Projecto Aquáriio para Reef


Recommended Posts

Boas a Todos...

Depois de vários projectos que realizei na Água Doce.

 

Venho finalmente avançar para a minha grande paixão...

Os Reefs e claro os seus belos peixes e invertebrados.

 

Depois ter andado aqui a estudar qual seria a melhor "formatação" do aquário para colocar na sala, cheguei ás seguintes dimensões.

 

Aquário:

 

120cm(Comprimento)x45cm(Largura)x60cm(Altura) = 324L Área Total

Este aquário á partida vai ter fundo preto no vidro (através de vinil), coluna seca num dos lados, com retorno pela mesma, vidro extra-claro á frente e laterais (em principio).

 

Móvel:

 

120cm(Comprimento)x45cm(Largura)x70cm(Altura), vai ser feito em alumínio, com vários reforços e depois coberturas em toda a volta.

Ainda não me decidi se irei meter integrado no móvel duas traves em "L" para depois colocar a calha suspensa, se compro o suporte de suspensão que se fixa nas laterais do vidro.

Gostava de saber algumas opiniões.

 

Sump:

Gostava de ter algumas ideias em relação á SUMP, á partida deverá ter um compartimento separado para a reposição "on the fly" de água com uma bomba e um nível.

 

Já pedi orçamentos para estes produtos, no entanto gostava de saber algumas opiniões sobre as dimensões do aquário e sobre que tipo de móvel a fazer...

Visto que não percebo nada de desenho em 3d, se alguém me pudesse fazer uma representação virtual deste aquário e o móvel ficaria agradecido.

 

Para calha de iluminação e visto que não tenho também muito dinheiro (ando a poupar para o que acima indiquei), estive a ver no ebay e á partida será 1 destas 2 calhas que abaixo indico:

 

Calha 1:

 

- http://cgi.ebay.co.uk/T5-Aquarium-Lighting-Fish-Tank-Light-4-x-54w-120cm-NEW-/310230873772?_trksid=p5197.m7&_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D5%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D2249741199560403

 

357053688_o.jpg

(Mais fotos dentro do link)

 

Features

 

In-built reflectors, to maximise the light output

High quality Aluminium cover

Adjustable mounting brackets

Brackets can be moved across the light to fit smaller tanks

Perspex cover slides over bulbs to protect light from water spray

Available in Black or Silver

Available with two power cables

 

Specification

 

T5 Aquarium Fish Tank Overhead Light 120cm

 

Measurements: 120 X 24 X 6 cm (Maximum Length 123 with brackets attached)

High quality electronic German made ballast x 2 (2 bulbs per ballast)

Power: 216W (4X54W tubes)

Tube: 2 x 10k White - 2 x Marine Blue (request tropical set up by messaging us)

Voltage: 220-240v

Comply with: CE

12 Months Warranty

 

Preço: £149.99

 

 

Calha 2:

 

- http://cgi.ebay.co.uk/T5-Lighting-Aquarium-Fish-Tank-Light-6-x-54w-120cm-/400112358558?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&var=&hash=item9bff26fafd

 

360356658_o.jpg

(Mais fotos dentro do link)

 

Features

 

All units come complete with required bulbs.

Two power cables as standard for setting timers on your blue and white tubes.

Every unit also comes complete with a perspex cover to protect the light and bulbs from water spray.

Open top allows plant growth beyond the water surface

Multiple lamp option for improved plant / coral growth

In-built reflectors, to maximise the light output

High quality Suspension System included.

Available in Black or Silver

 

Specification

 

Measurements: 1200 x 340 x 45 mm

Power: 324W (6 X 54W)

Tubes; 2 x Blue Marine Coral Bulbs, 4 x White marine 10000k Bulbs.

4 x 1w LED's

Voltage: 220-240v

Comply with: CE

12 Months Warranty

 

Preço: £249.99

 

Que me dizem destas calhas?

Estou a pensar também meter um Filtro UV na circulação da água (alguma recomendação?)

 

 

Para Escumador, estava a pensar em algo com uma boa relação preço/Qualidade, como um Bubble Magus (linha Nac) ou então 1 destes 2 escumadores que abaixo indico:

 

Escumador 1:

 

- http://cgi.ebay.co.uk/Aquarium-Fish-Tank-Sump-Cone-Protein-Skimmer-RDC-850-/180664925952?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item2a1077ff00

 

$%28KGrHqYOKigE3EQ6beOcBN%299yi0II!~~0_12.JPG

 

The RDC-850 is featured for its pump inside reaction chamber design, it is especially suitable for using in small footprint sump area.

 

Features

 

Latest cone shape reaction chamber

Removable skimmer body/bubble plate design

Extreme performance needle wheel impellers

Equipped with innovative dual venturi air intake unit

Smooth twist collection cup for easy cleaning / maintenance.

Made with top quality cast acrylic, which means these skimmers are ozone friendly.

Air intake silencer for each needle wheel pump included.

 

Specification

 

Model no. RDC-850

Skimmer type: Sump internal use

Pump: Devil SP3

Power ratings / Actual power: 13w

Max tank volume: 350/850L

Dimensions (diameter x height): 150 x 510 mm

Foot print: 240 x 170 mm

12 months warranty

 

Preço: £154.99

 

 

Escumador 2:

 

- http://cgi.ebay.co.uk/Aquarium-Fish-Tank-Sump-Cone-Protein-Skimmer-SDC-900-/400215003585?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item5d2eac51c1

 

$%28KGrHqV,!h0E2JiBZMBcBN%2999y025!~~0_12.JPG

 

Features

 

Latest cone shape reaction chamber

Removable skimmer body/bubble plate design

Extreme performance needle wheel impellers

Equipped with innovative dual venturi air intake unit

Smooth twist collection cup for easy cleaning / maintenance.

Made with top quality cast acrylic, which means these skimmers are ozone friendly.

Air intake silencer for each needle wheel pump included.

 

Specification

 

Model no. SDC-900

Skimmer type: Sump internal use

Pump: Devil SP3

Power ratings / Actual power: 13w

Max tank volume: 900L

Dimensions (diameter x height): 150 x 510 mm

Foot print:315 x 190 mm

12 months warranty

 

Preço: £139.99

 

 

Pelo que percebo, essencialmente a diferença entre ambos é que no primeiro a bomba está integrada no corpo, e no segundo está de lado.

 

Fico a aguardar os comentários dos mais sabedores desta matéria para orientarem nestes investimentos...

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Então ninguém comenta nada?

 

Estou a pensar complementar o projecto acima com este filtro UV:

 

 

UV Light Sterilizer Aquarium Clarifier Filter 24w

 

- http://cgi.ebay.co.uk/Pond-UV-Light-Sterilizer-Aquarium-Clarifier-Filter-24w-/400135956745?pt=UK_HomeGarden_Garden_PondsWaterFeatures_UK&hash=item5d29f62909

 

388350347_o.jpg

Mais imagens no link

 

Features

 

The UV Sterilizers centre lights up so you can tell easily that the UV is operational.

Provided are three stepped hosetails

A separate ground glass viewport is included so that you can use in place of one of the hosetails if you want to use the steriliser as a one-in, one-out version.

The UV light comes with wall mounting bracket already attached to the UV light complete with screws.

Easy clip release to change bulb or clean the quartz glass.

Suitable for marine and freshwater.

Thermal heat protector built in.

 

Specifications

 

Power 24W

Suitable for Aquarium Sizes up to 450 Litres

Suitable for Pond Sizes up to 16000 Litres

Through Flow sterilisation at 4500 L/H

Length of UV case 46 cm

UV Bulb included with the unit (1 x 24w)

Max Pressure(bar) 0.3 90 %

Power cable; 5m Length

Inlet and outlet adapter hosetails; 0.5", 0.75", 1", 1.25", 1.5

Voltage: 220-240V

12 Months Warranty

 

Preço: £59.99

 

Para bombas de circulação estive a ver e estou a pensar meter 2 destas:

 

2500L/H Marine Wave Maker Aquarium Fish Tank Powerhead

 

- http://cgi.ebay.co.uk/2500L-H-Marine-Wave-Maker-Aquarium-Fish-Tank-Powerhead-/310292206195?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item483edb5273

 

$%28KGrHqYOKm8E2eCw0vitBNo%299vm2jg~~0_12.JPG

 

This All Pond Solutions WM-2500 Wave maker / Powerhead has a 360 degree rotation and provides a randomized water current to simulate the conditions of the ocean.

 

Wavemakers also help eliminate "dead spots" in your aquarium. This is very important to the corals in your tank, as the waste that they produce during respiration needs to be carried away from the tissue and to your filtration system. Lack of water circulation can cause the coral to suffocate, while unidirectional current can cause the coral to become irritated and, thus to close up. Wave makers help to eliminate these problems and enhance the health and growth of your tank inhabitants.

 

Features

 

Suction Pads and magnets supplied for easy attatchment.

 

Specification

 

Power, 3w

Output, 2500 Liters an hour

(UK) 3 pin plug

Voltage, 220-240v

12 Months Warranty

 

Preço: £14.99

 

Em ambos os casos e nos casos acima indicados no outro tópico, já contactei a loja no Reino Unido, para saber a questão das fichas de electricidade, se vêm já com as compatíveis para PT, ou se mandam com adaptador.

 

Fico a aguardar por alguma opinião, ajuda, etc...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Alguém conhece algum do material que referi nos 2 tópicos acima?

 

É alguma coisa de jeito? Vale a pena arriscar e mandar vir material pelo Ebay?

 

Obrigado desde já.

 

Cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Sinceramente existem boas lojas em Portugal, com preços acessíveis e que dão assistência na hora...

 

Para quê mandar vir do ebay com diferenças de preços tão pequenos? E ainda por cima com material "Made in China" que te poderão a vir dar problemas.

 

É só a minha opinião...

 

Atenciosamente,

 

Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Sinceramente existem boas lojas em Portugal, com preços acessíveis e que dão assistência na hora...

 

Para quê mandar vir do ebay com diferenças de preços tão pequenos? E ainda por cima com material "Made in China" que te poderão a vir dar problemas.

 

É só a minha opinião...

 

Atenciosamente,

 

Pedro

 

Boas!

Também concordo com essa situação e alias até prefiro o produto nacional ao estrangeiro.

 

Quando falas em diferenças pequenas de preços, podes-me recomendar algum produto ou loja em questão?

Vi algumas, mas normalmente só têm produtos das marcas ditas "boas", como ATI, Deltec, etc, que são sempre muito mais caras...

 

podes-me dar a tua opinião?

 

Obrigado e um abraço,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Também concordo com essa situação e alias até prefiro o produto nacional ao estrangeiro.

 

Quando falas em diferenças pequenas de preços, podes-me recomendar algum produto ou loja em questão?

Vi algumas, mas normalmente só têm produtos das marcas ditas "boas", como ATI, Deltec, etc, que são sempre muito mais caras...

 

podes-me dar a tua opinião?

 

Obrigado e um abraço,

 

LPC

 

Já viste na Aquaeden? São calhas muito boas!

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste na Aquaeden? São calhas muito boas!

 

Pedro.

 

Boas!

Vou lá ver...

 

Uma coisa que não percebi... para um aqua de 120cm de largura, leva uma calha de 120 ou de 100cm ?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

 

Penso que o UV é algo desnecessário quando se tem confiança no local da compra dos peixes. Efectivamente ajuda no controlo dos parasitas e até pode ajudar em problemas com algas, mas... mata também tudo o que é bom... bactérias nitrificantes, etc...

 

Penso que era um instrumento a evitar... em todos os métodos de exportação de nutrientes, tais como: Zeovit, Biopellets e Prodibio; recomendam desligar os UV e tudo o que possa matar as bactérias.

 

Sempre podes poupar esse dinheirito e investir noutra área que seja mais importante.

 

Uma coisa que ainda não vi procurar foi bomba de retorno. Já tens?

 

Quanto à Sump... quanto maior, melhor. Tenta arranjar nos classificados um aquário velho. Geralmente eu divido da seguinte maneira. Um compartimento para o escumador, um para macro-algas e outra para retorno. Quanto ao tamanho das divisões depende do tamanho dos aparelhos...

 

Em relação ao vidro extra-claro, muito bonito e clean, mas um risquinho e parece logo um riscão... É um grande defeito desse tipo de vidro...

 

Atenciosamente,

 

Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

 

Penso que o UV é algo desnecessário quando se tem confiança no local da compra dos peixes. Efectivamente ajuda no controlo dos parasitas e até pode ajudar em problemas com algas, mas... mata também tudo o que é bom... bactérias nitrificantes, etc...

 

Penso que era um instrumento a evitar... em todos os métodos de exportação de nutrientes, tais como: Zeovit, Biopellets e Prodibio; recomendam desligar os UV e tudo o que possa matar as bactérias.

 

Sempre podes poupar esse dinheirito e investir noutra área que seja mais importante.

 

Uma coisa que ainda não vi procurar foi bomba de retorno. Já tens?

 

Quanto à Sump... quanto maior, melhor. Tenta arranjar nos classificados um aquário velho. Geralmente eu divido da seguinte maneira. Um compartimento para o escumador, um para macro-algas e outra para retorno. Quanto ao tamanho das divisões depende do tamanho dos aparelhos...

 

Em relação ao vidro extra-claro, muito bonito e clean, mas um risquinho e parece logo um riscão... É um grande defeito desse tipo de vidro...

 

Atenciosamente,

 

Pedro

 

Boas!

Eu tenho um colega que já tem salgados á alguns anos e ele usa o UV e não tem tido grandes problemas com ele.

A ideia não é usar o UV 24horas por dia, mas para ai 7 a 8 horas num dia.

 

É provável que não venha a comprar todos os peixes do mesmo lado, logo pode acontecer alguma coisa, o uv sempre ajudará digo eu...

Em relação á bomba de retorno é verdade ainda não vi isso... Vou á partida escolher uma bomba que seja capaz e em especial seja silenciosa, já que o aquário é para estar na sala de estar.

 

Em relação á SUMP, a mesma está incluída na criação do "projecto".

 

Será o aquário + móvel (com toda a parte de tubagens e parte eléctrica) + Sump dentro do móvel, com todas as separações e espaços para meter os equipamentos.

Essa parte já foi decidida e encontra-se já a ser realizada.

 

Agora é mesmo a parte do equipamento que eu ando a ver o que valerá mais a pena. :)

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

Este projecto não está parado!

 

Estive a fazer uma escolha bastante pensada de todo o material e acabei por não escolher nenhum do material que indiquei no primeiro tópico.

 

Tendo em conta que vou abrir um tópico para o projecto (visto todo o equipamento já ter sido escolhido), quero agradecer ás seguintes lojas e pessoas por toda a ajuda, empenho e profissionalismo.

 

Sem qualquer ordem de escolha ou preferência:

 

- Pedro Lena

- AquaHobby

- Nuno Melo

- Bubbles Shop

- Ricardo Oliveira

- Frederico "Frederico"

- Aqua-Eden/Ramirezi

 

Poderão acompanhar este projecto no seguinte link:

 

- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=181524

 

O Aquário "Infinity" será actualizado apenas e só nesse tópico.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

novidades

 

Boas!

O projecto continua aqui:

 

Poderão acompanhar este projecto no seguinte link:

 

- http://www.aquariofi...howtopic=181524

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais