Recommended Posts

Publicado:

Olá.

Geralmente, essas algas aparecem devido a excessos de Nitrato e/ou carências de Fosfato.

Lê mais aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788&view=findpost&p=494684

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Geralmente, essas algas aparecem devido a excessos de Nitrato e/ou carências de Fosfato.

Lê mais aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80788&view=findpost&p=494684

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá Luís,

Obrigado pelas dicas. Já estive a ler atentamente o Tópico que me indicaste e já aprendi umas coisas.

confesso que sou um pouco preguiçoso em termos de testes, mas antes de pedir mais ajuda pus mãos á obra e fiz os testes.

Eis os resultados:

PH: 5,0

Amonia:0,6

Nitritos: 0

Nitratos: entre 50 e 110 (muito alto tal como expectável)

Fosfatos: 0,1mg/l

GH: entre 20 e 40

KH: 10mg/litro

Ferro: 0

Os testes são da Nutrafin à excepção do PO4 e FE que são da SERA.

Para teres a máxima informação possivel, tenho 72w de luz para um aqua de 40 litros. CO2 uma bolha por segundo e um filtro externo.

O Aqua é apenas plantado com camarões RED cherry e Caridina Japonica e alguns ottocinclus.

Fazer TPA de grandes percentagens como dizes (80%) não é agressivo para os vivos?

Neste momento apenas faço fertilização diária com o Plant Nutrition Plus (com N e P) da Tropica de acordo com o indicado pelo fabricante.

Já percebi que posso estar a introduzir nitratos a mais num aqua que já os tem altos.

Por outro lado estou a introduzir correctamente P.

devo parar com esta fertilização?

Deverei comprar fertilizantes separados por exemplo da Seachem? Flourish Phosphate, Flourish Iron, etc?

Só para confirmar, o uso do EXCEL no meu aquário é imprescindivel para acabar com estas algas, de acordo com o que ja tenho?

Em Suma, de acordo com os sintomas que apresenta o meu aqua, de que forma deve ser tratado? :)

Desculpem as muitas duvidas ou até a burrice. Mas isto de quimicos não é nada fácil...

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Publicado:

Eu controlei as minhas BBA apenas com a introdução de 2 SAE (Siamese algae eater).

Não acabei com elas mas estão quase vestigiais já há mais de 1 mês.

Na altura também ponderei a utilização de Flourish Excel e até de H2O2 mas resolvi experimentar primeiro a solução mais natural e deu resultado!

Publicado:

Caramba, tens um KH muita baixo. É intencional?

Desligas o CO2 durante a noite? Deve dar umas variações de PH brutais.

Desculpa o aparte.

Publicado:

Caramba, tens um KH muita baixo. É intencional?

Desligas o CO2 durante a noite? Deve dar umas variações de PH brutais.

Desculpa o aparte.

Nada é intencional. :)

Apenas o sistema que me dá isto.

Desligo o CO2 quando desligo as luzes. Não devia?

Já li por aí que sim...

Obrigado,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Publicado:

Nada é intencional. :)

Apenas o sistema que me dá isto.

Desligo o CO2 quando desligo as luzes. Não devia?

Já li por aí que sim...

Obrigado,

Acho que devias sim.

O que digo é que o teu PH, deve variar do dia para a noite, entre os 5 e os 6.5, ou algo assim do genero.

Mas supostamente, essa variacao causada pelo CO2, não é problematica.