joaorui5 Publicado Maio 13, 2011 Publicado Maio 13, 2011 (editado) Olá Alguns de vocês já conhecem o meu lago e os que não conhecem vão ficar a conhecer. Decidi construir uma nova mini cascata com ribeiro para aproveitar a água que sai da bomba que alimenta o skimer, como a cascata que tenho não está virada de frente para a zona de estar do exterior da casa "deck de madeira", esta nova cascata vai ficar de frente para o deck de modo a que quando eu ou alguém estiver cá fora possa ver a cascata/corredoura de frente, e assim o impacto visual ser maior. Bem como uma imagem vale mais do que mil palavras vou passar ás fotos, vou tentar ir explicando todo o processo de construção o melhor que puder, se alguém tiver alguma duvida ou sugestão já sabe, é só dizer. Cumprimentos para todos Jana O meu lago A vista que tenho do deck, como se pode ver a cascata não fica de frente....já serve de desculpa para fazer outra... O sitio onde pretendo fazer a nova cascata A água que sai do skimer e que vou aproveitar para a nova cascata O skimer, nem se dá por ele Alguns dos meus meninos A vista para o deck da zona onde vai ficar a cascata Algumas das pedras que vou usar O material necessário, espuma de poliuretano, pistola para aplicar a espuma, tinta marcadora, luvas, sachola/enxada, carrinho de mão, régua de nivel, algo para cortar o gramado e uma pá, se arranjarem uma pá que já traga um homem numa das pontas é bem melhor, facilita muito o trabalho... Marcação do local, já fica muito próximo do resultado final Cortar e retirar a relva, resolvi cortar a relva para ganhar alguma profundidade uma vêz que o desnivel do ribeiro vai ser muito pequeno, 2 ou 3% (2 ou 3cm de desnivel por cada metro de ribeiro) Colocação das pedras, escolhendo pedras achatadas para a zona mais próxima para não obstruir a visão do ribeiro Colocação de uma manta de geotextil, resolvi colocar esta manta por baixo da terra para evitar que a terra saia pelos intervalos das pedras. Enchimento com terra A terra tem de ser bem conpactada, usei uma escora de ferro para compactar a terra. Esta pedra vai ser a pedra que servirá para fazer a cascata, está colocada na terra para marcar a sua forma e abrir o respectivo buraco, depois vai sair e voltará a ser colocada por cima do liner/lona O liner já no sitio, se repararem lá está a pedra que vai servir para a cascata. Ainda falta cortar o liner O liner já cortado Abertura de um rasgo para enterrar o tubo que leva a água para a cascata Novas fotos de 14/05/2011 O tubo da água já colocado no sitio A terra por cima do Geotextil, já com a inclinação final, faltando apenas alisar. O liner já colocado por cima da terra no sitio definitivo Um teste com água para ver como estão as coisas e confirmar que não há fugas Um grande plano do liner com algumas das pedras já no seu lugar, o liner fica com uma pequena dobra para cima a fim de evitar fugas de água. Mais algumas pedras no seu local definitivo As margens estão quase prontas Parece mentira mas em pouco menos de duas manhãs e já está quase pronto, e o ritmo de trabalho tem sido bem lento... Claro que o planeamento demorou muito mais do que isso. Novas fotos de 15/05/2011 A pedra rolada (godo), para fazer o enchimento e tapar a tela/liner. Colagem das pedras do exterior com a espuma de poliuretano, as do interior da corredoura/ribeiro tambem vão ser coladas A pequena cascata já quase completa Editado Maio 16, 2011 por joaorui5
gardenkoi Publicado: Maio 14, 2011 Publicado: Maio 14, 2011 Olá. Parabens pelo teu trabalho. Com essa cascata extra vais criar um aspecto mais bonito ao teu já, bonito lago. Tem atenção ao caudal que alimenta a cascata, parece-me ser demasiado mas, as fotos podem enganar. Normalmente 90% das fugas de água em lagos é da responsabilidade das cascatas. Uma pergunta. Que filtragem é que tens no lago? lagofilia ecossistemas.
joaorui5 Publicado: Maio 14, 2011 Autor Publicado: Maio 14, 2011 (editado) Olá Gardenkoy Podes ter razão em relação ao caudal, mas já tenho instalado um passador para o regular, tenho ainda de comprar um "T", porque quero pôr uma parte da água a deitar directamente para o lago e aí o passador vai ficar nessa saida, em relação á filtragem é um filtro pressurisado para 30.000 Litros " sem peixes" com uma UV de 24W, devo-te dizer que estou surpreendido com o bem que ele se tem portado principalmente tendo em conta que é o mais barato que encontrei com esta dimensão. aqui está ele http://cgi.ebay.co.uk/PRESSURE-FILTER-30000-KOI-FISH-POND-EASY-CLEAN-24W-UVC-/170640419036?pt=UK_HomeGarden_Garden_PondsWaterFeatures_UK&hash=item27baf628dc Além disso tenho um saco de argila expandida dentro da caixa da cascata e uma esponja para auxiliar a filtragem. Cumprimentos Jana Editado Maio 14, 2011 por joaorui5
Recommended Posts