Sabuguense Publicado Maio 19, 2011 Publicado Maio 19, 2011 (editado) Boa, pretendo adquerir um aqua maior para transferir toda a fauna e flora do meu sobrelotado aqua de 60lts, ficando este vazio pretendo recostruir como puro biotipo amazónico. Ponto acente é um casal de ramirezis. A minha 1ª experiençia com ramirezi correu bastante mal começando por um "garantido" casal de dois machos em que um deles com o ficou fragilizado e eu acabei com ele numa tpa ao quebrar a temperatura em 3ºC em menos de um minuto e o outro foi-se passada uma semana pois a agua da rede estava a sair a 8Ph e as "fantasticas" "maravilhosas" tiras multiteste da TETRA ( leia-se TRETA )diziam 6.8Ph, infortunios á parte a culpa é toda minha e não há dia em que não pense que os condenei ao tirar daquela loja e coloca-los num aquario sem condições. Por todo isso quero fazer tudo em condições e não ter mais perdas desnecessaria na minha cosciencia planeando tudo com muita mas mesmo muita antecedencia. A primeira e principal duvida é se um aqua de 60lts é suficiente para um casal de ramirezis eu não quero saber dos centimetros/litro mas sim se o casal será feliz nesse volume tendo em conta que terá que partilhar esse espaço com uns 4 elementos de limpeza (ottos?). Um dos objecivos para além da manutenção dos especimes sera a reproduçao pergunto por favor a quem já a tenha praticado quais os parametros ideais para a mesma e se para além de meio coco é necessaria mais alguma atenção no lay-out. Quanto aos Ram´s eu gostava que fossem "eletric blue", há algum inconveniente nesta estripe? são mais frageis que os "german" ou são completamente desaconselhaveis? A equipa de limpeza, ancistus pessoalmente não gosto e acho que iriam papar ovos/alvins, corys gosto mas acho que talvez fossem pertubar a paz do casal e impedir a reprodução talvez os ottos fossem melhor opção mas seriam eficazes?que recomendam? quanto a plantas pensei tipo "Alternanthera reineckii" e "mattogrossense" para um jogo de cores e "Lilaeopsis brasiliensis" para um pouco de relvado, pra tal ponderei investir em >1Watt/litro com um up-grade de iluminação para 2x36W T5 L, será demasiado? pertubara o bem estar dos ram´s mesmo tendo em conta que sera agua-negra? Sendo muita luz posso curta-la utilizando flutuantes ,quais é que recomendam? e as sombras não iam afectar as outras plantas? Os ram´s não se dão bem em aquas novos e gostam de aguas velhas mas limpas, como poderia contornar esta situação ? se é que posso? se não como proceder? espero que compreendam a necessidade e importancia de tanta pergunta, e já que perderam tanto tempo a ler até aqui percam um pouco mais dado umas respostas de extrema utilidade, desde já agradeço siceramente a quem se disponda. Adicionalmente sugestões, reparos e sobretudo criticas costrutivas seram também bem vindas, cmprimentos Editado Maio 19, 2011 por Sabuguense
sammy Publicado: Maio 19, 2011 Publicado: Maio 19, 2011 (editado) Boas, lê este topico. Rams Para mim é um dos melhores topicos de ramirezis. Eu quando os reproduzi o ph estava em 5 e tal mas ja ouvi dizer que ja reproduziram a 7.5. Pelo que ouvi dizer quanto mais baixa é a dureza da agua mais ovos são fecundados. A questão do ph eu acho que é importante e como os ramirezis gostam de aquarios plantados aconselhava te a colocar ou akadama ou elos terra ou ada. Eu neste momento no meu aqua tenho akadama que é bem mais barata do que os outros areões e estabilizou-me o ph entre os 6 e 6.5 mais para os 6, e deixa te a agua "limpa". Podes ver como fica no meu topico dos pandurini. Senão podes recorrer á turfa para te baixar o ph mas vais ficar com a agua amarelada. Quanto aos electric blue nao te posso ajudar, só sei que são apuramentos geneticos. Espera por mais opiniões e criticas dos experts. Espero ter te ajudado Editado Maio 19, 2011 por sammy Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
Sabuguense Publicado: Maio 19, 2011 Autor Publicado: Maio 19, 2011 Boas Sammy, Por falta de tempo agora apenas dei uma vista de olhos por alto, mas parece-me mesmo um exelente topico que logo irei ler por completo e que possivelmente servirá de manual da reprodução. Quanto á questão dos parametros queria saber com a maior exactidão possivel pois os peixes fora dos seus parametros não vivem mas sim sobrevivem, dou o exemplo dos meus cardinais que neste momento estão num Ph de 7.2 e gh de 10 e que se eu não fizer nada rapidamente não passam dos dois anos devido a insuficiencias renais. A questão da ecónomia é de facto importante para mim, mas visto ser um produto asiatico não iria fugir a tematica do biotipo amazónico? Pois eu quero uma reprodução do meio o mais fiel possivel, quanto a agua amarela não é problema mas sim um objectivo quer por acção de troncos que por aplicação de folhas de amendoeira da india estas ultimas não só para escorecer a agua mas também para tirar partido a acção anti-fungica e anti-biotica. Na parte da reprodução já foste uma ajuda preciosa, obrigado. Agora ficam algumas questões por responder que ficam a aguardar esclarecimento, cumprimentos
sammy Publicado: Maio 19, 2011 Publicado: Maio 19, 2011 Boas com total exatidão não te posso dizer pois não aquele aparelho do ph digital. Dava me 5.5 quando media o ph por isso devia andar á volta disso. Tenho o mesmo problema que tu pois a minha água da torneira é a volta dos 7.5 ou até mais. Quanto menor a dureza maior ovos são fecundados e a turfa senão me engano baixa a dureza e consequentemente o ph. Na altura tinha um filtro biobox e pus bastante turfa (quase metade do saco), tinha dois troncos mas nao tinha folhas. Só mais tarde meti para os apistos mas eram de carvalho. Podes também colocar folhas de carvalho(existe um carvalho americano), são mais resistentes que as de amendoeira e neste caso ate mais fieis ao biotopo.Quanto ao areão se queres ser fiel existe um ada soil amazonia se bem que é mais caro que a akadama. O elos nao tenho a certeza se é americano. Outra questão é se o areão do biotopo dos ramirezis é areia. Tem cuidado para nao te venderem "gato por lebre" quanto aos ottos pois eu tive o problema que me venderam uns ottos que acabaram por ser sae e comiam me os alevins mal nasciam. Se queres tentar a reprodução acho que o melhor é mesmos só os ottos ou ainda melhor era tentares encontrar algum tipo de caracol amazonico que acho que nao comem os ovos e nao perturbam os peixes. Na minha opinião consegues manter um casal de ramirezis num aquario de 60 lt e com muita vegetação(se achas que o coco pode parecer mal colocas o virado para cima no meio da vegetação sem que se veja. vi isso num aquario daqui), troncos e folhas. Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
Sabuguense Publicado: Maio 20, 2011 Autor Publicado: Maio 20, 2011 boas , O aviso já vem tarde pois já cai na do "CAC por otto" e logo dois, o que achas desta montagem substrato fretil , akadama e por fim amazónico a fazer o acabamento para conter os custos? No subst. fertil é que queria mesmo por o melhor, com quero dizer aquele que vai fornecer nutrientes durante mais tempo e ai não me importo de gastar um pouco mais, que recomendas? esse subst. da Elos que falas acho que é estremamente caro um saco de 5lts é mais caro que um de 9lts da ADA, gostei tambem bastante deste ( http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=957&pageNum_AquarioRS=0&idcat=99&cat=&subcat=&menu=104 ), porque fizeste-me pesquisar a questão das areias e as opiniões mais unanimes recaiam sobre areia amarelada, e sendo assim este seria o que se aproximava mais do biotipo, mas não fala da accão sobre o Ph, qual é a tua opinião á cerca dele? a amendoeira da india existe por todo Brazil apesar de não ser nativa e talvez o carvalho americano seja muito dificil de arranjar,não?de qualquer das formas sempre posso esconder no filtro, entre tanto consegui dar uma vista de olhos no teu aqua, está curtido muito simples e os teus peixitos são muito fixes sobretudo o macho que tem umas cores bem interessantes sempre ouvi dizer que camarões e ciclidios não é boa ideia não tiveste problemas ou por serem anões não há problema? Vi tambem a tua akadama e das duas uma ,ou é da foto de telemovel ou é mesmo de um tom amarelado, o que é estranho pois toda a akadama que vi até hoje é castanho avermelhado ou vermelho acastanhado, como preferires, ve se arranjas um tempinho e sacas aquela trave para pores uma geral do aqua cumprimentos
sammy Publicado: Maio 20, 2011 Publicado: Maio 20, 2011 Em relação aos CAC aconselho te a tirar pois eles comem mesmo os alevins quando a luz apaga. Eu fiz a experiencia de apagar a luz durante uns 5 minutos e quando liguei estavam eles em cima dos alevins a comerem tranquilamente. Não tenho muita experiencia de areao fertil portanto nao te posso ajudar mas acho que dá, nao tenho a certeza. espera por outras opiniões ou entao vai dando uma vista de olhos noutros aquarios ou ate naquele link que te mostrei. Em relação ao areão(ada, akadama, ellos terra) todos os que te disse baixam o ph. Tenho um amigo que tem os outros dois e baixa bastante. Quanto mais areão metes mais te baixa. Esse nunca tinha visto mas ou podes esperar por alguma opinião de alguem daqui ou entao podes mandar um mail para a aquaeden ou para outra loja a perguntar se baixa ou não o ph. A areia nao te aconselho muito porque para alem de nao te baixar o ph e como tu queres muitas plantas esse areao nao é o mais indicado pois acho nao deixa as raizes respirar nem crescer correctamente. Não sabia que existia por todo o brasil mas utiliza. Em relação ao carvalho americano pergunta ao membro spaar porque lembro me que num topico dele falou disso mas podes utilizar qualquer folha de carvalho que faz o mesmo efeito. Obrigado. Em relação aos camarões é verdade que os comem mas pela minha experiencia so os mais pequenos e nao sao todos porque alguns sempre escapam. Existem camarões maiores que red que são capazes de se dar com os apistos inclusive nao tenho a certeza mas é capaz de existir algum americano. È mesmo da foto. aquilo reflete a luz quando tiro a foto. A akadama que tenho é castanha. Cumprimentos Tanganyika 54l Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes Nano Red Cherry 20l (Desativo) Samuel Marcos
Claudio Pinho Publicado: Agosto 27, 2011 Publicado: Agosto 27, 2011 (editado) boas, antes de mais felicito-te pelo bom gosto, (ramirezis) eu nao li com muita atençao nem todas as respostas pois parece um dialogo e nao me quero tar a meter, venho apenas dizer que qualquer duvida que ainda nao tenhas esclarecida podes expor aqui que quando puder passo ca para ajudar no que puder, tenho um aquario de80L plantado com 4 otos 3 corys e 2 ramirezis, 1 casal que ja me deu duas posturas!! se eu puder ajudar nao hesites em questionar, se quizeres podes tambem mandar pm, cumps EDIT: em 60L podes colocar sem problema 4 otos, e ai uns 2 ou 3 corys para ajudar no fundo, nao perturbam nada os rams, e nao precisas de nenhum coco, eu no meu nao tenho coco nem grutas nem nada, obvi oque tenho alguns "esconderijos, mas eles colocaram sempre os ovos, a vista, em cima de um tronco. se qizeres memso apostar num local de desova fornece-lhes uma pedra lisinha tipo esplamada e coloca num local nao muito proximo do vidro da frente, quanto a luz, podes ter 1w/l nao tem problema, desde que tenho um aquario razoavelmente plantado se eles tiverem incomodados eles procuram abrigo, quanto a plantas, fica a teu criterio, eu no meu por ex tenho assim de repende e sem muitos nomes cientificos higrofilas, rotalas, echinodorus tenellus, staurogyne, musgo(é importante para os alevins e ate fica bem em alguns locais), cryptocorines, anubias, e lotus, assim de repente tou me a lembrar disso, qql coisa dispoe. Editado Agosto 27, 2011 por Claudio Pinho os meus 2 aquarios, plantados. 120L com ramirezis 80L com especie a decidir brevemente devido a remodelaçao. http://www.aquariofi...howtopic=183821
Recommended Posts