Salgueiral Publicado Maio 17, 2011 Publicado Maio 17, 2011 Tenho um Aquario de 90L Comunitário, o meu filtro é um de canister, o Sera Bio 130 400l/h. Recentemente adquiri 2 Red Cherrys, um deles ainda juvenil, e já há 3 Semanas (+/-) que tenho 2 alevins de Guppy a sobreviver no comunitario. A meio da semana passada reparei que o alevino mais pequeno assim como o red cherry juvenil, tinham desaparecido. Calculei o pior... Mas ao fazer a TPA neste fim de semana, aproveitei para limpar o filtro, e encontrei tanto o alevino como o red vivos, em cima da lã de vidro... Recuperei-os, e fiz aquilo que já tinha lido por aqui, uma meia de vidro na cabeça do sugador do filtro, para impedir que volte a acontecer. Com este processo perdi a intensidade do filtro para menos de metade do habitual, e mesmo o retorno em cascata não está a produzir o oxigenio esperado, o que me deixa algo apreensivo... Alguém tem alguma técnica que me possa ajudar a contornar isto? Obrigado Um Abraço Citar
Hugo R. Silva Publicado: Maio 17, 2011 Publicado: Maio 17, 2011 Só a colocação da meia não ia diminuir para metade... Limpaste o filtro? pode estar a precisar de ser limpo. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Salgueiral Publicado: Maio 17, 2011 Autor Publicado: Maio 17, 2011 Substituí a lã de vidro por uma nova, lavei as ceramicas na agua da TPA assim com a esponja que está junto a lã de vidro... Não vejo o que possa estar em falta... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Maio 17, 2011 Publicado: Maio 17, 2011 Isso é filtro interno? Não terás colocado muita e de forma compacta lã branca? Para saberes se é da meia é fácil, retiras a meia e verificas logo.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Salgueiral Publicado: Maio 17, 2011 Autor Publicado: Maio 17, 2011 è filtro externo canister A lã só a substitui ontem, por isso estou certo de que não será isso, pois desde o fim de semana que está assim, quanto a tirar a meia para testar, é o que tenho de fazer, quando chegar a casa hoje... E se for da meia? já vos aconteceu? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Maio 17, 2011 Publicado: Maio 17, 2011 se é externo terás um crivo no lugar da meia podes colocar uma esponja. Não limpaste o rotor mas deve ser das mangueiras, mesmo parecendo que não as paredes das mangueiras ganham uma sujidade (nhanha) que ocupa as paredes laterais e retrai o fluxo da água, assim como os diabetes fazem nas nossas veias. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Salgueiral Publicado: Maio 17, 2011 Autor Publicado: Maio 17, 2011 Sim de facto as mangueiras estão bastante carregadas dessa nhanha que falas... Há algum método para limpar as mangueiras? Obrigado Citar
StorMGirL Publicado: Maio 17, 2011 Publicado: Maio 17, 2011 Acho que as mangueiras têm de ser compradas novas, se não estou em erro essa é a ùnica parte. . E tens que ver o tamanho delas pois não devem ser iguais, uma para o input outra para o output. Se não estou em erro. Citar Cumprimentos , Neuza Pereira
Salgueiral Publicado: Maio 17, 2011 Autor Publicado: Maio 17, 2011 O filtro é novo, tem cerca de 2 meses assim como as mangueiras... Se comprar novas, significa que tenho que comprar umas novas de 2 em 2 meses? Tem de haver outra forma mais sustentável... Citar
Patvieira Publicado: Maio 17, 2011 Publicado: Maio 17, 2011 Para limpar as mangueiras pode usar umas escovas de limpeza que se compram em qualquer loja de aquariofilia. Uma vez que os tubos podem ter até 1,5 metros, eu uso um arame a prender a escova para conseguir fazê-la passar pelos tubos de uma ponta à outra. E ficam como novos. Penso que os tubos tenham de ser trocados quando tiverem bastante tempo de uso e ficarem rígidos, mas numa limpeza normal basta lavar com es escovas. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Maio 17, 2011 Publicado: Maio 17, 2011 Não precisas de comprar as mangueiras, utilizas um escovilhão (existem à venda em lojas) e com algo comprido passas por dentro das mangueiras. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Salgueiral Publicado: Maio 17, 2011 Autor Publicado: Maio 17, 2011 Ok, assim parece-me bem:) Vou tentar apurar se de facto foi isso que causava a perda de potência, e vou aproveitar para tentar ver a hipotese da esponja no sugador, enquanto houver jovens alevinos e camarões pelo aquario, e adquirir um escovilhão para fazer essa manutenção:) Assim que tiver, resultados comunico:) Obrigado pela ajuda Citar
Pedro Rosa Publicado: Maio 20, 2011 Publicado: Maio 20, 2011 O filtro é novo, tem cerca de 2 meses assim como as mangueiras... Se comprar novas, significa que tenho que comprar umas novas de 2 em 2 meses? Tem de haver outra forma mais sustentável... Já te responderam como limpar, adianto-te só que as mangueiras duram anooooossss.... se forem limpas regularmente (eu limpo com 1 a 2 meses de intervalo, mas tenho dois filtros). Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Recommended Posts