Colisa doente?

tiaguezas

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

tenho uma fêmea de colisa com um comportamento estranhíssimo: mantém-se pelo fundo do aquário sem grande actividade e quando nada, fá-lo "meio" de lado, nao na diagonal mas o corpo apresenta sim uma ligeira curvatura para a direita...tipo banana! Comprei o casal no sábado e notei este comportamento quando cheguei a casa ontem do trabalho... O aquário é recente mas apesar disso, todos os outros peixes parecem vivos e de saúde!

Ajuda?

Partilhar nas redes sociais

• 6 meses depois...

Boas!

Estava a navegar pelo forum em busca de uma dica, porque no comunitário cá de casa aconteceu exactamente a mesma coisa... Depois dessa experiência em Maio, deu para chegar a alguma conclusão? No nosso aquário eram 4 colisas e passaram a 2 e as que morreram tiveram comportamentos semelhantes. Será demasiado oxigénio "dissolvido" na água? Será por ser num comunitário? Velhice?...

Aceitam-se dicas, para ver se as 2 que ficaram se aguentam por cá mais tempo...

• 4 semanas depois...

Boas Mário, a minha colisa acabou por morrer e infelizmente (como n obtive qq feedback neste tópico, ou noutro) fiquei sem saber a causa. Contudo, após ter pesquisado, cheguei à conclusão que as colisas são peixes extremamentes sensíveis e uma vez que foram dos primeiros peixes a inserir no aquário, deduzo que tenha sido por falta de maturidade do mesmo... provalvemente ainda não tinha as colónias de bactérias necessárias à estabilidade do aquário. Entretanto optei por não adquirir mais colisas e os restantes peixes continuam vivos e de saúde. Tive apenas uma baixa recente de um escalar, que penso ter sido derivada a uma súbita e inexplicada subida do PH. Tenho essa questão exposta num outro tópico deste fórum. Abraço!