Recommended Posts

Publicado

Oi...

Gostaria de ver esclarecida uma duvida..

As tradicionais colunas de bolhas O2 provenientes de bombas de ar são benéficas ou prejudiciais para as nossas plantinhas?

E a movimentação de água na superficie é benéfica ou prejudicial para as plantas?

Obrigado,

Miguel Antunes

Publicado:

Regra geral:

- tudo que provoque o escapamento de CO2 da agua, é mau para as plantas.

Conclusão:

- sim, a nao ser em casos raros, como exemplo falta de oxigenio na agua.

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

Desculpa, mas não concordo com isso...

Mesmo sem haver injecção de CO2, todo o produzido pelos peixes escapara para o ar se houver agitação excessiva.

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

Concordo com o Hugo: o CO2 no ar não é em quantidade suficiente para se difundir com a agua por isso agitação da superficie só vai trazer escoamento de Co2 e nunca ou muito muito pouca introdução na H2O.

Miguel: para menteres CO2 no aquario tens de ter uma boa população de peixes ( nunca ultrapasses o aconselhado ), retira tudas pedras difusoras de O2 e coloca os filtros de modo a não movimentar a superficie. Coloca também uma tampa emerticamente fechada no aquario para que se o CO2 se escapar fique retido entre a H2O e a tampa... assim pode sempre voltar a entrar na H2O

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:
Miguel: para menteres CO2 no aquario tens de ter uma boa população de peixes ( nunca ultrapasses o aconselhado ), retira tudas pedras difusoras de O2 e coloca os filtros de modo a não movimentar a superficie. Coloca também uma tampa emerticamente fechada no aquario para que se o CO2 se escapar fique retido entre a H2O e a tampa... assim pode sempre voltar a entrar na H2O

Olá Nuno. Embora as plantas sejam boas oxigeneradoras não concordo com esse método que descreves-te pois se retirares a bomba de O2, não movimentares a àgua a superficie e tendo uma boa população de peixes isso irá provocar uma descida acentuada de 02 na àgua que irá incomodar os peixes além de descer o ph. Só concordo com o método se o aquario for só plantado pois os peixes não se irão sentir bem...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Publicado:
Desculpa, mas não concordo com isso...  

Mesmo sem haver injecção de CO2, todo o produzido pelos peixes escapara para o ar se houver agitação excessiva.

Concordo com o Hugo: o CO2 no ar não é em quantidade suficiente para se difundir com a agua por isso agitação da superficie só vai trazer escoamento de Co2 e nunca ou muito muito pouca introdução na H2O. .

Não?

vou tentar explicar, porque disse o que disse, depois retirem as conclusões que quiserem...

não são obrigados a concordar!

Sabem o que a movimentação da água faz (à superfície) ?

apenas e apenas coloca a água em equilibrio com a atmosfera!

O que é que isso quer dizer?

(já me estou a repetir falei neste assunto há uns tempos...)

que coloca o CO2, O2 e outros gases em equilibrio com a atmosfera, como a atmosfera não tem muito CO2, esse equilibrio com o CO2 da atmosfera dará valores baixos de CO2 na água, mas não tão baixos como julgam...

Se tiveres muitas plantas, ou poucos peixes (mesmo com muitos peixes), e nenhuma movimentação, os desgraçados dos peixes não conseguirão produzir CO2 suficiente nem sequer para atingir o tal ponto de equilibrio (as plantas consomem logo o pouco que existe de CO2, e basta uma ligeira movimentação para introduzir grandes quantidades de CO2 se este estiver abaixo do ponto de equilibrio).

Portanto nestas condições irás ter valores mais baixos que o que terias com boa agitação superficial...

Coloca também uma tampa emerticamente fechada no aquario para que se o CO2 se escapar fique retido entre a H2O e a tampa... assim pode sempre voltar a entrar na H2O

Aqui estás a entrar em contradição...

se não existir turbulência esse CO2 entre a tampa e a água não irá ser introduzido na água!

Aliás nessas condições a atmosfera entre a tampa e a água será bem diferente da normal (com altos valores de CO2). Assim, o tal ponto de equilibrio será bem alto no que diz respeito a niveis de CO2

(isto se não existir bombas de ar a injectar novo ar para dentro do aquário).

Se usarmos a tal turbulência para promover o ponto de equilibrio, teremos numa situação destas uma boa solução...(Turbulência numa atmosfera saturada de CO2).

Abraços!

Publicado:
Olá Nuno. Embora as plantas sejam boas oxigeneradoras não concordo com esse método que descreves-te pois se retirares a bomba de O2, não movimentares a àgua a superficie e tendo uma boa população de peixes isso irá provocar uma descida acentuada de 02 na àgua que irá incomodar os peixes além de descer o ph. Só concordo com o método se o aquario for só plantado pois os peixes não se irão sentir bem...

isso será verdade se tiver pouca massa vegetal...

eu posso confirmar que uso o sistema de:

pouca agitação de "dia" muitas agitação de "noite", e tenho valores de saturação de O2 só com as plantas (estas ultrapassam o ponto de equilibrio que falei na minha anterior resposta), claro só durante o "dia".

Abraços!

Publicado:

Oranda: como o victor disse isso só se aplica se o aquario tiver pouca massa vegetal... um aquario modestamente plantado com boa população não corre esse risco. é aminha modesta opinião

Victor: o que dizes sobre o CO2 é verdade mas se se aplicar a um aquario estilo holandes como os teus ( lindíssimos ) mas se estivermos a falar de um aquario modesto em relação a plantas estas não conseguirão consumir todo o CO2 dos peixes logo para manter o equilibrio com a atmosfera o CO2 sai da agua... por isso recomendo que a superficie não seja muito agitada. A tampa eu aconselho porque mesmo com pouca agitação sai sempre algum Co2 que se vai acumulando no espaço entre a agua e a tampa. A medida que este vai aumentando vai também entrando na água para restabelecer o equilibrio.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Nuno, concordo contigo, nem sempre há uma única verdade na aquariofilia!

queria adicionar uma coisa, num aquário "muitissimo" plantado é necessário que haja agitação superficial de noite, as plantas nessa altura só respiram e não fazem fotossintese, logo os niveis de oxigénio podem descer a níveis perigosos...

Recomendo a quem tem demasiadas plantas a manter mais turbulencia superficial de "noite"...

não gosto de tabelar o meu aquário como tendo um estilo X, não sigo necessariamente o estilo holandês, nalgumas zonas do aquário eu gosto de variar e usar outros elementos:

Por exemplo num aquário estilo holandês ninguém cria zonas de penumbra para dar sombra para os discos, na tentativa também de criar flores de lotus...

nem o amano faz tal coisa...

se quiserem rotular o meu aquário como um de estilo holandês, não me importo de qualquer maneira...

:D

Abraços!

Publicado:

Concordo plenamente ctg! O meu aquario não é muito plantado mas a adição de CO2 continua pela noite dentro ( sistema DIY ) por isso uso esse truque para oxigenar mais a agua de modo a que os peixes e as plantas não sofram!

Os teus aquarios são muito plantadose era isso a que me referia. Se seguem estritamente os padroes holandeses isso não interessa. O que interessa é o resultado final e que no teu caso é fantastico ( gosto mesmo daquele que esta no site aquariofilia em portugues )

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Olá. pessoal

Só uma coisa: não falem em bombas de O2, mas em bombas de ar (CO2, O2 ...) ou seja, o seu efeito é idêntico à agitação superficial.

Abrçs

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Boas,

Só uma coisa: não falem em bombas de O2, mas em bombas de ar (CO2, O2 ...) ou seja, o seu efeito é idêntico à agitação superficial.

Exacto.

Se tal como dizem é benefico haver agitação na superficie em aquarios densamente plantados para equilibrar a % de O2 e CO2 tal como existe na atmosfera, então esse equilibrio é melhor conseguido se utilizar-mos bombas de ar .

Neste caso as bombas de ar serão benéficas para as plantas, ao contrário do que se costuma dizer.

Publicado:
Concordo plenamente ctg! O meu aquario não é muito plantado mas a adição de CO2 continua pela noite dentro ( sistema DIY ) por isso uso esse truque para oxigenar mais a agua de modo a que os peixes e as plantas não sofram!

Os teus aquarios são muito plantadose era isso a que me referia. Se seguem estritamente os padroes holandeses isso não interessa. O que interessa é o resultado final e que no teu caso é fantastico ( gosto mesmo daquele que esta no site aquariofilia em portugues )

Nuno obrigado!

mas queria referir (se calhar já sabes) que o CO2 não retira espaço ao O2...

Ter muito CO2 não implica pouco O2, a água não é uma gaveta que se enche de CO2 e já não se pode encher com O2...

É pouco intuitivo eu sei...mas é a realidade.

Para facilitar a compreensão, vou usar uma analógia:

Imaginem que existem gavetas para o CO2 e para o O2, gavetas diferentes, todas no armário que é a água...

só podemos colocar o CO2 nas gavetas do CO2, o mesmo para o O2 (só nas gavetas do O2), assim uma substância não retira o espaço à outra...

São independentes!

Este espaço nas gavetas é "variável", depende da temperatura e de outros factores, assim o tal equilibrio gasoso entre a atmosfera e a água também terá de variar.

O aumento do CO2 pode no entanto matar os peixes, quer por descida do pH, quer por sufocação, se colocarmos o nivel de CO2 acima do nivel de CO2 na corrente sanguínea dos peixes, o processo de osmose (processado nas guelras), não se verifica e o CO2 não sai do sangue dos peixes, logo não há espaço para o O2 e os peixes sufocam!

(no sangue CO2 e O2 ocupam o mesmo espaço, ao contrário da água)

Abraços!