Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Tenho um aqua comunitario com 100x40x50, mas a iluminação é realmente fraca.

Comprei-o usado e com ele trazia uma calha tipo as da Aquatlantis que estava avariada.

Retirei-a e agora tenho uma Aquapor manifestamente insuficiente.

Pesquisei aqui no forum algumas transformações e encontrei o seguinte tópico, e é realmente isto que preciso fazer, mas com lampadas T5.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73088

O meu problema é o seguinte, e é aqui que peço a vossa ajuda.

Tenho cá por casa um balastro electronico 2x58 TLD. Será que o posso usar com lampadas T5?

Obrigado pela ajuda, desde já!

Publicado:

Boas

As lâmpadas T5 com os valores mais próximos da saída do balastro, são de 54 Watts e têm 114,9cm de comprimento. Se couberem dentro da calha, a diferença de 4 Watts não é significativa.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Não sei porquê, talvez por ter lido em algum lado (claro que a informação que se encontra na net nem sempre é a mais correcta) mas tinha a ideia que o balastro electronico aceitaria qualquer lâmpada até ao máximo daquela potencia.

Ou seja, pensei que com o balastro 2x58w poderia colocar qualquer lampada desde que cada uma delas não tivesse potencia superior a 58w.

Por isso nem pus esse problema. A minha dúvida era se este balastro TLD aceitaria T5 sem problemas quer de durabilidade quer de eficácia da lampada.

Pela tua resposta penso que não haverá problema quanto a isso.

As T5 de 54w têm os tais 114,9cm que falaste, e neste caso não dá para a minha calha.

No entanto se for as T5 L8 de 54w já falamos em 1,047cm, o que se der é mesmo à justa. Mais os casquilhos, e se calhar já não dá...

A minha ideia inicial era colocar umas T5 L8 de 45w, visto que têm a medida das originais T8 de 30w, os 89,5cm.

Com esta diferença de 13w achas que não é aconselhável?

Obrigado mais uma vez ;)

Publicado:

Boas

Alguém me pode elucidar sobre esta dúvida?

Preciso resolver o problema de iluminação rapidamente...

Obrigado

Publicado:

Boas

Funcionar funcionam, mas possivelmente menos tempo que o anunciado pelo fabricante. É a mesma coisa que se fizeres "overclocking" a um PC. Dura menos...

Podes é ver se o balastro só dá mesmo para 2x58Watts, ou pode ir até 2x58Watts! Há balastros electrónicos que funcionam com várias potências de saída.

Esses 13 Watts de diferença ainda é um pouco. Eu não arriscava.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Obrigado David

Então assim sendo, mais vale estar quieto! ;)

Guardo estes balastros para o outro aqua que irei montar que já tem 120x40x40, e faço as coisas como deve ser, e instalo aí as lampadas de 54w.

Obrigado pelo esclarecimento, e quando hover novidades vou postar o meu aqua aqui no forum para verem e darem as vossas opiniões.

;)