha e que estava doente... procurei mas não o encontrei em nenhum lado... será que é possivel eles terem-no comido e ser essa a causa da doença?? Foi uma coisa que me ocorreu agora mesmo.... Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Fevereiro 2, 2005 Publicado: Fevereiro 2, 2005 Olá, Não percebo porque é que isto esta a atacar os botias assim! Os bótias são peixes que considero sensíveis no que toca a estas situações (ataques bacterianos). Além disso existem bactérias que se propagam muito rapidamente. na altura fiz TPA de 50% da água, aspirei o solo e lavei os filtros... Por vezes é necessário mais que uma TPA. Vai fazendo diárias de menos quantidade. A outra opção é administrar o medicamento a todo o aquário o que até teria a vantagem de prevenir outros peixes de ficarem doentes... o meu receio é que possa funcionar ao contrário e prejudicar os saudáveis! O Rui já tinha sugerido isso. Tens é de ir controlando os níveis de amônia e nitritos que certamente vão subir. procurei mas não o encontrei em nenhum lado... será que é possivel eles terem-no comido e ser essa a causa da doença?? Penso que não existe uma ligação directa entre esses factos. Não é aconselhável deixar os peixes mortos no aquário. Na minha opinião o problema não é o eles serem comidos mas sim o facto de ficarem a "apodrecer" e estragar a água. Acho que devias fazer tratamento a tudo. Assim tens a certeza que matas a bactéria que existe no aquário. Não esquecer as trocas de água. Se forem diárias melhor. Repõe sempre medicamento após as trocas de água. Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Fevereiro 2, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2005 Ok Nuno, muito obrigado! É óptimo podermos contar com conselhos e ajuda dados sempre tão prontamente e de forma tão clara! São uma mais valia para o fórum! Vou fazer como me aconselharam e espero que não hajam mais baixas! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
xlifes Publicado: Fevereiro 5, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2005 Oi Infelizmente o tratamento com o Furanol parece não estar a resultar... o meu bótia continua com a respiração muito acelarada e cada vez mais imóvel... para piorar agora juntou se lhe um ramirezi com os mesmos sintomas... O último dia de tratamento seria hoje... A minha questão é: devo renova-lo ou não? Nas instruções do Furanol diz que para peixes muito afectados se deve dissolver um comprimido para cada litro de água e mergulha-los nesse preparado (fora do aqua) durante 30 minutos... Acham que vale a pena? Infelizmente já não tenho muitas esperanças que estes dois se safem... Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Fevereiro 6, 2005 Publicado: Fevereiro 6, 2005 A minha questão é: devo renova-lo ou não? Sim. Nas instruções do Furanol diz que para peixes muito afectados se deve dissolver um comprimido para cada litro de água e mergulha-los nesse preparado (fora do aqua) durante 30 minutos... Acham que vale a pena? Um banho não chegaria (penso eu). Podes ter de repetir mais que uma vez esse banho. Tens feito mudanças de água? E aplicado sempre medicamento? Sempre os separaste ou aplicaste tratamento no comunitário? Que sintomas apresentam agora? Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Fevereiro 6, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2005 Oi! Sim, fiz o tratamento num dia, fiz uma tpa no segundo e voltei a aplicar o tratamento, ficou mais um dia e agora seria o ultimo dia! Apliquei o remédio no comunitário visto não ter onde os separar e como forma de prevençao para outros peixes não ficarem também infectados... Entretanto o ramirezi morreu... O Botia ainda apresenta o mesmo sintoma: respiração super acelarada! De resto não lhe destingo mais nenhum sinal estranho r feizmente mais nenhum peixe parece estar mal! Vou repetir o tratamento mas tenho algum receio de deixar as massas filtrantes fora do aqua muito mais tempo... Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Fevereiro 7, 2005 Publicado: Fevereiro 7, 2005 O Botia ainda apresenta o mesmo sintoma: respiração super acelarada! De resto não lhe destingo mais nenhum sinal estranho r feizmente mais nenhum peixe parece estar mal! Olha que isto por si só não quer dizer nada. Acho que podes fazer o último dia de tratamento mas depois mantém apenas uma atenção redobrada. Coloca tudo no filtro novamente. Vai fazendo apenas trocas de água e tenta manter o filtro e areão limpos. Verifica se não tens a temperatura muito alta. O oxigénio no fundo do aquário é mais escasso. Se a temperatura estiver muito alta menos oxigénio vais ter. Sendo assim essa "respiração rápida" não seria um sinal de doença (até podia ser considerada normal). Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Fevereiro 7, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2005 Ok Nuno, Obrigado! Só mais uma questão... Nas instruções do Furanol diz para usar carvão depois do tratamento. Durante quantos dias o devo fazer? Ponho as ceramicas e o carvão ao mesmo tempo ou só depois de ter usado o carvão é que recoloco as ceramicas? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Fevereiro 8, 2005 Publicado: Fevereiro 8, 2005 Nas instruções do Furanol diz para usar carvão depois do tratamento. Durante quantos dias o devo fazer? Não tens um número de dias certo. Depende... Se fizeres mais TPA's removes o medicamento mais rapidamente. Antes de meteres o carvão faz uma troca de água. Depois mete cerâmicas e o carvão. Quando limpares o filtro retiras o mesmo. O medicamento que deve restar na água não deve prejudicar muito o filtro. Controla é os nitritos e a amônia nos próximos dias para ver se as bactérias do filtro se aguentaram. Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts