miguel antunes Publicado Outubro 24, 2003 Share Publicado Outubro 24, 2003 Oi... Gostaria de ver esclarecida uma duvida.. As tradicionais colunas de bolhas O2 provenientes de bombas de ar são benéficas ou prejudiciais para as nossas plantinhas? E a movimentação de água na superficie é benéfica ou prejudicial para as plantas? Obrigado, Miguel Antunes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HugoFerreira Publicado: Outubro 24, 2003 Share Publicado: Outubro 24, 2003 Regra geral: - tudo que provoque o escapamento de CO2 da agua, é mau para as plantas. Conclusão: - sim, a nao ser em casos raros, como exemplo falta de oxigenio na agua. Cumprimentos, Hugo Ferreira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel antunes Publicado: Outubro 24, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 24, 2003 Oi... Que outras coisas poderão provocar a eliminação de CO2? Obrigado, Miguel Antunes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 24, 2003 Share Publicado: Outubro 24, 2003 atenção tudo o que faça agitar a superficie fará reduzir o nivel de CO2 se e só se existir injecção de CO2! Caso contrário toda a agitação é bem vinda (aumenta o CO2). O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
HugoFerreira Publicado: Outubro 24, 2003 Share Publicado: Outubro 24, 2003 Desculpa, mas não concordo com isso... Mesmo sem haver injecção de CO2, todo o produzido pelos peixes escapara para o ar se houver agitação excessiva. Cumprimentos, Hugo Ferreira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 25, 2003 Share Publicado: Outubro 25, 2003 Concordo com o Hugo: o CO2 no ar não é em quantidade suficiente para se difundir com a agua por isso agitação da superficie só vai trazer escoamento de Co2 e nunca ou muito muito pouca introdução na H2O. Miguel: para menteres CO2 no aquario tens de ter uma boa população de peixes ( nunca ultrapasses o aconselhado ), retira tudas pedras difusoras de O2 e coloca os filtros de modo a não movimentar a superficie. Coloca também uma tampa emerticamente fechada no aquario para que se o CO2 se escapar fique retido entre a H2O e a tampa... assim pode sempre voltar a entrar na H2O Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Leite Publicado: Outubro 26, 2003 Share Publicado: Outubro 26, 2003 Miguel: para menteres CO2 no aquario tens de ter uma boa população de peixes ( nunca ultrapasses o aconselhado ), retira tudas pedras difusoras de O2 e coloca os filtros de modo a não movimentar a superficie. Coloca também uma tampa emerticamente fechada no aquario para que se o CO2 se escapar fique retido entre a H2O e a tampa... assim pode sempre voltar a entrar na H2O Olá Nuno. Embora as plantas sejam boas oxigeneradoras não concordo com esse método que descreves-te pois se retirares a bomba de O2, não movimentares a àgua a superficie e tendo uma boa população de peixes isso irá provocar uma descida acentuada de 02 na àgua que irá incomodar os peixes além de descer o ph. Só concordo com o método se o aquario for só plantado pois os peixes não se irão sentir bem... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 26, 2003 Share Publicado: Outubro 26, 2003 Desculpa, mas não concordo com isso... Mesmo sem haver injecção de CO2, todo o produzido pelos peixes escapara para o ar se houver agitação excessiva. Concordo com o Hugo: o CO2 no ar não é em quantidade suficiente para se difundir com a agua por isso agitação da superficie só vai trazer escoamento de Co2 e nunca ou muito muito pouca introdução na H2O. . Não? vou tentar explicar, porque disse o que disse, depois retirem as conclusões que quiserem... não são obrigados a concordar! Sabem o que a movimentação da água faz (à superfície) ? apenas e apenas coloca a água em equilibrio com a atmosfera! O que é que isso quer dizer? (já me estou a repetir falei neste assunto há uns tempos...) que coloca o CO2, O2 e outros gases em equilibrio com a atmosfera, como a atmosfera não tem muito CO2, esse equilibrio com o CO2 da atmosfera dará valores baixos de CO2 na água, mas não tão baixos como julgam... Se tiveres muitas plantas, ou poucos peixes (mesmo com muitos peixes), e nenhuma movimentação, os desgraçados dos peixes não conseguirão produzir CO2 suficiente nem sequer para atingir o tal ponto de equilibrio (as plantas consomem logo o pouco que existe de CO2, e basta uma ligeira movimentação para introduzir grandes quantidades de CO2 se este estiver abaixo do ponto de equilibrio). Portanto nestas condições irás ter valores mais baixos que o que terias com boa agitação superficial... Coloca também uma tampa emerticamente fechada no aquario para que se o CO2 se escapar fique retido entre a H2O e a tampa... assim pode sempre voltar a entrar na H2O Aqui estás a entrar em contradição... se não existir turbulência esse CO2 entre a tampa e a água não irá ser introduzido na água! Aliás nessas condições a atmosfera entre a tampa e a água será bem diferente da normal (com altos valores de CO2). Assim, o tal ponto de equilibrio será bem alto no que diz respeito a niveis de CO2 (isto se não existir bombas de ar a injectar novo ar para dentro do aquário). Se usarmos a tal turbulência para promover o ponto de equilibrio, teremos numa situação destas uma boa solução...(Turbulência numa atmosfera saturada de CO2). Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 26, 2003 Share Publicado: Outubro 26, 2003 Olá Nuno. Embora as plantas sejam boas oxigeneradoras não concordo com esse método que descreves-te pois se retirares a bomba de O2, não movimentares a àgua a superficie e tendo uma boa população de peixes isso irá provocar uma descida acentuada de 02 na àgua que irá incomodar os peixes além de descer o ph. Só concordo com o método se o aquario for só plantado pois os peixes não se irão sentir bem... isso será verdade se tiver pouca massa vegetal... eu posso confirmar que uso o sistema de: pouca agitação de "dia" muitas agitação de "noite", e tenho valores de saturação de O2 só com as plantas (estas ultrapassam o ponto de equilibrio que falei na minha anterior resposta), claro só durante o "dia". Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 26, 2003 Share Publicado: Outubro 26, 2003 Oranda: como o victor disse isso só se aplica se o aquario tiver pouca massa vegetal... um aquario modestamente plantado com boa população não corre esse risco. é aminha modesta opinião Victor: o que dizes sobre o CO2 é verdade mas se se aplicar a um aquario estilo holandes como os teus ( lindíssimos ) mas se estivermos a falar de um aquario modesto em relação a plantas estas não conseguirão consumir todo o CO2 dos peixes logo para manter o equilibrio com a atmosfera o CO2 sai da agua... por isso recomendo que a superficie não seja muito agitada. A tampa eu aconselho porque mesmo com pouca agitação sai sempre algum Co2 que se vai acumulando no espaço entre a agua e a tampa. A medida que este vai aumentando vai também entrando na água para restabelecer o equilibrio. Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 26, 2003 Share Publicado: Outubro 26, 2003 Nuno, concordo contigo, nem sempre há uma única verdade na aquariofilia! queria adicionar uma coisa, num aquário "muitissimo" plantado é necessário que haja agitação superficial de noite, as plantas nessa altura só respiram e não fazem fotossintese, logo os niveis de oxigénio podem descer a níveis perigosos... Recomendo a quem tem demasiadas plantas a manter mais turbulencia superficial de "noite"... não gosto de tabelar o meu aquário como tendo um estilo X, não sigo necessariamente o estilo holandês, nalgumas zonas do aquário eu gosto de variar e usar outros elementos: Por exemplo num aquário estilo holandês ninguém cria zonas de penumbra para dar sombra para os discos, na tentativa também de criar flores de lotus... nem o amano faz tal coisa... se quiserem rotular o meu aquário como um de estilo holandês, não me importo de qualquer maneira... :D Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Silva Publicado: Outubro 27, 2003 Share Publicado: Outubro 27, 2003 Concordo plenamente ctg! O meu aquario não é muito plantado mas a adição de CO2 continua pela noite dentro ( sistema DIY ) por isso uso esse truque para oxigenar mais a agua de modo a que os peixes e as plantas não sofram! Os teus aquarios são muito plantadose era isso a que me referia. Se seguem estritamente os padroes holandeses isso não interessa. O que interessa é o resultado final e que no teu caso é fantastico ( gosto mesmo daquele que esta no site aquariofilia em portugues ) Um abraço! Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Queiroga Publicado: Outubro 27, 2003 Share Publicado: Outubro 27, 2003 Olá. pessoal Só uma coisa: não falem em bombas de O2, mas em bombas de ar (CO2, O2 ...) ou seja, o seu efeito é idêntico à agitação superficial. Abrçs Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Outubro 28, 2003 Share Publicado: Outubro 28, 2003 Boas, Só uma coisa: não falem em bombas de O2, mas em bombas de ar (CO2, O2 ...) ou seja, o seu efeito é idêntico à agitação superficial. Exacto. Se tal como dizem é benefico haver agitação na superficie em aquarios densamente plantados para equilibrar a % de O2 e CO2 tal como existe na atmosfera, então esse equilibrio é melhor conseguido se utilizar-mos bombas de ar . Neste caso as bombas de ar serão benéficas para as plantas, ao contrário do que se costuma dizer. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 28, 2003 Share Publicado: Outubro 28, 2003 prefiro power-head... fazem menos barulho e o efeito é o mesmo... LUIS QUEIROGA tens uma mensagem privada! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Outubro 28, 2003 Share Publicado: Outubro 28, 2003 Concordo plenamente ctg! O meu aquario não é muito plantado mas a adição de CO2 continua pela noite dentro ( sistema DIY ) por isso uso esse truque para oxigenar mais a agua de modo a que os peixes e as plantas não sofram! Os teus aquarios são muito plantadose era isso a que me referia. Se seguem estritamente os padroes holandeses isso não interessa. O que interessa é o resultado final e que no teu caso é fantastico ( gosto mesmo daquele que esta no site aquariofilia em portugues ) Nuno obrigado! mas queria referir (se calhar já sabes) que o CO2 não retira espaço ao O2... Ter muito CO2 não implica pouco O2, a água não é uma gaveta que se enche de CO2 e já não se pode encher com O2... É pouco intuitivo eu sei...mas é a realidade. Para facilitar a compreensão, vou usar uma analógia: Imaginem que existem gavetas para o CO2 e para o O2, gavetas diferentes, todas no armário que é a água... só podemos colocar o CO2 nas gavetas do CO2, o mesmo para o O2 (só nas gavetas do O2), assim uma substância não retira o espaço à outra... São independentes! Este espaço nas gavetas é "variável", depende da temperatura e de outros factores, assim o tal equilibrio gasoso entre a atmosfera e a água também terá de variar. O aumento do CO2 pode no entanto matar os peixes, quer por descida do pH, quer por sufocação, se colocarmos o nivel de CO2 acima do nivel de CO2 na corrente sanguínea dos peixes, o processo de osmose (processado nas guelras), não se verifica e o CO2 não sai do sangue dos peixes, logo não há espaço para o O2 e os peixes sufocam! (no sangue CO2 e O2 ocupam o mesmo espaço, ao contrário da água) Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts