Recommended Posts

Publicado

Viva,

 

Antes de postar aqui, li praticamente todos os outros tópicos sobre doenças de bettas, mas como nenhum é 100% parecido ao que aqui se passa, decidi abrir mais um só por causa das tosses! =P

 

Tenho um Betta num aqua comunitário há uns bons 7 ou 8 meses, a temp desde o inicio que ronda os 27º e o Betta sempre se deu bem com o ambiente, o aqua deve ter uns 70l e o resto da fauna são neons (5) guppys (3) e 2 corys. De sábado para cá, o bicho começou a ficar com uma descoloração manhosa como podem ver na foto. O que mais me intriga é que ele continua altamente activo e a comer como sempre comeu, volta e meia faz as suas perseguições aos restantes peixes que lhe tentam comer a comida e vive como sempre o fez, no entanto estas manchas ou esta falta de cor (ainda não percebi bem) faz-me pensar que pode ser alguma doença que possa ser tratada já de inicio.

 

Fica a foto para que possam apreciar o sucedido e assim ter algumas opiniões antes de o separar deste comunitário e iniciar algum tipo de tratamento.

 

2011-05-16%2007.39.38.jpg

 

Obrigado desde já!

Publicado:

O que eu tenho vindo a reparar ao longo da minha experiencia com bettas é que estes mudam bastante de cor ao longo do tempo, no entanto essas manchas são realmente estranhas.

 

Tenta ver se há alteraçao a nivel das escamas, se estao levantadas e se se começa a notar o aparecimento de ulceras.

Em principio a temperatura a que ele está não há kalker problema.

 

Fica de olho no comportamento dele, na alimentação, na cor e textura das fezes e na qualidade das escamas.

 

Se alguma destas mudar, isola-o e tenta fazer tratamento com folha de amendoeira da india.

 

Boa sorte e vai dando noticias.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Obrigado, vou ficar atento a isso. Há um mês talvez, apareceu uma mancha pequenina a meio da cauda mas foi desaparecendo, agora está já no fim da cauda praticamente a desaparecer como dá para ver na foto. A alimentação sempre foi consistente e nunca deixou de comer e está 100% activo sem ter diminuído o tamanho nem das barbatanas nem do corpo.

 

Vou ficar de olho no evoluir e vou dando feedback para quem possa vir a ter este problema saber o que lhe espera =P

 

Obrigado mais uma vez pela dica!

Publicado:

Aconselho talvez a separares esse betta e a iniciares tratamento com esha2000 e vê o se "andamento"

 

Fora isso podes te registar em www.bettaportugal.com e terás todo o apoio e ajuda necessário para o curares ;)

Cumprimentos

Publicado:

Viva, segue um update.

 

Tinha um ligeiro feeling que o problema podia ser da Artémia congelada, pois foi logo a seguir a ter posto um cubo que as manchas apareceram. Durante esta semana deixei de dar como complemento a artémia e passei só a alimentar com a comida "habitual" para bettas. As cores voltaram ao normal e já não tem qualquer vestígio branco.

 

Solução: Artémia para o lixo! =D suspeito que a artémia deve ter sido descongelada e re-congelada o que pode ter estragado ou ter adulterado as suas propriedades.

 

Desde já obrigado pelas vossas respostas e ajuda neste processo.

Publicado:

Viva,

 

Segue uma foto (um bocado desfocada) tirada hoje após 10 dias da abertura do post.

O Betta recuperou a cor azul a 100% e nem dá para perceber que em tempos teve meio corpo todo branco como podem ver na primeira foto.

 

A minha solução para já foi deitar a artémia fora e vou ver se hoje compro uma nova, continuo a suspeitar pelo formato dos cubos, que a artémia foi descongelada e voltou a ser congelada, o que pode ter dado cabo do alimento.

 

2011-05-27 08.05.29.jpg

 

Desde já obrigado pela ajuda e pelas dicas que foram dadas ao longo do post, assim vale a pena =D

 

Obrigado!

Publicado:

:thumbup3: ainda bem que acabou em bem !

Já agora esclarece só este ponto sff: não chegaste a utilizar nenhum tratamento ?

 

Estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros .

cumpr.

antónio

Publicado:

Viva,

Efectivamente não utilizei nenhum medicamento. O que achei estranho foi ser somente o betta a sofrer com a artemia e os restantes peixes não terem qualquer alteração pelo menos a nível físico. Mas como em tudo na vida, cada caso é um caso. Este resolveu-se na parte da alimentação

 

abraço e obrigado uma vez mais